CAPS: o que significa esse termo tão falado nas redes sociais?

Saiba mais sobre o CAPS: tipo de serviço que oferecem, os seus tipos e o porquê do termo ser usado em memes nas redes sociais.

CAPS, ou Centros de Atenção Psicossocial, são serviços que englobam tratamentos de saúde mental à população, totalmente gratuito, já que é um projeto do Sistema Único de Saúde. A pessoas que o procuram geralmente sofrem com algum tipo de transtorno mental ou lidam com dependência de drogas.

Recentemente, uma onda de memes surgiram na internet usando o termo. No entanto, muitas pessoas não sabem o que CAPS realmente significa, ou ainda que uma simples brincadeira pode contribuir com estereótipos sérios relacionadas ao bem-estar mental.

A pergunta que fica é: o que é o CAPS? A gente vai te responder logo abaixo! Boa leitura!

O que é o CAPS?

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde mental que oferecem atendimento aberto à comunidade, com uma equipe diversificada trabalhando em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas.

Esses serviços são especialmente focados, também, em ajudar pessoas que enfrentam desafios relacionados ao uso prejudicial de álcool e outros tipos de drogas. Além disso, eles também são responsáveis por oferecer assistência às pessoas com transtornos mentais, a exemplo da própria depressão, que podem impossibilitar a convivência social, e realização de sonhos e projetos.

Portanto, quem procura atendimento no CAPS encontra um equipe composta por multiprofissionais, como psicólogos e médicos psiquiatras, além de assistentes sociais. Vale mencionar, também, que é um serviço totalmente gratuito, oferecido pelo SUS, o nosso Sistema Único de Saúde.

Quais são os serviços oferecidos pelos CAPS?

Dentre os serviços oferecidos, a gente encontra:

1- Atendimento completo

Os CAPS oferecem atendimento integral à saúde mental, incluindo atendimentos individuais, em grupo, visitas domiciliares, atividades comunitárias e encaminhamentos quando necessário.

2- Atividade de reabilitação psicossocial

Os CAPS trabalham na reabilitação psicossocial dos usuários, buscando ajudá-los a estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Essa parte é fundamental para quem está lidando com uma depressão, por exemplo. Fazer novas amizades, interagir no meio social são elementos fundamentais.

3- Acolhimento em momentos de crise

Os CAPS tipo III oferecem acolhimento noturno e durante os finais de semana para usuários em situação de crise, conforme avaliação da equipe. Essa disponibilidade é importante para se encontrar uma rede de apoio para quem está passando por um momento difícil e que se enquadra no tratamento.

4- Reabilitação Psicossocial

Os CAPS trabalham na reabilitação psicossocial dos usuários, buscando ajudá-los a estabelecer laços sociais e realizar projetos de curto e longo prazo. Essa prática é importante para construir a ideia de futuro, de sonhos e realizações.

5- Equipe multidisciplinar

Os CAPS contam com equipes multidisciplinares compostas por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, entre outros, que trabalham de forma integrada no cuidado aos usuários.

Quais são os diferentes tipos de CAPS?

1- CAPS I

Essa primeira modalidade atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados às necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitam o estabelecimento de laços sociais e a realização de projetos para a vida.

2- CAPS II

Os CAPS II atendem pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e que necessitam de cuidados clínicos contínuos.

3- CAPS III

Os CAPS III são unidades de saúde mental com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e fins de semana, para atendimento de casos agudos e de situações que necessitem de observação contínua. Ou seja, em caso de emergência, esses profissionais poderão ser acionados para dar suporte e ajuda.

4- CAPSi

Os CAPSi são voltados para o atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, principalmente incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

5- CAPS AD

Os CAPS AD atendem pessoas acima de 16 anos com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e fins de semana.

Por que o termo CAPS virou meme?

As redes sociais ganharam um novo elemento para fazer muitos memes: a palavra CAPS. Como a gente já sabe, essa é um instituição que trata exclusivamente de pessoas com transtornos mentais e que estão lidando com vício em álcool e drogas.

Diante disso, as pessoas começaram a usar o termo para fazer memes com pessoas que elas acham que se enquadram nessa situação. Um exemplo seria “Encontro meus ficantes lá na fila do CAPS”, que pode ser interpretado como pessoas desiquilibradas, com algum tipo de “problema”.

No entanto, é importante tomar cuidado com tal brincadeira, já que é uma forma de ridicularizar as pessoas que lidam com as circunstâncias que merecem atenção e cuidado médico.

E aí, o que achou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Aproveite e leia também: 8 mitos e verdades sobre o vape que vale a pena saber

Fontes: Capricho, Fiotec, Sinopys, Desinstitute

Outras postagens