Curiosidades

O que é afta? Causas, sintomas, prevenção e diferenças de herpes labial

A úlcera aftosa é uma pequena lesão ou ferida na boca. Normalmente não é um problema sério e não deve ser confundida com herpes labial.

As aftas são essencialmente feridas na boca que causam muita dor e desconforto. Além disso, elas também são chamados de feridas orais ou úlceras aftosas. Para esclarecer, essas feridas não são cancerosas e são diferentes das bolhas e lesões causadas pelo vírus do herpes. As aftas às vezes são divididas em duas categorias:

  • Aftas simples: aparecem 3 ou 4 vezes por ano; geralmente ocorrem em pessoas com idade entre 10 e 20 e duram cerca de uma semana.
  • Aftas complexas: são menos comuns, maiores e mais dolorosas. Além disso, podem durar até 1 mês e deixar cicatriz.

Por conseguinte, as aftas complexas costumam ser causadas por uma doença subjacente, como um sistema imunológico comprometido, doença de Crohn ou deficiência de vitaminas.

Causas de afta

Fonte: Pinterest

Existem vários fatores que podem causar aftas. Por exemplo, uma bolha ou lesão na boca pode levar a uma infecção bacteriana causando feridas na boca. A ferida pode ser causada por mordedura na parte interna das bochechas, lábios ou língua. Ademais, pessoas com um sistema imunológico fraco também correm o risco de aftas. Outros fatores de risco para o surgimento de aftas incluem:

  • Variações hormonais
  • Reações alérgicas
  • Fumar
  • Consumo de álcool
  • Estresse emocional e falta de sono
  • Trauma mecânico, por exemplo, mordida acidental
  • Deficiência nutricional, principalmente de vitamina B, ferro e ácido fólico
  • Certos alimentos, incluindo chocolate
  • Certos cremes dentais que possuem na composição sulfato de sódio (o componente espumante da pasta de dente)
  • Menstruação
  • Certos medicamentos
  • Infecções virais

Sintomas de afta

Aftas: causas, sintomas, prevenção e diferenças de herpes labial
Fonte: Pinterest

As úlceras ou feridas na boca geralmente são encontradas no interior das bochechas, na base das gengivas, sobre o palato ou céu da boca, sobre a língua ou dentro da garganta. Existe uma ruptura na camada de muco da boca. A ferida é uma pequena cor branca ou amarela e tem uma área inchada e vermelha ao redor dela. Dessa forma, a condição pode ocorrer repentinamente ou pode se desenvolver ao longo de alguns dias.

Continua após a publicidade

As lesões podem estar confinadas a uma pequena área dentro da boca ou podem ser mais disseminadas. Todavia, a condição geralmente é benigna e se resolve por conta própria. No entanto, apesar de não ser um problema sério, pode causar dor e desconforto intensos. Pode haver febre e gânglios linfáticos inchados também.

Diagnóstico de aftas

Fonte: Pinterest

A maioria das pessoas afetadas por úlceras aftosas leves ocasionais não requerem exames. Eles são realizados se houver ataques recorrentes de úlceras orais múltiplas ou graves. Nestes casos, os exames solicitados podem incluir:

Continua após a publicidade
  • Estudos de hemograma, ferro, B12 e ácido fólico
  • Testes de anticorpos do glúten para doença celíaca
  • Teste de calprotectina fecal para doença de Crohn

Prevenção e diferenças entre aftas e herpes labial

Aftas: causas, sintomas, prevenção e diferenças de herpes labial
Fonte: Pinterest

A prevenção da afta envolve uma boa higiene dental. Ou seja, deve-se fazer a escovação regular dos dentes, usar o fio dental e fazer visitas ao dentista, pois esses cuidados ajudam a prevenir feridas orais, como aftas. Vale lembrar também que aftas e herpes labial são condições bem diferentes. Em primeiro lugar, as aftas aparecem como círculos brancos com uma borda vermelha, já o herpes labial normalmente são bolhas cheias de líquido. Em segundo lugar, as aftas aparecem dentro da boca, por outro lado o herpes labial aparecem fora da boca – geralmente sob o nariz, ao redor dos lábios ou sob o queixo. Por fim, aftas não são contagiosas. Contudo, o herpes labial é causado pelo vírus do herpes simplex (HSV) e, mais raramente, pelo HSV-2 (o vírus do herpes genital), portanto trata-se de uma infecção muito contagiosa.

Agora que você já sabe o que é afta, quer saber como tratar este problema em casa? Então, clique e leia: Remédio caseiro para afta – 19 dicas para tratar o problema em casa

Continua após a publicidade

Fontes: Minha Vida, Dr. Dráuzio Varela, Rede D’or Luiz, Abril

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você