Curiosidades

Benefícios da caminhada, quais são? Dicas para começar e cuidados

Os benefícios da caminhada são inúmeros, além de proporcionar uma vida mais ativa e saudável, é a atividade física que ajuda a emagrecer.

A caminhada é uma atividade física rica em benefícios para a saúde. É uma atividade aeróbica que não tem restrição de idade, e nem exige um preparo físico para começar.

Ou seja, qualquer pessoa pode aproveitar os benefícios da caminhada. E o melhor, é uma atividade simples, barata, que pode ser feita em qualquer hora ou lugar. Basta um tênis e roupas confortáveis e disposição para começar.

É uma atividade física que pode ser feita ao ar livre, ou em casa, em uma esteira. Seja em grupo, ou sozinho, o importante é se movimentar.

Entre os benefícios da caminhada, está, a melhora no condicionamento físico, melhora do sistema cardiovascular, a diminuição do estresse, ansiedade, depressão e insônia.

A caminhada ainda auxilia no emagrecimento e evita demência, proporcionando uma qualidade de vida melhor.

Porém, para que você aproveite os benefícios da caminhada, é necessário manter um ritmo, não desanimar, e ter uma alimentação saudável. Assim, poderá ter uma vida mais saudável e feliz.

Benefícios da caminhada

1 – Fortalece os músculos

Imagem: Pax Bahia

A caminhada ajuda no fortalecimento muscular, melhorando a postura do corpo. Isso acontece porque, ao caminhar os músculos absorvem mais oxigênio, e assim se tornando mais eficiente.

Como a caminhada envolve um grupo de músculos e articulações, assim, praticando regularmente, ajuda a diminuir dores no corpo.

Por ser um exercício de baixo impacto, não causa danos no joelho ou na coluna. Na verdade, a caminhada estimula a lubrificação das juntas, e energiza todo o corpo sem estressar ou exaurir, diminuindo os riscos de lesões.

2 – Relaxamento

Imagem: Sbie

Ao caminhar você tem a sensação de relaxamento, isso acontece devido à liberação de hormônios como, a endorfina e a serotonina. Esses hormônios são responsáveis pela saúde mental, proporcionando uma sensação de bem-estar, o que influencia no humor, no ânimo e na autoestima.

Além de atuar nas células nervosas, os hormônios combatem o estresse, a depressão e a ansiedade. Por fim, atuando no relaxamento dos músculos do pescoço e dos ombros.

Durante a caminhada, o organismo produz substâncias estimulantes, como a adrenalina. A adrenalina dá mais disposição e energia para fazer tarefas diárias, e assim, no final do dia, proporciona a sensação de relaxamento, ajudando a dormir melhor.

3 – Prevenção de doenças

Imagem: Blog Dr. Victor Sorrentino

Outro benefício da caminhada é a prevenção de doenças, principalmente doenças cardiovasculares. Pois, ao caminhar, há um gasto maior de energia e uma melhora no fluxo sanguíneo, facilitando a circulação do sangue em todos os órgãos do corpo.

Consequentemente, estimula as atividades do pâncreas e do fígado, produzindo insulina.

Portanto, com o aumento do fluxo sanguíneo, melhora a circulação do sangue. Consequentemente, evitando o aparecimento de inchaços nas pernas e no tornozelo, reduzindo a retenção de líquidos no organismo.

De acordo com pesquisadores, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais. O que faz com que a circulação de hemoglobina melhore consideravelmente a oxigenação do corpo.

Por isso, ao caminhar, ajuda na prevenção de doenças como, hipertensão, diabetes, colesterol alto, derrames, infarto, osteoporose e aterosclerose. Pois fortalece o músculo do coração e relaxa os vasos sanguíneos.

Outro benefício é a melhora na memória, já que após um período praticando a atividade física, há um aumento na região hipocampo cerebral. Essa área é responsável pela memória espacial. Portanto, além de melhorar a memória, estimula a função cerebral, prevenindo Alzheimer e demência, mantendo a mente ativa.

Porém, para um melhor resultado, é necessário manter hábitos saudáveis de alimentação, ou seja, evite o excesso de doces, refrigerantes, gorduras e frituras.

4 – Benefícios da caminhada para os pulmões

Imagem: Olhar digital

Quando se pratica atividades físicas, o pulmão é um dos órgãos mais beneficiados, e com a caminhada não é diferente. Ao caminhar, há um aumento entre as trocas gasosas dentro dos pulmões, auxiliando na eliminação de impurezas. Além de, dilatar os brônquios, e assim, prevenindo doenças respiratórias.

5 – Benefícios da caminhada durante a gestação

Imagem: Bedmed

A caminhada é uma das melhores opções de atividade física para gestantes. Isso por se tratar de uma atividade simples, de baixo impacto, que não compromete os joelhos ao ser praticada.

Como resultado, evita o inchaço nas pernas, nos tornozelos e pressão alta. Mas, antes de praticar qualquer atividade física, a gestante deve procurar orientação médica.

Pois é o médico que prescreverá a intensidade e frequência que o exercício deve ser feito, sem que prejudique a gestação.

6 – Emagrecer

Imagem: Terra

Quando o assunto é emagrecer, nem todos levam a caminhada a sério, há quem duvide de sua eficácia. Porém, caminhada, emagrece sim.

A caminhada acelera o metabolismo, aumentando a queima calórica e a gordura e diminui a fome. Mas, o que nem todo mundo sabe, é que, mesmo após horas de ter feito a caminhada, a pessoa continua a emagrecer.

Contudo, é necessário manter um ritmo rápido e constante, não conversar enquanto caminha, movimentar os braços, enrijecer o músculo abdominal e manter uma postura ereta.

Portanto, praticada diariamente, pode perder cerca de 400 calorias por hora, durante a caminhada, e 2,5 cm de barriga, em apenas um mês.

De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, 30 minutos de caminhada acelerada por dia, é mais eficaz no emagrecimento do que outras atividades físicas.

Cuidados ao fazer caminhada

Imagem: Cia Athletic

Apesar de ser uma atividade física simples, são necessários alguns cuidados ao fazer caminhada. Entre eles estão:

  • Se manter hidratado, ou seja, beba bastante água antes, durante e depois da caminhada.
  • faça alongamentos, pois é essencial para evitar alguma lesão.
  • usar tênis adequados para caminhada, roupas confortáveis com tecido respirável.
  • caso a caminhada seja durante o dia, use protetor solar. Porém, evite horários muito quentes.
  • não faça caminhada em jejum, pois pode causar tontura e enjoo. O ideal é fazer refeições leves e balanceadas.

Dicas para começar a fazer caminhada

Imagem: Boa forma

A caminhada é uma boa alternativa para quem não gosta de ficar dentro de uma academia. E pode ser praticado em grupo, dupla, ou até mesmo sozinho. O importante é começar, e não desistir. Para isso, temos algumas dicas para você começar a praticar:

  • Comece aos poucos, não force seus limites, vai aumentando à medida que seu corpo for se adaptando.
  • prepare uma playlist animada, que te motive a caminhar.
  • faça um calendário de sua evolução, marcando tempo, distância percorrida, medidas e peso. Assim, fica mais fácil acompanhar os resultados.
  • coloque roupas que te deixem confortável
  • escolha um local que se sinta bem, horários com temperatura mais amena. E principalmente, aproveite a caminhada para relaxar e ter um tempo para você.

E você, o que achou desse artigo? Se você gostou do nosso post, veja também: Tomar sol- Conheça os benefícios dessa pratica para a saúde

Fontes: Ecycle, Tua saúde, Minha vida, UOL

Imagens: UOL, Pax Bahia, Sbie, Blog Dr. Victor Sorrentino, Olhar digital, Bedmed, Terra, Cia Athletica, Boa forma

Próxima página »

Escolhidas para você