Todo mundo vive se preocupando com o poderia acontecer se um asteroide se chocasse com nosso planeta, se um grande tsunami lambesse todo o litoral, se um terremoto de proporções astronômicas nos enterrasse vivos e até mesmo se Jesus voltasse. Mas, será que as pessoas já pensaram no que pode acontecer se a Terra parar de girar de um dia para o outro?
Se você nunca cogitou essa hipótese, fique tranquilo! Especialistas garantem que as chances de algo assim acontecer são muito remotas, pelo menos no que diz respeito a à Terra parar de girar abrutadamente.
Entretanto, se desse a louca em nosso planeta e ele simplesmente ficasse imóvel, essa poderia ser, de longe, a pior das catástrofes de todos os tempos!
Se a Terra parar de girar…
Não entendeu? A gente explica de uma forma simples: o que acontece quando um ônibus em alta velocidade freia de repente? A inércia faz com que todo mundo vá para frente, não é mesmo? Alguns desavisados podem até ser arremessados!
Se a Terra parar de girar algum dia, acredite, o resultado não será diferente. Conforme os astrônomos, tudo o que se encontra na superfície terrestre, incluindo os seres humanos, seria arrancado violentamente do chão e sairia voando. Tudo isso também por causa da inércia.
Embora a gente não perceba, nosso planeta completa sua rotação a cada 24 horas, sob uma velocidade aproximada de 1.700 quilômetros por hora. Uma freada, do nada, seria o suficiente para mandar tudo pelos ares, tranquilamente.
Ida e volta
O problema é que, mesmo arremessados a uma velocidade impensável, todos os corpos arrancados da superfície, incluindo nossos prédio, carros, oceanos, animais, plantações e assim por diante; cairiam de volta, já que não teriam força o suficiente para ultrapassar o campo gravitacional da Terra.
Ou seja, as chances de virarmos um grande patê, com tudo o mais que um dia existiu na Terra, são gigantescas.
Luz x escuridão
Mesmo assim, se alguma coisa sobrevivesse a essa parada maluca da Terra, os dias seguintes seriam de grande “ressaca”. Sem a rotação, o passar do tempo como conhecemos, marcado pelo dia e pela noite, desapareceria.
As estações do ano continuariam existindo, por causa da trajetória anual do planeta ao redor do Sol. Além disso, se a Terra parar de girar sem mais nem menos, o que a nosso planeta passa a ter é o Sol durante seis meses e, nos demais seis meses, escuridão completa.
Adeus, proteção!
Os especialistas acreditam ainda que outra possível consequência dessa catástrofe seja a perda de nosso campo magnético.
Embora tudo o que já dissemos aqui pareça mais sério, acredite, você não ia querer sobreviver em um mundo sem proteção contra as partículas de altas energias provenientes do vento solar. Por que é exatamente isso o que nosso campo magnético faz na maior parte do tempo.
E aí, ficou com medo? Nós também! Mas, como é preciso estar preparado para tudo, melhor saber do que pode acontecer, não acha?
É por isso que você também deveria se prepara para ser o único ser vivo do planeta, fazendo esse teste a seguir: Quanto tempo você conseguiria sobreviver sozinho na Terra? Faça o teste.
Fonte: Revista Galileu
2 comentários em “O que acontece se a Terra parar de girar? A Ciência explica”