O que acontece em seu corpo quando você engole chiclete?

Por descuido, por causa do cochilo inesperado ou mesmo devido ao um susto. Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, engole chiclete por algum motivo bobo. Mas, será que esse tipo de acidente realmente pode ser nocivo para sua saúde?

E, melhor ainda: será que quando você engole chiclete ele fica em seu estômago por 7 longos anos? Será que, como sua mãe vivia dizendo, o chiclete realmente pode ficar “grudado nas tripas”?

Para ajudar você a se livrar de seus “fantasmas da infância” e permitir que você durma tranquilo mesmo naquele dia fatídico em que você engole chiclete, fizemos uma pesquisa na internet atrás de respostas racionais para essas perguntas. E, só para adiantar, a boa notícia é que não tem nada preso em seus intestinos há quase uma década, ok?

3

Segundo o site Business Insider, embora os seres humanos não consigam digerir completamente as gomas de mascar, a verdade é que toda essa história de que seu organismo não consegue se livrar delas são todas grandes mitos sobre a saúde e, muito provavelmente, um blefe dos seus pais para evitar que você mascasse tanto chiclete.

Basicamente, o que acontece quando você engole chiclete, intencionalmente ou não; é a mesma coisa que aconteceria na digestão de qualquer alimento. Abaixo mostramos exatamente o que acontece esse processo.

Veja o que acontece quando você engole chiclete:

1. Mastigação

4

O chiclete é feito de um tipo de borracha usada em pneus e bolas de basquete e, por isso, nosso organismo não consegue digeri-lo completamente. Mesmo assim, o processo digestória começa na boca, quando tentamos reduzir o alimento ou a goma de mascar em pedacinhos ou em uma pasta, por meio dos dentes.

Além disso, a saliva que produzimos com maior abundância durante este processo começa a absorver os nutrientes da goma de mascar (ou a tentar). É nessa fase que absorvemos as substâncias doces do chiclete.

2. Suco gástrico

1

Agora sim é a parte sobre quando você engole chiclete. Isso porque, quando ele está dentro de seu estômago, o suco gástrico e as enzimas presentes nesse ambiente entram em ação na tentativa de transformar a “massa” que você acabou de engolir e tirar dela algo bom para o seu corpo. Mas, no caso da goma de mascar não há muito o que o corpo possa fazer e ela passa ilesa para a próxima etapa.

3. Intestino

6

É no intestino que o organismo tenta retirar, pela última vez, algum tipo de proveito do que foi ingerido. Mas, quando engole chiclete, de algumas sementes, folhas e até mesmo do milho; essa etapa é praticamente inútil (tanto quanto as outras) e a goma segue seu caminho praticamente intacta.

A boa notícia é que o chiclete não gruda em nada, bebê! Os movimentos de seu intestino, chamados de movimentos peristálticos, empurram o que sobrou da goma para o final do seu sistema digestivo junto com tudo aquilo que precisa ser descartado pelo o corpo. E, depois de um tempo (um tempo bem variável, devido ao metabolismo de cada pessoa), você acaba se livrando do chiclete que engoliu na privada.

5

Mistério resolvido?

Mas, calma, o chiclete nem sempre é tão “inocente” assim. Se quiser descobrir porquê, leia também: 7 coisas bobas que podem matar você e você nem desconfiava.

Fonte: Business Insider, Mega Curioso