Curiosidades

O que é Pomba Gira? Origem e curiosidades sobre a entidade

A Pomba Gira é uma entidade tradicional da Umbanda, representada usualmente por uma mulher utilizando vermelho e preto em suas vestes.

Entender o que é Pomba Gira envolve conhecer a designação da entidade responsável pelos caminhos, encruzilhadas e bifurcações. Nesse sentido, faz parte da mitologia bantu e tem similaridades com os orixás dos candomblés de Angola e do Congo. No entanto, agem como guardiões das comunidades, permanecendo sempre na entrada desses assentamentos.

Comumente chamados de Exu ou Bombomzila, cada cultura que cultua essa imagem tem uma nomenclatura e tratamento específico. No geral, a cultura afro-brasileira acredita na Pomba Gira para propiciar união amorosa e sexual, trabalhando contra inimigos dos seus devotos. Ademais, considera como amigos e devotos aqueles que a procuram em tempos de necessidade e lhe agradam.

Sobretudo, costuma-se ofertar presentes baseados em itens utilizados no terreiros, como tecidos para suas roupas nas cores vermelho e preto. Além disso, itens como perfumes, joias e bijuterias também fazem parte do panteão de presentes. Mais ainda, itens como champanhe, cigarro, rosas vermelhas e até animais sacrificiais integram as oferendas, a depender da cultura.

Pomba Gira, o que é? Origem e curiosidades sobre a entidade
Fonte: Guia da Alma

Origem da Pomba Gira

No geral, encontra-se a designação do que é a Pomba Gira nos rituais da religião da Umbanda. A princípio, durante a década de 60, as entidades dessa religião passaram a receber personificações. Simultaneamente, as mulheres passaram a ganhar força dentro das reuniões espirituais e cultos, em especial naquelas que partem da matriz africana.

Continua após a publicidade

Como consequência, surgiu a imagem da Pomba Gira como uma mulher voluptuosa trajando vermelho e preto. Em primeiro lugar, os contatos iniciais partiram de médiuns trabalhadoras do sexo. Contudo, mais tarde os homens também passaram a manifestar essa divindade com características semelhantes.

No geral, a entidade tende a se manifestar como uma mulher, usualmente seminua. Nesse sentido, a cor das suas poucas vestimentas são preto e vermelho, mas existem variações a depender da cultura. Sobretudo, a sensualidade e a sexualidade são a marca principal dessa divindade.

Continua após a publicidade

Portanto, ela aprecia objetos relacionados à feminilidade, como pulseiras, colares, perfumes e flores chamativas. Ademais, o cigarro e a bebida são os pontos de força em suas manifestações, assim como acontece com outras entidades. Geralmente, utiliza-se de rituais com sua presença quando se trata de questões conjugais, como separação, divórcio, casamento e afins.

Sendo assim, a principal função social reflete a questão da defesa e o empoderamento das mulheres. Porque significa o surgimento de uma entidade feminina em uma religião centrada em ícones masculinos. Portanto, a Pomba Gira encoraja mulheres dentro do culto a serem o que elas quiserem.

Continua após a publicidade

Curiosamente, comemora-se o dia da Pomba Gira na segunda-feira. Mais especificamente no dia 08 de março, juntamente com o Dia Internacional das Mulheres.

Pomba Gira, o que é? Origem e curiosidades sobre a entidade
Fonte: Guia da Alma

Curiosidades sobre a entidade

Antes de mais nada, o que é a Pomba Gira é o mesmo que uma entidade espiritual com diversos tipos de diferentes manifestações. Nesse sentido, cada tipo de manifestação trabalha uma questão específica relacionada às mulheres. Por exemplo, a Pomba Gira Cigana manifesta as principais características do povo cigano, ou seja, a liberdade e o desapego.

Por outro lado, também representa a clarividência e a intuição enquanto dons. Sendo assim, está caracterizada pelo lenço na cabeça, além das joias e bijuterias por toda a vestimenta. Por fim, carrega um punhal escondido embaixo da saia, representando a constante atenção aos detalhes.

Em contrapartida, a chamada Pomba Gira Sete Saias refere-se a uma divindade dos rituais de matriz africana, mas também pode ser chamada de cigana. Nesse sentido, tem um trabalho espiritual poderoso, afetando tanto o plano físico quanto além. Portanto, atua em questões relacionadas à saúde, dinheiros e o amor.

Continua após a publicidade

No geral, existem cerca de 300 egrégoras e variadas versões da Pomba Gira em cada um desses grupos. Apesar disso, todas seguem o princípio de devoção e respeito máximo à feminilidade, ainda que tenham homens como membros e participantes dos serviços.

E aí, aprendeu quem é Pomba Gira? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: iQuilibrio | Definição | Medium | Significados | Uol 

Imagens: Guia da Alma

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você