Curiosidades

O que é tremoço? Benefícios e como deve ser consumido

Saiba o que é o tremoço, quais suas propriedades nutricionais e como consumir esse tipo de leguminosa para obter benefícios à saúde.

Você sabe o que é e quais os benefícios do tremoço? Para esclarecer, tremoço são um tipo de leguminosa que vem da planta Lupinus, que é da mesma família de ervilhas, grão de bico e lentilhas. Eles são comumente consumidos na culinária mediterrânea (especialmente na Itália, Espanha e Portugal) e na cozinha latino-americana. Por causa de seu sabor amargo (resultado de compostos químicos naturais chamados alcalóides), os grãos de tremoço são frequentemente embebidos em salmoura e em conserva e depois comidos como um lanche ou como acompanhamentos para saladas, massas ou molhos.

Recentemente, os fabricantes começaram a fazer farinha de tremoço, que é naturalmente sem glúten e tem sabor semelhante à farinha de trigo integral. Além disso, essa farinha é mais nutritiva pois contém poucos carboidratos e muitas proteínas e fibras. Portanto, a farinha de tremoço é mais saudável do que outras farinhas sem glúten feitas de nozes, coco, arroz ou mandioca. Confira outros benefícios do tremoço, a seguir.

Composição do tremoço

Fonte: Pinterest

Em 100g (cerca de 50 grãos) de tremoço, são 120 calorias, 12g de proteína, 13g de carboidrato, mais de 3g de fibra e 1g de gordura. Eles têm cerca de um terço a mais de proteína do que muitos outros feijões e leguminosas. Além disso, eles praticamente não têm amido, então não vão aumentar o açúcar no sangue e, por sua vez, vão dar um sensação de saciedade.

Dessa forma, o tremoço também tem um alto nível de fibra prebiótica, que contribui para o desenvolvimento de probióticos saudáveis ​​para o intestino. Mas isso não é tudo o que a pequena leguminosa tem como benefício: eles também são ricos em nutrientes como vitaminas B que aumentam a energia e fósforo e cálcio que fortalecem os ossos. Também fazem parte dessa lista o manganês (essencial para a coagulação do sangue), magnésio (ajuda nas contrações musculares), ferro (necessário para o crescimento e desenvolvimento) e antioxidantes que combatem a inflamação.

Continua após a publicidade

Existem, no entanto, duas pequenas desvantagens para o tremoço. Por serem tão comumente embebidos em sal, podem ter alto teor de sódio. Além disso, outro aspecto negativo é que o tremoço é uma leguminosa semelhante ao amendoim, por isso pode causar reações alérgicas semelhantes para quem tem alergia ou intolerância alimentar.

Benefícios do tremoço para a saúde

Fonte: Pinterest

Especialistas sugerem que comer legumes como parte de uma dieta saudável pode oferecer alguns benefícios à saúde, como reduzir o risco de diabetes, pressão alta, colesterol alto e até mesmo ajudar com o peso.

Continua após a publicidade

Neste sentido, os benefícios do tremoço são vários. Um estudo com mais de 100 participantes descobriu que aqueles que comeram alimentos enriquecidos com tremoço durante um período de 12 meses experimentaram reduções na pressão arterial, o que pode ajudar a evitar doenças cardíacas. Por conseguinte, pesquisas sugerem que comer tremoço pode reduzir os níveis de colesterol LDL ou “colesterol ruim” . O mesmo estudo descobriu que incorporar leguminosas como o tremoço à sua dieta também pode reduzir o risco de câncer de cólon e ainda ajudar na saúde imunológica e digestiva.

Como cozinhar tremoço

Além de servidos em salmoura, podem ser moídos em farinha e usados ​​em diversos pratos. Se você optar pelos grãos secos é importante lavá-los adequadamente antes de cozinhar. Eles podem ser encontrados em duas variedades: amargo e doce. A variedade amarga deve ser embebida, lavada e fervida várias vezes ao longo de alguns dias para remover os alcalóides amargos. No entanto, a variedade doce requer menos enxágue.

Continua após a publicidade

Com a abundância de proteína vegetal, o tremoço pode ser adicionado a qualquer prato como:

Saladas

Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, o tremoço pode servir como fonte de proteína para qualquer salada de alface ou grão. Se você comprar a variedade em conserva, adicione-a à grande salada de folhas verdes ou com tomates secos e pimentões vermelhos assados.

Vegetais e legumes grelhados

Fonte: Pinterest

Em segundo lugar, se você está procurando uma refeição fácil sem carne, grelhar seus legumes favoritos e combiná-los com tremoço cozido pode ser uma excelente opção de refeição.

Massas

Fonte: Pinterest

Em terceiro lugar, o tremoço pode adicionar textura e proteína a um prato de macarrão cheio de carboidratos. Combine macarrão cozido, tremoço cozido, brócolis e um fiozinho de azeite, e delicie-se com a iguaria.

Continua após a publicidade

Purê

Tremoço: o que é, benefícios e como deve ser consumido
Fonte: Pinterest

Por fim, assim como batatas, grãos de tremoço e de outras leguminosas servem de base para muitos purês saudáveis com sabor e textura deliciosos.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Açúcar natural

Fontes: Conquiste sua vida, Cuidai,

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você