O que acontece quando se coloca moedas de cobre sobre o notebook?

Quando o notebook, e qualquer outro computador, está trabalhando há muito tempo e sob alta demanda, o aumento de temperatura do dispositivo é inevitável. A forma mais conhecida para dissipar este calor extra é usando um cooler, mas, segundo a internet, algumas pilhas de moedas de cobre podem resolver seu problema de uma forma muito mais barata.

Quem divulgou essa nova possibilidade de controlar e combater o aumento de temperatura do notebook com moedas de cobre foi o japonês Akinori Suzuki, um usuário de MacBook Pro. Há alguns dias ele publicou no Twitter a experiência que realizou usando moedas de 10 yen, que possuem grande quantidade de cobre na composição; e a internet foi à loucura com essa possibilidade.

Segundo Suzuki, as pilhas de moedas de cobre distribuídas sobre a parte do notebook que mais esquenta permitiu que o calor se dissipasse e a máquina funcionasse melhor. Interessante, não?

Moedas de cobre e a ciência

E, embora tudo isso pareça uma grande simpatia, a reação provocadas pelas moedas tem explicação científica. Conforme especialistas, isso acontece porque o cobre é um ótimo condutor termoelétrico, o que garante a absorção de calor da superfície em que estiver em contato, pelo menos enquanto estiver mais frio que o objeto que precisa ser resfriado.

1

Quando as moedas estão empilhadas e se aquecem, elas proporcionam um aumento da área de contato com o ar, permitindo que haja uma troca de calor mais intensa com a atmosfera, dissipando a temperatura excessiva. Aliás, para quem não sabe, esse é o mesmo princípio dos dissipadores que usamos na placa-mãe.

6

Funciona mesmo?

Se você quiser testar a gambiarra aqui no Brasil, a dica é para que você faça pilhas com moedas de 1 centavo e de 5 centavos, que são mais avermelhadas. Mas, a má notícia é que essa solução baratinha para o problema do superaquecimento não funciona em todos os tipos de notebooks.

7

 

As moedas só cumprem a função de dissipar o calor se estiverem em contato com superfícies revestidas de metal. Logo, computadores de plástico não podem se beneficiar desse método. Chato, né?

Em contraponto, a boa notícia é que alguns usuários já relataram na internet que as moedas de cobre funcionam também com desktops. Mas, como você pode conferir na imagem, o método improvisado de dissipar calor não é nada prático no caso dos computadores de mesa.

3

Você, já testou colocar as pilhas de moeda sobre o note? Se sim, nos conte o resultado nos comentários!

Agora, se você quiser descobrir outra coisa surpreendente sobre computadores, não deixe de ler também: Para que serve aquele cilindro no cabo do laptop?

Fontes: TechTudo, Olhar Digital, Science Alert