Você sabe o que é tabu? Os tabus são temas polêmicos profundamente enraizados no meio social. E sobretudo em tempos de crise, eles se tornam mais visíveis e evidencia o quão ignorante e retrógado pode ser o pensamento humano frente a algumas questões.
Um tabu é algo que é proibido por razões morais, étnicas, religiosas ou culturais. A palavra ‘tapu’ vem da Polinésia e significa proibido, restrito. Nenhum tabu é universal, ou seja, igual para todo o mundo. Em outras palavras, coisas que são impensáveis em uma cultura são permitidas em outra. Um exemplo disso é a ‘eutanásia‘ que é proibida no Brasil, mas autorizada em países como Holanda e Bélgica.
Em alguns países, os tabus são impostos por leis, como por exemplo as regras de vestuário em países muçulmanos, no qual a principal vestimenta das mulheres é a burca. E nesses lugares de códigos extremamente restritos, quebrar esses tabus pode gerar consequências severas como banimento ou até mesmo a morte.
Tabus antigos e atuais
Os tabus marcam a história de cada cultura. Por exemplo, um tabu comum antigamente é que não era aceitável que uma viúva se casasse após a morte do seu marido. Entretanto, isso não se aplica aos dias atuais, ao menos nas sociedades modernas do Ocidente. Essa situação que antes, era a causa de constrangimento e vergonha perante a sociedade, hoje é símbolo de uma conquista da luta pelos direitos das mulheres.
Ao passo que a sociedade evolui, certos tabus são quebrado e outros permanecem. Outro exemplo é a doença Aids. Antes o HIV era tido como uma sentença de morte, e ainda por cima estava relacionado a homossexualidade. Hoje em dia, as pessoas já não têm medo de expor a doença e principalmente buscar ajuda e tratamentos médicos. Mas ainda assim, e em função deste tabu reproduzido ao longo do tempo, ainda é possível que portadores de HIV sintam-se ameaçados ou excluídos socialmente.
Um outro tabu social muito comum antigamente era sobre as tatuagens. Em países como o Reino Unido, por exemplo, quem fazia tatuagem era visto com total desprezo e até mesmo desconfiança. Em outras palavras, as tatuagens eram exemplos de estigma social.
Por fim, questões relacionadas à sexualidade permanecem sendo consideradas tabus. Isso envolve polêmicas como direitos dos homossexuais, aborto, incesto, prostituição, zoofilia entre outros temas.
Quebrando o tabu
Como a própria história nos mostra, algumas regras, proibições e assuntos são construídos e desconstruídos ao longo do tempo. Isso quer dizer, que a cada dia o ser humano busca uma sociedade para melhor, mais justa e iluminada pelo conhecimento. Por outro lado, um tabu não é um assunto intocável e engessado.
Diversas questões vem sendo discutidas e problematizadas, tornando o acesso ao debate um meio importante para que a vida social seja mais igualitária e inclusiva para todos.
Quer conferir outros temas relacionados aos tabus? Então clique neste matéria: Modelo com síndrome rara quebra tabus e faz sucesso no mundo da moda
Fontes: Toda Matéria, Café com Sociologia, Concursos no Brasil