Ciência & Tecnologia

Entenda a ousada teoria do ‘antiuniverso’ em que o tempo corre para trás

Uma nova teoria diz que o Big Bang foi o ponto de partida de um antiuniverso, uma imagem espelhada do universo atual, onde o tempo é invertido.

Você já imaginou que poderia existir um “irmão gemêo” do nosso universo? É isso que uma nova teoria sugere! Cientistas acreditam que pode haver um universo paralelo voltando no tempo e o cosmos que habitamos pode ser apenas um lado da mesma moeda. Ou seja, um conceito que vai além das dimensões extras, chamado “antiuniverso”.

Tudo aconteceu em 2018, quando três físicos do Perimeter Institute for Theoretical Physics em Waterloo, Canadá, sugeriram que o Big Bang não originou apenas o universo que conhecemos, mas também outro que é “seu reflexo no espelho”. Vamos saber mais sobre essa intrigante teoria.

A origem da teoria do antiuniverso

A origem do universo segue a ideia da teoria do Big Bang que sugere que há 13.800 milhões de anos uma partícula produziu uma grande explosão.

De acordo com essa ideia, a partir da grande explosão foi criada a matéria que compõe o universo e o tempo começou a correr em uma direção, para frente.

Em 2021, Julian Barbour, ex-professor da Universidade de Oxford, questionou essa premissa e publicou um artigo na revista ‘New Scientist’, no qual colocava a ideia de que o big bang não é a fonte do tempo, mas um ponto médio em que o universo dividido em direções opostas.

Com efeito, outros cientistas estão agora propondo uma nova versão de sua hipótese.

Continua após a publicidade

Novos estudos sobre o tema

Latham Boyle, Neil Turok e Kiera Finn são especialistas do Perimeter Institute for Theoretical Physics no Canadá e da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Manchester, no Reino Unido, e desde 2018 aguardam a aprovação de sua aplicação ‘antiuniverso’.

Agora, no manuscrito publicado na revista ‘Annals of Physics’, pode-se ler sobre a existência do ‘anti-universo’. Em suma, trata-se de um universo que existia antes do Big Bang e que explicaria a matéria escura, que não interage com o eletromagnético campo, por isso não é visível, nem refletido ou absorvido pelos materiais; só é visível pelos efeitos da gravitação ter.

Como eles sugerem, haverá um cosmos que servirá como nosso espelho antes do Big Bang, onde o tempo correrá na outra direção. Para isso, os cientistas citaram a Lei de Simetria da CPT, que é: taxa, paridade e tempo.

Lei de Simetria da CPT

De acordo com o modelo padrão da física de partículas, todas as interações de partículas seguem pelo menos uma das simetrias, por isso são consideradas de natureza fundamental e, de acordo com essa lei, são simétricas e a mesma reação é observada se forem invertidas.

Nesse sentido, se a simetria CPT se aplicasse ao cosmos, haveria um universo de vidro cheio de partículas com cargas conflitantes com as deste universo.

Agora, a existência deste cosmos pode explicar a matéria escura. Atualmente, existem três tipos de neutrinos conhecidos, são eletrônicos, muônicos e tau, todos eles giram na mesma direção: a esquerda.

Continua após a publicidade

O que seria o antiuniverso?

Latham Boyle, um dos coautores do estudo, adverte que não tinha certeza sobre a hipótese do antiuniverso e que suas propostas precisavam de experimentação. Contudo, ele acha que seus cálculos lhe dão algumas pistas.

“No momento, acreditamos que o antiverso é uma imagem espelhada real visível no tempo, com partículas e antipartículas trocadas”, disse Boyle à BBC.

De acordo com essa visão, esse antiverso não é um universo independente, mas apenas um reflexo do nosso universo. “Temos ‘antieu’ no outro universo, mas não é independente”, disse Boyle à rede britânica.

Fontes: BBC, Inovação Tecnológica

Bibliografia

Latham Boyle, Kieran Finn, Neil Turok. CPT-Symmetric Universe. Revista: Physical Review Letters. Vol.: 121, 251301doi

Continua após a publicidade
Quer conhecer outras teorias sobre universos paralelos? Então, leia: Universo paralelo, o que é? 7 teorias incríveis que explicam o conceito

Próxima página »

Escolhidas para você