É muito provável que você já tenha se deparado com o termo: Anime, por aí. Mas apesar de ser um termo popular, nem todos sabem qual é o seu real significado. E consequentemente como utiliza-lo da maneira correta.
O que é um anime?
De uma forma geral, o termo anime significa em japonês que é a sua língua nativa, “animação”. E nesse país, utiliza-se ele para fazer referência a qualquer animação, ou seja, desenho que exista.
Já por aqui em terras tupiniquins, o termo é usado de maneira mais específica, remetendo apenas as animações que são de fato japonesas.
O que acontece é que culturalmente falando, o Japão como você já deve imaginar, é extremamente peculiar.
O país não se encaixa em um padrão e é muito autêntico em tudo o que produz culturalmente.
Sua culinária, musicas, educação e etc, tende a desentoar e ir na contra-mão do resto do mundo. Não de uma forma negativa, mas sim incrivelmente interessante e curiosa. E quando o assunto são as animações, ou seja, os desenhos as coisas não são muito diferentes.
É por isso que usamos o próprio termo japonês para nos referirmos a apenas esse tipo de desenho em específico, e não temos por exemplo uma palavra para nos referirmos aos desenhos franceses ou alemães.
Uma vez que esses se parecem e se enquadram a nossa realidade cultural.
O primeiro anime que se tem registros, surgiu no Japão no ano de 1907, e narrava a história de um jovem marinheiro.
Uma outra curiosidade sobre esse tipo de animação, é que de um modo geral, eles veem ou são inspirados no que é chamado de Mangá.
Que nada mais são do que quadrinhos (HQ), feitos ao estilo japonês, e isso inclui todas as suas peculiaridades.
Aqui no Brasil e em todo o mundo, uma série de animes já se tornaram extremamente famosos. Como os clássicos “Dragon Ball, Naruto, One Piece, Pokemón, Beyblade e Yu-Gi-Oh!
Agora, será que você conhece outros termos que estão relacionados com o universo dos animes?
O que é Otaku?
O termo Otaku, no Japão, refere-se a todos aqueles que são muito fãs de algo. Mas apesar desse contexto geral, utiliza-se ele principalmente para descrever quem é um verdadeiro apaixonado por animes ou mangás.
O termo também se refere a um grupo social, um estilo. Pessoas que se consideram como Otakus no Japão compartilham não só o seu amor pelos animes, mas também estilos de roupas, cabelos e até mesmo gírias que se baseiam nessas animações.
Um hábito muito comum entre esse grupo social, é o ato de se caracterizar como um determinado personagem fictício. O termo utilizado para essa caracterização, é o de “cosplay”.
Aqui no Brasil por outro lado, o termo muitas vezes é empregado apenas para rotular de uma forma pejorativa os fãs desse estilo de animação. O que acaba fugindo do sentindo e proposta real da palavra.
Por fim, uma curiosidade interessante, é que o termo Otaku, é utilizado apenas para designar pessoas do sexo masculino.
Mulheres que são muito fãs de animes e mangás recebem o nome de Otome, que em japonês, significa literalmente donzela ou senhorita.
Mas e então meu caro leitor, você já conhecia ou já tinha ouvido falar nesses termos? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários!
E não se esqueça, se você se interessou por esse assunto, não deixe de conferir quais são as 17 provas de que o Japão é o país mais louco do mundo.
Fontes: Suapesquisa
Um comentário em “Anime: o que é o desenho japonês e significado de Otaku”