Ciência & Tecnologia

O que havia antes do Big Bang e da aparição do Universo?

As principais teorias científicas concordam sobre a explosão que deu origem ao universo, mas ainda não sabem o que havia antes do Big Bang.

Por P.H Mota

Você já se perguntou o que existia antes do Big Bang? Não havia absolutamente nada antes do Big Bang, segundo o físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking. Ele explicou o que aconteceu antes da existência do nosso universo, um pouco antes da sua morte, em 2018.

A teoria do Big Bang propõe que uma pequena partícula de matéria e energia começou a crescer, provocando o nascimento de tudo, sobre o universo bilhões de anos atrás.

No entanto, os cientistas estão intrigados com o que havia antes da “grande explosão”.

A teoria do nada de Hawking

Stephen Hawking afirmou que não existia nada. Sua teoria é baseada na suposição de que o universo não tem limites.

Continua após a publicidade

“A condição limite do universo é que ele não tem limite”, segundo o físico. A teoria do Big Bang sustenta que o universo em retrospectiva pode encolher até o tamanho de uma “bola subatômica” extremamente pequena conhecida como singularidade.

De acordo com Hawking, as leis da física e do tempo deixam de funcionar dentro dessa minúscula partícula de calor e energia. O tempo real comum como conhecemos agora encolhe infinitamente à medida que o universo se torna cada vez menor, mas nunca atinge um ponto de partida definível.

Continua após a publicidade

Hawking argumentou que antes do Big Bang o tempo real comum foi substituído pelo tempo imaginário e estava em uma forma dobrada. “Estava sempre chegando perto de nada, mas não se tornou nada”, afirmou Hawking.

A teoria de Euclides

Para ajudar as pessoas a entender melhor o estado abstrato e confuso, o físico fez uma analogia entre o tempo distorcido com a teoria do espaço-tempo do filósofo grego Euclides, uma superfície fechada sem fim.

Continua após a publicidade

“Pode-se considerar o tempo real e imaginário começando no Polo Sul. Não há nada ao sul do Polo Sul, então não havia nada antes do Big Bang”, afirmou o físico.

“Nunca houve um Big Bang que produziu algo do nada. Parecia assim da perspectiva da humanidade”, explicou ele. Além disso, ele disse que muito do que acreditamos é derivado de uma perspectiva centrada no ser humano, o que pode limitar o alcance do conhecimento humano do mundo.

A Teoria do Big Bang

A Teoria do Big Bang é uma das principais explicações para a origem do universo. Em termos simples, diz que o cosmos como o conhecemos começou com uma pequena singularidade, que inflou nos 13,8 bilhões de anos seguintes para o universo que conhecemos hoje.

A maior parte do que se entende sobre o Big Bang vem de modelos e fórmulas matemáticas, pois os instrumentos atuais não permitem que os pesquisadores olhem para o nascimento do universo. Os cientistas podem, no entanto, observar o eco da expansão através do fundo cósmico de micro-ondas.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC

Se gostou desse artigo, leia também: Entenda a ousada teoria do ‘antiuniverso’ em que o tempo corre para trás

Próxima página »

Escolhidas para você