O que fazer se você se engasgar e estiver sozinho?

Todo mundo sabe que engasgo é coisa séria e pode ser até letal. Tanto que o que não faltam por aí são vídeos e tutoriais de como salvar uma pessoa que esteja se engasgando. Mas o que fazer se você estiver em casa, sozinho, e se engasgar?

Esse é um tipo de situação que ninguém pensa a respeito, mas você consegue imaginar o perigo que se corre em um caso assim? Isso porque, com a garganta tampada e em completo desespero, você teria apenas alguns minutos para se salvar ou perder a vida engasgado mesmo.

O mais interessante de tudo é que existe pouco ou quase nenhum material explicativo, ensinando como agir, caso estiver sozinho e se engasgar. É por que ler essa matéria e aprender a técnica correta para se desengasgar é tão importante, já que pode salvar sua vida algum dia.

2

Como se salvar

A boa notícia, apesar de a situação hipotética é de você estar sozinho e se engasgar, é que a forma certa de sair dessa enrascada é muito simples. Quem ensina é o paramédico americano Jeff Rehman, profissional com 22 anos anos de experiência em momentos complicados como este.

No vídeo, como você vai ver, ele ensina que tudo depende de manter a calma e agir rápido. Então, tudo o que você precisa fazer é se ajoelhar no chão, de forma a apoiar as mãos fechadas, com firmeza no chão e deixar as costas retas.

1

O movimento decisivo, se você se engasgar, é levar os braços para frente e deixar que o tórax caia sobre o chão. É a força do impacto que faz o ar dos pulmões expelir o que estiver tampando sua garganta.

Claro que pode doer um pouco, mas o importante mesmo é se salvar. Não é verdade? Então assista ao vídeo que postamos abaixo e, se isso acontecer, lembre-se de não se desesperar.

Veja o que fazer se você se engasgar e estiver sozinho:

 

Que tal conhecer outra técnica que pode salvar sua vida algum dia? Então aprenda: Se você estiver se afogando em alto mar, faça isto.

Fontes: DN, Huffington Post