Curiosidades

Lista de cores, tipos, significados e influência no cérebro humano

Como assim, as cores têm um significado? Pois é isso mesmo, cada cor passa uma sensação ao cérebro e é sobre isso que vamos falar nesse post

Se eu te perguntasse agora qual é a sua cor preferida, você saberia responder imediatamente? Possivelmente sim, já que as cores, mesmo de maneira subliminar, causam muitas influências na vida das pessoas.

A ciência que estuda essa área é denominada colorimetria, e desenvolve métodos de quantificação da cor e também estuda o tom, a saturação e sua intensidade.

Explicando estes termos, basicamente, o que faz com que a cor seja identificada como azul, verde, amarela, ou qualquer outra, é o tom, por exemplo. Enquanto isso, a  saturação mostra se ela é natural ou pigmentada artificialmente.

Já a intensidade é responsável pela caracterização da força das colorações. E, por fim, os tons são divididos em como primárias, secundárias, terciárias e neutra.

Continua após a publicidade

Divisão das cores

Lista de cores, tipos, significados e influência no cérebro humano

1 – Primárias

Vermelho, amarelo e azul são os tons primárias. O vermelho é uma matiz quente, a qual mostra a vitalidade, energia e matização. O amarelo é uma matiz suave e alegre, por isso desperta o otimismo. Já o azul, é a matiz que dá concentração e aprimora a mente.

Continua após a publicidade

2 – Secundárias

Para que os tons secundários sejam formados, é preciso que duas primárias sejam formadas. São elas: verde ( azul e amarelo), roxo (azul e vermelho) e laranja (vermelho e amarela).

3 – Terciárias

Os tons terciárias são o resultado da mistura de uma matiz primária, seja com uma ou duas tons secundárias. Elas, portanto, são todas as outras tons, como o marrom, que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.

Continua após a publicidade

4 – Neutras

Em suma, as tonalidades neutras são utilizadas para complementar uma matiz desejada por possuírem por reflexo. O cinza, o branco e o marrom são exemplos deste tipo. O branco significa luz isenta de matiz, o preto é a ausência de cor, e os tons de cinzas são a mistura do preto com o branco.

O poder das cores

A psicologia das cores estuda qual é o impacto que cada cor causa no cérebro humano. De acordo com o conceito, cada uma possui um significado, por isso causam diferentes emoções entre as pessoas.

Portanto, a comunicação pode ser influenciada de forma direta a partir das possíveis interpretações de cada uma das cores. Aliás, no marketing, por exemplo, transmitir a emoção pode ser decisivo no momento de fazer com que o cliente se sinta estimulado a comprar algum item.

Continua após a publicidade

Todavia, há algumas informações sobre as cores que valem a penas se destacadas.

Observe:

  • 92,6% dos consumidores consideram que no momento da compra os tons que geram o apelo visual é um dos aspectos mais importantes;
  • 92% acreditam que as cores proporcionam mais qualidade às imagens;
  • 81%  acreditam que as cores podem proporcionar alguma vantagem competitiva;
  • 70% da leitura e compreensão de textos são facilitadas por meio de um visual colorido.

Significados

Lista de cores, tipos, significados e influência no cérebro humano

A psicologia das cores estuda o significado e a emoção que cada uma delas causam ao ser humano.

Continua após a publicidade

1 – Amarelo

Por ser uma cor forte, o amarelo chama a atenção de quem o vê. ela é comprada ao sol e remete também à luz e ao calor. Além do mais, alguns estudiosos acreditam que o amarelo pode estimular a fome. Não à toa, marcas como Mc Donalds e Burguer King a utilizam para estimular o consumo.

  • Sensações causadas pelo amarelo: Advertência, alegria, juventude, fome e calor.

2 – Vermelho

Na psicologia das cores., a cor vermelha é uma de maiores destaques. Dessa forma, ela pode representar diferentes emoções, tais como amor e raiva. Além disso, a psicologia diz que ela ainda provoca a excitação e também a fome.

  • Sensações causadas pelo vermelho: Extroversão, amor, ansiedade, intensidade e velocidade

3 – Verde

É uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade e harmonia. Essa cor também possui relação com a esperança e também remete à saúde.

  • Sensações promovidas pelo verde: Riqueza, saúde, equilíbrio, natureza e esperança

4 – Rosa

O rosa claro  transmite a tranquilidade e a inocência, portanto remete à infância. Já o rosa mais escuro remete à paixão e a sedução.

Continua após a publicidade
  • Sensações promovidas pelo rosa: Tranquilidade, maciez, infância, paixão e inocência.

5 – Laranja

O laranja possui diversas características em comum com o vermelho e o amarelo. É uma cor alegre e, por isso, transmite energia ao público e  estimula a criatividade.

  • Sensações promovidas pelo laranja: Estimulante, entretenimento, alegria, confiança e sabedoria

6 – Azul

O azul é uma cor unânime. Em tons mais claros transmite sensação de leveza e tranquilidade. Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder. esta cor é muito utilizada por empresas que desejam passar credibilidade e confianças. No setor de tecnologia ela é muito presente.

  • Sensações promovidas pela cor azul: Confiança, força, poder, tranquilidade e frio

7 – Roxo

A psicologia diz que o roxo ou violeta possui ligação com a antiguidade. Antigamente, somente nobres, bispos e família real podiam utilizar vestimentas dessa cor. Dessa forma, ela significa poder, sabedoria e respeito. Além de transmitir uma ideia de criatividade.

  • Sensações promovidas pela cor roxa : Calma, extravagância, luxo, poder e sabedoria

8 – Marrom

Pode passar a ideia de elegância e, atualmente, é uma das cores da moda. Ademais, ela também possui relação direta com a natureza, sendo aquela que representa a cor da madeira e da terra.

Continua após a publicidade
  • Sensações promovidas pela cor azul: Natureza, rústico, aromas, conforto e elegância

9 – Preto

É a mais elegante das cores! Por isso, remete à sofisticação, modernidade e luxo. ela pode ser vinculada também a situações de medo ou curiosidade.

  • Sensações promovidas pela cor preta: Mal, elegância, credibilidade, sofisticação e mistério

10 – Branco

O branco é a cor mais pura. Assim sendo, ela remete à claridade, pureza, paz e também à elegância. Além do mais, esta cor também transmite a sensação de higiene, dentre outras séries de funções.

  • Sensações promovidas pela cor branca: Simplicidade, pureza, harmonia, leveza e ordem

11 –  Cinza

Por fim, o cinza é o resultado da junção do preto com o branco. E assim como suas primárias, ela ajuda a ressaltar as neutras. De maneira isolada, pode-se dizer que é um tom agradável e que passa a sensação de modernidade e profissionalismo.

  • Sensações promovidas pela cor cinza: Inovação, tecnologia, seriedade, neutralidade e reflexão

Lista de cores em CMYK

Cores - significados, tipos, e influência das cores no cérebro humano
Fonte: Researchgate

Curiosidades sobre as cores

As cores são algumas das primeiras coisas que aprendemos. Mas você sabia que além de deixar as coisas bonitas, elas também podem deixar a gente com fome ou tontura? Ou nos torna mais propensos a sermos contratados para um trabalho?

Continua após a publicidade

Os psicólogos há muito tempo são fascinados pelo efeito da cor na psique humana e, embora centenas de estudos já tenham sido feitos sobre o assunto, os cientistas ainda estão fazendo perguntas sobre o quanto os humanos são influenciados pela cor. Abaixo, listamos 10 curiosidades fascinantes sobre elas.

1. Cores diferentes provocam emoções diferentes

Cores - significados, tipos, e influência das cores no cérebro humano
Fonte: Pexels

Como você leu anteriormente, as cores promovem sensações e estão relacionadas a sentimentos distintos. Sabendo disso, muitas empresas usam o vermelho para atrair os clientes porque está cientificamente comprovado que ele cria um sentimento de urgência. Ou seja, é uma cor emocional.

Da mesma forma, a matiz azul evoca sentimentos de tranquilidade e confiança. É por isso que tantas empresas financeiras, empresas de tecnologia, empresas de automóveis e empresas de saúde usam azul em seus logotipos e publicidade.

2. As cores podem até pregar peças em sua mente

Fonte: Pexels

Embora seja muito difícil concluir definitivamente que a cor afeta a psique de uma pessoa, muitos estudos chegaram perto disso. Esses estudos datam da década de 1930, quando o neurologista Kurt Goldstein começou a fazer experiências com coisas como cor e aparência.

Continua após a publicidade

Por exemplo, Goldstein descobriu que as pessoas presumem que os objetos vermelhos são automaticamente mais pesados, enquanto os verdes são automaticamente mais leves.

3. É mais provável que você esqueça algo quando estiver em preto e branco

Fonte: Pexels

Os psicólogos descobriram várias conexões entre cor e memória. Acontece que as pessoas têm mais dificuldade em lembrar fatos apresentados em preto e branco do que em cores. Por exemplo, uma cena de um filme em preto e branco é mais difícil de lembrar do que uma cena de um filme em cores.

A razão para isso parece ser que a cor – da qual o preto e o branco tecnicamente não estão incluídos – tem um efeito mais forte sobre os sentidos necessários para formar uma memória.

4. Há uma razão pela qual você nunca vê amarelo em um avião

Cores - significados, tipos, e influência das cores no cérebro humano
Fonte: Pexels

Vários estudos demonstraram que a cor amarela pode causar tonturas e náuseas. Por esse motivo, muitas vezes é usado com moderação (ou muito estrategicamente) pelos publicitários e quase nunca é usado no interior de vários meios de transporte – principalmente aviões.

Continua após a publicidade

5. É possível ter medo de certas cores

Fonte: Pexels

Certamente, todo mundo tem uma cor preferida. Então, será mesmo possível ter medo de uma determinada cor? Aparentemente sim. Cromofobia, ou Cromatofobia, refere-se a um medo irracional ou aversão a certas matizes. Na maioria dos casos, a cromofobia decorre de uma resposta condicionada ou de uma experiência negativa anterior, mas felizmente é um diagnóstico extremamente raro.

6. As pessoas valorizam os nomes das cores

Fonte: Pexels

A cor é difícil de estudar porque muito dela depende da percepção. Por exemplo, pense no fato de que o azul já foi a cor simbólica para as meninas, enquanto o rosa foi usado principalmente para os meninos. Esse pensamento provavelmente parece estranho, porque fomos condicionados em um mundo em que o oposto é verdadeiro.

Mas uma coisa que tem sido estudada repetidamente é o fato de que essa percepção importa muito, especialmente em termos de nomes. Por exemplo, um estudo descobriu que cores de tintas com nomes criativos eram compradas com muito mais frequência do que suas contrapartes normalmente nomeadas.

7. Preto é sinônimo de poder

Fonte: Pexels

A cor preta não evoca apenas sentimentos de poder quando se trata de logotipos. Vários estudos sugeriram que a mesma psicologia se aplica aos humanos também.

Continua após a publicidade

Por exemplo, os pesquisadores analisaram mais de 52.000 jogos de hóquei profissional e descobriram que as equipes eram penalizadas por agressão por parte dos árbitros com muito mais frequência quando usavam camisetas pretas.

8. Homens e mulheres veem o vermelho de maneira diferente

Cores - significados, tipos, e influência das cores no cérebro humano
Fonte: Pexels

Pesquisadores da Universidade de Arizona fizeram a descoberta inovadora de que a capacidade de ver o vermelho em toda a sua glória geralmente depende do gênero.

Na verdade, existe um gene que permite às pessoas ver e interpretar o vermelho e o cardeal relacionado, marrom, carmesim, etc., e esse gene está ligado ao cromossomo x.

Como as mulheres têm dois cromossomos x por natureza, elas estão armadas com uma capacidade melhor de ver todo o espectro vermelho, enquanto os homens, com seu único cromossomo x, não estão necessariamente equipados para notar muitas diferenças entre os vários tons de vermelho.

Continua após a publicidade

9. A primeira impressão está relacionada às cores

Fonte: Pexels

Quando as pessoas se encontram pela primeira vez, a grande maioria de suas primeiras impressões são feitas de reconhecimento de cores. Desse modo, estudos sugerem que aqueles que usam tonalidades neutras ou preto de forma consistente causam menos primeiras impressões positivas, mas aqueles que usam matizes mais brilhantes têm maior probabilidade de formar laços de amizade.

10. Azul é a cor favorita do mundo

Cores - significados, tipos, e influência das cores no cérebro humano
Fonte: Pexels

Por fim, apesar das muitas diferenças de culturas e pessoas ao redor do mundo, há pelo menos uma coisa que todos nós temos em comum: a cor azul. Estudos feitos em todo o mundo revelam que impressionantes 40% das pessoas consideram o azul sua cor favorita.

Aliás, o segundo lugar vai para o roxo, embora tenha recebido apenas 14%, e o último lugar vai para o preto.

Gostou dessa matéria? Então, você também vai gostar dessa: Bandeira do Brasil, qual o verdadeiro significado de suas cores?

Continua após a publicidade

Fonte: Rota Máxima, Brasil Escola.

Imagens: Pixabay, Researchgate, Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você