Afinal, o que acontece com o gelo quando você o expõe ao calor? Ou melhor, a uma barra de aço quente e fumegante? Sim, ele derrete.
Mas, e quando esse gelo tem cerca de 30 centímetros de profundidade? E seu objeto quente, no caso, for um cilindro incandescente? Certamente, a reação pode ser muito mais interessante que você imagina.
Quem nos prova isso, aliás, é o pessoal do canal Beyond the Press, no YouTube. Como você pode conferir na plataforma, o canal, muito interessante, por sinal; é feito para quem gosta de ver coisas sendo destruídas. E, sobretudo, para quem gosta de experimentos científicos maluquetes.
Dessa vez, portanto, eles resolveram testar o que acontece quando você coloca aço quente em um lago congelado. Contudo, para você entender o “drama”, o aço estava pegando fogo mesmo.
O gelo colocado na superfície do lago, por outro lado, tem a profundidade de uma régua escolar, daquelas grandes. Tá bom ou quer mais?
Óbvio, mas não previsível
Quando o cilindro de 20 quilos de aço superaquecido, encostou na superfície congelada, obviamente, o gelo começou a derreter. Assim, um buraco começou a se abrir em meio à água congelada.
Mas, a pergunta que não quer calar: você acha que o aço quente é o suficiente para perfurar a camada de gelo? Antes de sua resposta, entretanto, leve em consideração o peso do cilindro e o fato de estar, literalmente, pegando fogo!
Difícil responder, não? No vídeo abaixo você consegue a resposta e se maravilha com a experiência.
O mais interessante de tudo é que os youtubers conseguiram colocar uma câmera abaixo da camada de gelo e você consegue ver tudo acontecendo também desse ângulo curioso.
Veja o que acontece se colocar aço quente em um lago congelado:
E, falando em experiências malucas, você vai gostar de ver também o resultado dessa outra aqui: O que acontece se derramar alumínio líquido no formigueiro?