Saúde

O que é Cromoterapia? Benefícios e como funciona

A cromoterapia atua em vários pontos de energia para ajudar a equilibrar o corpo, e promove benefícios a saúde física, mental e espiritual.

A cor e a luz têm sido usadas como um método de cura por milhares de anos pelos antigos egípcios e chineses para ajudar a equilibrar a energia no corpo. Desse modo, acredita-se que a cromoterapia promove benefícios para a saúde física, mental e espiritual.

Para esclarecer, a cromoterapia é um tratamento holístico alternativo usado para melhorar o equilíbrio do corpo. Este tipo de terapia produz luzes de cores diferentes em uma sauna infravermelha para criar mudanças positivas em seu corpo como um auxílio meditativo.

Em suma, o conceito de cromoterapia mostra que cada cor tem frequências de vibrações distintas, e cada vibração está ligada a vários sintomas físicos. Cada vez mais as indústrias têm adotado esse conceito como algumas saunas que integram luzes coloridas de LED enquanto seus clientes desfrutam em banheiras de hidromassagem ou até mesmo cápsulas iluminadas.

Origem da cromoterapia

Fonte: Pexels

O uso das cores como método terapêutico foi reconhecido desde a antiguidade por diferentes culturas. Todavia, no Ocidente foi inicialmente proposto pelo pai da medicina: Hipócrates.

Assim, ele sabia como esse tratamento podia ser uma parte central do processo de cura. No entanto, seus seguidores direcionaram seu foco para estudar os aspectos físicos da cura usando cores.

Desde então, muitos estudiosos têm usado uma abordagem científica para explorar os benefícios da cromoterapia. Ademais, essa técnica de uso das cores foi reconhecida em 1976 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das principais terapias alternativas.

Como resultado, com base nos estudos sobre cromoterapia, tem-se comprovado que cores quentes são úteis para despertar indivíduos com problemas de neurastenia ou depressão.

Além disso, essas cores também aumentam a pressão arterial e o tônus ​​muscular em pacientes hipertensos. As cores frias, por outro lado, são comprovadamente tranquilizantes para quem sofre de tensão e ansiedade.

Cores usadas na cromoterapia

Fonte: Pexels

Como lido acima, de acordo com os princípios da cromoterapia, as vibrações de uma variedade de cores podem equilibrar oscilações emocionais que podem influenciar as doenças mais comuns.

Isso é graças à energia das ondas eletromagnéticas da luz que ocorrem em frequências específicas dependendo da cor. Confira a seguir, como cada cor afeta a mente e o corpo de acordo com a terapia das cores.

Cores relaxantes

O que é Cromoterapia? Benefícios e como funciona a terapia das cores
Fonte: Pexels

Azul

O azul é uma cor fria que acalma. Estimula o sistema nervoso, reduz a pressão arterial e acalma a respiração e o ritmo cardíaco. Além disso, ajuda a tratar distúrbios do sono e dores de cabeça

Branco

O branco é comumente usado na terapia de cores com LED. Além de ser uma cor que transmite paz, estudos também mostram que a terapia de luz branca aumenta os níveis de vitamina D no corpo.

Índigo

Índigo é usado para tratar doenças que envolvem os olhos, ouvidos e nariz. Assim como o azul, tem um efeito calmante e sedativo.

Turquesa

Aumenta a intuição e a sensibilidade. Esta cor relaxa mentalmente e é indicada para o tratamento de traumas psicológicos. Assim, ela atua como um tonificante e pode ajudar a regular os desequilíbrios no sistema pulmonar e do intestino grosso.

Verde

É uma cor refrescante e sedativa que ajuda a reduzir o inchaço das articulações e dos tecidos e ademais, ele acalma o sistema nervoso do corpo. É a cor da tranquilidade e relaxamento.

Cores energizantes

Fonte: Pexels

Amarelo

Aumenta o tônus ​​neuromuscular. Purifica o sangue, ajuda a digestão e tem um efeito de limpeza. Estimula fortemente a felicidade, traz uma sensação de segurança, bem como promove o bem-estar.

Laranja

O laranja é uma mistura de vermelho e amarelo. Esta cor ativa e elimina a gordura localizada e ainda ajuda no tratamento de asma e bronquite.

Rosa

O rosa ativa e elimina as impurezas da corrente sanguínea. Por outro lado, também pode ser aplicado para apoiar as funções circulatórias e nervosas.

Vermelho

É a cor do calor, energia e estimulação; portanto, bom para cansaço, fadiga, resfriados, pessoas frias e passivas. Ele energiza o coração e a circulação sanguínea.

Violeta

Promove a percepção, a consciência e aumenta os efeitos da medicação. Promove o bom funcionamento do sistema linfático e é muito útil na menopausa. Além disso, violeta é a cor para neutralizar as feridas emocionais e para auxiliar no crescimento espiritual.

Efeitos colaterais da cromoterapia

O que é Cromoterapia? Benefícios e como funciona a terapia das cores
Fonte: Pexels

A cromoterapia é indicada para pessoas de qualquer idade. Todavia, dependendo das cores usadas em uma sessão os efeitos colaterais podem variar da fome à agitação geral. Isso ocorre porque algumas cores ativam alguns processos do organismo e podem resultar em reações excessivas.

Além disso, a dificuldade em adormecer é outro efeito colateral, pois algumas cores são revitalizantes e, portanto, podem manter a energia por mais tempo. Por este motivo, é importante estar atento às cores nas sessões de cromoterapia para evitar possíveis efeitos colaterais.

Fontes: Terra, Tua Saúde, Personare

Fotos: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você