Curiosidades

Censo demográfico: o que é e para que serve?

Os estudos de população no Brasil são realizados a partir dos dados coletados pelos censos demográficos feitos pelo IBGE.

Entre as principais pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encontra-se o Censo Demográfico. Em suma, esta é a operação realizada a cada 10 anos para contar a população e obter informações sobre as principais características dos habitantes e de seus domicílios.

Além disso, verifica a sua distribuição territorial no país e a evolução de seu quantitativo ao longo do tempo. Portanto, o Censo Demográfico é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades.

Estes dados podem ser utilizados para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. E também como auxílio para a tomada de decisões na área de investimentos, especialmente em relação ao setor privado.

Para que serve e qual a importância do censo demográfico?

As perguntas do Censo abordam informações pessoais como renda, saúde, educação, emprego, e mais uma gama de assuntos diversos. Assim, a pesquisa oferece um panorama central da situação de todos os habitantes do Brasil.

Continua após a publicidade

Desse modo, as informações do censo são utilizadas como referência para a formação de políticas públicas nas mais diferentes áreas da sociedade e segmentos da economia; apontando as fragilidades, potenciais e a evolução histórica de aspectos importantes em nossa sociedade.

Como é feita a coleta das informações?

A coleta de informações é feita pelo Recenseador. O Recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores.

Estando em contato direto com o público, ele representa o IBGE para a sociedade. A qualidade dos resultados que serão entregues para o país ao final da operação depende diretamente da qualidade do seu trabalho, do modo como se dedica às atividades em seu dia a dia.

Aliás, é fundamental garantir o sigilo das informações obtidas pelo Censo Demográfico (e por quaisquer pesquisas oficiais) tanto para os informantes quanto para o próprio instituto. Assim, o informante deve ser avisado de que essas informações só poderão ser utilizadas para fins estatísticos.

Continua após a publicidade

Histórico do censo demográfico

Realizado no período do Império, em 1872, o primeiro levantamento censitário perguntava, entre outras coisas, se o entrevistado era “livre” ou “escravo”; naquela época, os formulários de papel eram enviados para todo o país nas costas de burros. No entanto, por causa de problemas políticos, o Censo foi suspenso em três ocasiões: 1880, 1910 e 1930.

Criado em 1936, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou seu primeiro Censo em 1940. Desde então, foi responsável por oito dos 12 Censos feitos com visitas a todos os habitantes do país.

As pesquisa foram sempre preparadas com rigor estatístico para retratar o Brasil; fornecendo informações necessárias ao entendimento de sua realidade e ao exercício da cidadania.

No último Censo Demográfico realizado em 2010, mais de 190 mil recenseadores visitaram 67,6 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros. Os primeiros resultados foram divulgados em dezembro do mesmo ano. Foi no Twitter que o IBGE teve sua primeira participação nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Censo Demográfico 2022

Em 2022, o IBGE realizará o XIII Censo Demográfico, que será um “retrato de corpo inteiro” do País, após levantar o perfil da população e das características de seus domicílios. Ou seja, por meio de dados, ele nos dirá como somos, quantos somos e como vivemos.

No Censo 2022, o IBGE visitará cerca de 70 milhões de domicílios brasileiros, espalhados pelos mais de 8,5 milhões de km² do nosso vasto território, para conhecer a situação de vida da população em cada um dos 5.568 municípios.

Fontes: IBGE, Politize, Infoescola

Então, achou este conteúdo interessante? Pois, leia também:

Continua após a publicidade

Quais os sobrenomes mais comuns do Brasil e do mundo?
Brasil ocupa 96ª posição no ranking mundial em casos de corrupção
Brasil tem a quinta posição do ranking de maior inflação da América Latina
Quantos quilômetros tem o Brasil e quais os maiores países do mundo?
Brasil está no topo do ranking de emissão de gases poluentes no mundo

Próxima página »

Escolhidas para você