Usa óculos de grau? Essas dicas vão ser úteis para você

Quem tem problemas de visão e usa óculos costuma passar alguns “perrengues” no dia a dia que, apesar de não serem verdadeiros transtornos, acabam enchendo o saco e consumindo tempo.

Por exemplo: você acha legal ter que subir o óculos da ponta da nariz toda hora? E o que dizer sobre as lentes que nunca falham em embaçar quando a temperatura muda bruscamente? Esses e outros probleminhas são comuns na sua vida, caso você esteja sempre de óculos de grau por aí.

Mas, a boa notícia, para quem usa óculos, é que a maioria desses pequenos tormentos têm solução. E a maioria deles são solucionados com truques simples, baratos e rápidos, que você não vai acreditar que não conhecia até hoje.

Confira algumas dicas úteis para quem usa óculos:

1. Encontrar os óculos no escuro

Se você não quer mais perder tempo procurando, faça uma linha fina com tinta fluorescente no estojo do óculos (e crie o hábito de guardá-los lá dentro). Mesmo no escuro, vai ser muito mais fácil encontrá-los.

2. Limpar as lentes

Na hora de limpar a lente, opte pela microfibra, aquele material gostosinho de que são feitos os lencinhos que vêm dentro das caixas dos óculos. Ela não risca a lente e não deixa que a sujeira seja acumulada.

Quem usa óculos deve saber que é um risco esfregar as lentes na camiseta, em outros tecidos e até mesmo em papéis (mesmo o higiênico), já que isso pode render arranhões para elas.

3. Se não tiver o óculos por perto

Se, por algum motivo, você não estiver usando os óculos e sofrer com miopia, seu smartphone pode ajudar. Usando a câmera do celular, você pode fazer fotos e dar zoom nos detalhes que precisar ver melhor.

4. Lavar o óculos

Nunca use produtos que contenham álcool, vinagre, amoníaco ou alvejante na composição para lavar as lentes de seus óculos, já que essas substâncias destroem a camada protetora. A melhor solução é apelar para o detergente para louças.

5. Lentes sem embaçar

É comum a quem usa óculos que as lentes embacem ao sair de uma temperatura fria e entrar em contato com o vapor ou a temperatura mais quente. Para que isso não aconteça, basta limpar as lentes, com antecedência, com sabão líquido ou em barra.

6. Nada de óculos na cabeça

Colocar os óculos no topo da cabeça, como se fosse uma tiara, não é uma boa ideia. Quem usa óculos precisa ter consciência que isso acaba deformando a armação, fazendo com que os óculos caiam no rosto.

Quando for lavar o rosto ou fazer qualquer outra coisa que precise de tirar os óculos, coloque-os em algum lugar seguro, mas resista à tentação de encaixá-los na cabeça.

7. Consertar as hastes

Se, por acaso, você perder o parafuso dos óculos, não se desespere. É possível fazer um conserto provisório das hastes da armação usando apenas a pontinha de um palito de dente.

Para isso, você só precisa encaixar a ponta no buraquinho do parafuso e quebrar o restante, garantido que a pontinha ficará presa lá, dando suporte às “perninhas” da armação.

8. Ajustar armações ao rosto

Se os óculos estiverem escorregando muito pelo nariz, você precisa colocar as extremidades das pernas da armação em água quente por alguns minutos, garantindo que o plástico amoleça um pouco.

Depois disso, com todo o cuidado, você só vai precisar dobrar as extremidades levemente para baixo, para que fiquem ajustadas às suas olheiras.

Caso o problema sejam os óculos apertados demais, você só tem que mergulhar as pernas da armação na água quente e, depois de alguns minutos, tentar desdobrá-las para cima com cuidado, reduzindo a pressão.

9. Consertar apoios nasais

Se for preciso ajustar o apoio do óculos que fica sobre o nariz, coloque os óculos sobre uma superfície lisa. Isso vai ajudar você a visualizar melhor a parte a ser ajustada.

10. Formato da armação

Em caso de olhos muito separados, por exemplo, opte por armações com ponte nasal grossa ou bem marcada. Isso chama atenção para o centro do rosto e faz com que os olhos pareçam mais juntos.

No entanto, se seu problema for oposto (com olhos naturalmente próximos), dê preferência a armações com elementos decorativos nas extremidades. Isso vai tirar o foco de atenção do centro do rosto e vai dar a impressão de que existe uma distância maior (e proporcional) entre seus olhos.

Aqui você confere outras dicas úteis na hora de escolher seus óculos.

11. Óculos no painel do carro

Nunca deixe os óculos em locais em que fique expostos à luz do sol, independente de se tratarem de óculos de grau ou de sol. No caso de lentes de plástico, por exemplo, o calor pode deformá-las e até mesmo rachá-las.

E então, gostou das dicas? Quantas dessas você já conhecia e colocou em prática? Conhece outros truques que podem ser úteis na vida de quem usa óculos? Não deixe de comentar!

Agora, falando em problemas de visão, essa matéria também tem muito a ver com o assunto: 11 situações que só quem usa lente de contato vai entender.

Fonte: Incrível, Vix Hacks Brasil