O que o cheiro do corpo revela sobre seu estado de saúde

Todo mundo acha que quando o cheiro do corpo está desagradável é sinal de que a higiene pessoal não anda boa. Mas, a verdade, é que nem sempre acontece assim.

Muitos problemas de saúde acabam deixando certas regiões do corpo com cheiros específicos e, quase sempre, nada agradáveis. Um bom exemplo disso são problemas no sistema digestivo, especialmente, no intestino; que pode deixar o hálito com cheiro de cocô. Acredita nisso?

E os problemas de saúde que despertam cheiros estranhos no corpo estão longo de se resumir a isso. Como você vai ver na lista abaixo, muitos outras doenças (crônicas ou não) podem alterar a forma como seu corpo cheira.

Descubra o que o cheiro do corpo revela sobre sua saúde:

1. Cheiro fecal

Se você não consegue se livrar desse cheiro, pode ser que você esteja com algum tipo de obstrução intestinal. Esse é um tipo de condição médica perigosa, que acontece quando o intestino grosso ou delgado estão bloqueados de alguma forma.

O reflexo disso, normalmente, é um hálito que tem um aroma muito parecido com o cocô e que só agrava depois das refeições. Mas o cheiro também pode estar presente no suor das axilas e em outras partes do corpo que transpirem mais.

2. Cheiro amargo

Outro cheiro do corpo que pode ser um alerta sobre sua saúde é o odor amargo. Normalmente, esse é um reflexo de problemas no fígado, capazes de produzir uma variedade de substâncias químicas com cheiros peculiares, aliás.

Problemas no fígado, inclusive, podem ser causados por sintomas como problemas digestivos e náuseas.

3. Cheiro de peixe

Pode parecer engraçado e improvável, mas existe uma síndrome de odor de peixe, também conhecida Trimetilaminúria. Para quem não sabe do que se trata, esse problema altera o cheiro do corpo, deixando o aroma parecido com o de peixe podre na urina, no suor e até mesmo no hálito, causado pela excreção excessiva de trimetilaminúria (TMA).

Outros fatores que podem deixar o cheiro do corpo parecido com o de peixe podre são os hábitos alimentares ou a presença de bactérias específicas. É por isso que o tratamento dessa síndrome é a base de antibióticos, loções ácidas e determinações dietéticas.

4. Cheiro doce

Cheiro doce ou frutado no corpo pode ser sinal de diabetes. Isso pode acontecer devido aos altos níveis de cetonas na corrente sanguínea.

Se sua urina também apresentar esse cheiro específico, também pode ser um sintoma da doença ou da síndrome de urina de xarope de bordo, um transtorno metabólico que provoca a incapacidade do corpo para quebrar os aminoácidos valina, leucina e isoleucina.

5. Cheiro de ovo podre

Se esse é o seu problema, pode ser que você esteja comendo muita carne. Isso porque a proteína animal sobrecarrega o sistema digestivo. O cheiro, em específico, é causado pelo alto conteúdo de aminoácidos que contêm enxofre e que estão presentes na carne, especialmente nas vermelhas.

Embora os aminoácidos façam mal, eles precisam ser bem digeridos, o que dificilmente acontece.

6. Cheiro de bebida alcoólica

Quando se consome muita bebida alcoólica, o corpo reconhece o álcool como uma toxina e tenta quebrar as enzimas com ácido acético, que pode metabolizar aproximadamente 90% da bebida, mas também de outras.

Depois disso, o álcool sai na urina, no suor e sistema respiratório. É essa liberação que causa os odores corporais específicos.

7. Cheiro de suor

Se você está sempre transpirando e cheirando a suor, você deveria fazer um teste de hiperidrose, que consiste na transpiração excessiva. Mas é preciso estar atento, porque outras doenças também causam hiperidrose, como neurológicas, endócrinas infecciosas e outras doenças sistêmicas.

Sobre a hiperidrose, pode ser desencadeada pelo calor, por emoções, mas costuma ser mais evidente nas primeiras horas da manhã, mesmo em temperaturas normais e sem estresse. As principais áreas de suor são as axilas, a virilha e os pés.

Agora, falando em cheiros, que tal irmos direto para um cheirinho bom? Descubra também: Por que bebês recém-nascidos têm um cheiro tão bom?

Fonte: Incrível