Curiosidades

Descubra como as cores influenciam o nosso cérebro!

As cores afetam nossa mente e nossos estados emocionais, veja o que cientistas afirmam sobre a sua influência em nossa vida.

Estima-se que os humanos possam distinguir até 10 milhões de cores. Assim, podemos dizer que estamos cercados por elas e pelas influências que exercem sobre nós.

Através das cores você pode expressar seu estado de espírito (como bom humor, estresse e etc.), mostrando, entre outras coisas e inconscientemente, se você se sente mais relaxado ou irritado.

Além disso, existem cores que são consideradas estimulantes, como você pode perceber se analisar algumas marcas desde empresas de produtos alimentícios até de cosméticos. Veja como se dá essa influência a seguir.

Como ocorre a influência das cores no cérebro?

Um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra, explorou os diferentes aspectos que determinam que cada pessoa perceba as cores de maneira única, mesmo que a tonalidade seja sempre a mesma de uma perspectiva física objetiva. A pesquisa foi publicada recentemente na Revisão Anual da Vision Science.

Continua após a publicidade

Muitas vezes pensamos nas cores como imutáveis: damos como certo que o azul ou o vermelho que vemos é idêntico ao que qualquer outra pessoa pode ver.

No entanto, a realidade é bem diferente: uma grande variedade de fatores influencia a forma como as pessoas percebem e falam sobre cores, tornando essa experiência única, individual e subjetiva. Embora o vermelho ainda seja vermelho, cada um de nós vê essa cor como algo diferente e pessoal.

A biologia de nossos olhos, a maneira como nosso cérebro processa essa informação, as palavras usadas em nossa linguagem para falar sobre as categorias de cores, juntamente com muitos outros aspectos, marcam essas variações individuais na percepção das cores.

Por outro lado, a psicologia das cores também afirma que as raízes culturais também têm grande influência na aplicação das cores, já que há países onde uma cor tem um significado, enquanto em outros ela pode expressar o oposto.

Continua após a publicidade

Influência das cores

Segundo os cientistas, poucas coisas nos influenciam tanto a nível psíquico e emocional como as cores do ambiente que nos rodeia: elas afetam o nosso estado de espírito por razões físicas e também psicológicas. Por isso, veja o que representam cada uma das cores abaixo:

Verde

Onipresente na natureza, representa tudo relacionado ao meio ambiente. É a cor da esperança por excelência e transmite muita calma e tranquilidade.
Os tons esverdeados estabilizam as emoções, causam equilíbrio e harmonia, mas também tédio. Se estiver amarelado, está associado a doenças, inveja e sensações desagradáveis. Se for muito escuro, desperta inveja ou raiva. Os venenos são refletidos com esta cor.

Vermelho

Vermelho é a cor do amor, paixão, revolução e perigo. É muito marcante e podemos considerá-la uma cor muito multifacetada, pois transmite muitas sensações diferentes. Desse modo, esse tom também tem um lado negativo ao associá-lo à agressividade ou ao medo e relacioná-lo ao sangue ou ao fogo.

Azul

Essa cor é considerada a favorita das pessoas. Em suma, azul representa fidelidade, harmonia e simpatia. Também está associado à tranquilidade e frescor. Está muito presente em nossas vidas através da natureza, seja com o azul do céu ou com o azul do mar.

Continua após a publicidade

No lado psquíco, ela relaxa a mente e reduz os sintomas de estresse e ansiedade. Seu efeito sobre a frequência cardíaca é estudado. Também está associado à tristeza e frieza.

Amarelo

Relacionado à confiança, segurança, otimismo, criatividade, intuição, abundância e sucesso. Aumenta a concentração e transmite muita energia. No negativo, está relacionado à depressão e ao suicídio.

Em algumas culturas, está associado à má sorte, mas, na realidade, o amarelo tem muitas outras conotações. Em países como o Brasil, por exemplo, é totalmente o contrário, já que é considerada a cor da boa sorte e ao dinheiro. É muito vivaz e marcante, o que ajuda a transmitir diversão, energia e alegria.

Roxo

Atualmente é uma cor intimamente associada ao feminismo. O violeta também está relacionado com a tecnologia e a espiritualidade. Desse modo, simboliza verdade, autenticidade, poder e ambição.

Continua após a publicidade

Também está ligado ao mistério, ao romance e ao misticismo. Por outro lado, violeta também simboliza introversão e decadência.

Laranja

Exótico e intimamente associado ao budismo. Transmite otimismo e positividade. Além disso, é a cor da sensualidade e abundância. Também de imaturidade e frivolidade. É a cor do sucesso e está associada à ambição. Quando combinada com outras cores, como o azul, transmite calma, serenidade e harmonia.

Rosa

É uma cor associada ao romance, amizade e universo feminino. Além disso, está ligada à doçura e delicadeza. Existem muitos tons de rosa e os mais intensos também têm uma certa ligação com os escandalosos. Por outro lado, é uma cor rara na natureza. Ainda, nós o associamos a um sabor doce.

Marrom

É a cor da sujeira, do impuro. Transmite sentimentos comuns sem manifestar riscos, vitalidade ou problemas. Apesar de ser a cor da terra, que pode estar associada à tranquilidade, costuma implicar sentimentos negativos ou tristes.

Continua após a publicidade

Preto

É principalmente uma cor associada à morte e ao negativo, mas também à elegância e ao poder. Transmite um certo grau de mistério. Nós o associamos a tristes eventos de perda e luto.

Branco

Por fim, apesar de parecer universal, o branco não tem o mesmo significado em todas as culturas. No Ocidente, por exemplo, está associado à paz e à pureza, enquanto no Oriente ou na África está associado à morte.

É também uma cor que transmite limpeza e luz, bem como está associado a boas ações e perfeição. Nos tempos antigos, significava orgulho e pureza.

Bibliografia

Continua após a publicidade

Do You See What I See? Diversity in Human Color Perception. Jenny M. Bosten. Annual Review of Vision Science (2022).

DASILVA, E. J. The colours of biotechnology: science, development and humankind. Electronic Journal of Biotechnology, v. 7, n. 3, p. 01-02, 2004.

DC, T. Aplicaciones de la biotecnología amarilla en la industria alimentaria: enzimas, aditivos, aromas, ácidos orgánicos y aminoácidos. Una bióloga en la cocina. 2020.

Fontes: Móveis Absoluta, Par de Ideias, Printi, Bolavip, Ciência Latina

Continua após a publicidade

Leia também:

Cores da lua: as diferentes cores que pode ter e porque acontecem

Cores de cachorro: guia completo com padrões de pelagem das raças

O que significa as cores do passaporte no Brasil e no mundo?

Continua após a publicidade

Cores dos vegetais – Como uma alimentação colorida influência a saúde

Cores dos meses, o que são? Para que servem e importância

Próxima página »

Escolhidas para você