Curiosidades

O que é Miopia – Tipos, causas, sintomas e tratamentos

A miopia é uma condição de visão que prejudica a visão à distância, fazendo com que o míope veja objetos e paisagens borradas

Por P.H Mota

A miopia é uma condição de visão que faz com o que a pessoa tenha dificuldades para enxergar objetos distantes. Por outro lado, um míope não tem a visão de curto alcance prejudicada e consegue enxergar de perto sem nenhuma dificuldade.

A condição é comum em cerca de 30% a 40% da população mundial e tem desenvolvimento gradual. Geralmente, ela fica pior durante a infância ou adolescência do paciente.

A intensidade da miopia depende do grau da condição no paciente. Quando o grau é mais alto, o míope só consegue ver com clareza objetos que estão a poucos centímetros dos olhos. Por outro lado, quando o grau é pequeno, ainda pode ser possível enxergar claramente até alguns metros de distância.

Tipos de miopia

O que é Miopia - tipos diferentes, causas, sintomas e tratamentos
Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro

Miopia degenerativa: esse tipo de miopia é mais séria, mas também mais raro. A doença está associada a lesões mais graves na visão e pode evoluir para quadros de cegueira.

Continua após a publicidade

Miopia de curvatura: nesse tipo, a córnea ou o cristalino do paciente apresentam uma curva mais acentuada do que o normal, provocando as dificuldades de visão.

Miopia axial: é uma doença evolutiva e apresenta os graus mais elevados entre os diferentes tipos. Nesses casos, a condição é marcada por um globo ocular com formato mais alongado.

Miopia secundária (ou de índice): acontece como efeito de degeneração ou deslocamento do cristalino e é mais comum em pacientes idosos, bem como que sofrem com catarata ou glaucoma.

Miopia congênita: um dos tipos mais agravados, tem causas genéticas e, por isso, costuma estar presente desde o nascimento do paciente.

Continua após a publicidade

Causas

O que é Miopia - tipos diferentes, causas, sintomas e tratamentos
Diário de Pernambuco

Para formar imagens, a visão humana conta com duas partes essenciais: a córnea, superfície transparente na parte frontal do olho; e o cristalino, um estrutura interna que adapta a forma para ajustar o foco.

Em condições normais, essas duas partes possuem uma curvatura lisa, como uma esfera. Dessa maneira, toda luz incidida sobre os olhos é recebida da mesma maneira, fazendo com que as imagens sempre estejam focadas da forma mais adequada.

Entretanto, pacientes míopes apresentam anormalidade nas curvaturas das partes, fazendo com que a refração da luz seja alterada. Sendo assim, a imagem nem sempre é focada da mesma forma e parece borrada. Essa anormalidade pode estar presente na córnea, curva demais, ou no formato do olho, mais alongado do que o normal.

A principal causa para essa condição é hereditária, mas o estresse visual excessivo e prologando também pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de miopia.

Continua após a publicidade

Sintomas de miopia

O que é Miopia - tipos diferentes, causas, sintomas e tratamentos
DermaVisus

O principal sintoma de miopia é começar a enxergar mal objetos, pessoas e paisagens distantes. Ainda que um míope consiga enxergar normalmente objetos mais próximos, os que estão longes ficam mais turvos e borrados.

Por causa disso, é comum que os primeiros sinais da condição sejam observados por crianças dentro da sala de aula, que apresentam problemas para enxergar informações no quadro ou até mesmo o professor.

Com o passar da idade, a miopia costuma avançar e elevar o grau, exigindo novos óculos ou lentes de contato. Entretanto, por volta dos 20 anos de idade a condição costuma ficar mais estável.

Em razão da dificuldade de ver à distância, podem ser observados outros sintomas. Entre eles, estão a fadiga ocular (ou vista cansada), semicerrar os olhos para tentar enxergar melhor e dores de cabeça resultado da visão borrada.

Continua após a publicidade

Tratamentos para miopia

O que é Miopia - tipos diferentes, causas, sintomas e tratamentos
dr consulta

A princípio, a principal forma de corrigir a miopia é por meio de lentes corretivas, tanto na forma de óculos como em lentes de contato. Estas, no entanto, não são utilizadas em pacientes com menos de 15 anos de idade.

Além disso, a partir dos 20 anos o médico oftalmologista também pode indicar um tratamento cirúrgico. Caso a miopia já esteja estabilizada (sem alteração de grau), uma cirurgia a laser pode corrigir a condição.

Em pacientes com mais de 45 anos, também existe a opção de utilizar lentes intra-oculares multifocais colocadas no saco capsular após facoemulsificação.

Fontes: Lenscope, Minha Vida, Saúde Bem Estar, Cooper Vision

Continua após a publicidade

Imagens: Diário de Pernambuco, Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro, Martinato, DermaVisus, dr. consulta

Próxima página »

Escolhidas para você