Jack Daniel’s – O que ninguém conta sobre a história do famoso uísque

Este pode ser um uísque famoso, mas existe um detalhe sobre ele que as pessoas não sabem. Conheça a história da marca Jack Daniel’s.

Jack Daniel’s, certamente, é uma das marcas de uísque mais famosas atualmente. E, sobretudo, já está no mercado há 150 anos.

Para quem não sabe, a empresa foi criada pelo americano Jasper Newton “Jack” Daniel, do Tennessee. Isso, aliás, em pleno no século 19.

Conforme a história que a marca Jack Daniel’s conta, a destilaria foi criada pelo jovem aprendiz que já citamos. Ele, aliás, teria aprendido as técnicas refinadas de produção de um belo uísque, à base do milho americano.

O mentor do rapaz, então, teria sido o padre e comerciante Dan Call. Este, inclusive, tinha sua própria destilaria naquela época, que serviu de escola a Jasper, ou Jack, como preferir.

A grande sacada da marca, contudo, teria sido o aperfeiçoamento da técnica de destilaria pelo próprio Jack Daniel. E isso a impulsionou no mercado desde sua fundação, em 1866. Então, daí por diante, o uísque foi só sucesso.

A peça-chave da Jack Daniel’s

Interessante a historinha, não acham? O problema, contudo, é que um elemento decisivo sobre a história da Jack Daniel’s foi ocultado durante um século e meio. Muito embora os nativos do estado americano do Tennessee o conheçam bem.

Isso porque, para parecer politicamente correta, a empresa excluiu de sua história oficial um personagem chamado Nearis Green. Por qual motivo fizeram isso, você deve estar se perguntando, não é mesmo? É simples: este era um escravo negro de Dan Call, o padre.

1
Jack Daniel, à direita; e Nearis Green, à esquerda

Conforme uma reportagem recente do New York Times, foi Nearis o principal professor de Jack Daniel na destilaria e foi ele que descobriu e ajudou a aperfeiçoar o talento que o rapaz tinha para a produção do uísque. Mas, obviamente, este fato não soaria nada bem no mercado.

Um escravo culto

Registros históricos mostram que Green, apesar de escravo, era um homem letrado, que tocava violino e participava de apresentações artísticas. E, nem mesmo depois de 1865, com o fim da escravidão, ele quis sair do lado de Dan Call.

2

E, apesar da história ocultar esse personagem tão importante, depois da abertura da Jack Daniel’s o fundador da marca hoje mundialmente conhecida reconhecia a importância de Nearis Green, tanto que os dois filhos do ex-escravo trabalharam com Jack. Interessante, não?

E, por falar em uísque, temos uma outra notícia nada boa para você, caro leitor: 9 alimentos (e bebidas) que podem sumir devido ao aquecimento global.

Fonte: Vix

Outras postagens

Um comentário em “Jack Daniel’s – O que ninguém conta sobre a história do famoso uísque