O que realmente acontece quando você estala os dedos?

De um por um ou todos ao mesmo tempo? Como você costuma estala os dedos? Sim, porque a gente não vai acreditar se você disser que não faz isso nunca, já que a sensação de estalar os dedos é tão legal. E, às vezes parece até algo meio proibido, não é verdade?

Mas, apesar da sua avó e da sua mãe já ter cansado de chamar sua atenção quando você estala os dedos, você sabe o que realmente acontece quando faz isso? Será que é prejudicial para as articulações, para os ossos, para a saúde? Será que você fica com os dedos mais grossos quando estala os dedos?

Como o assunto sempre foi polêmico e cheio de boatos, a Ciência decidiu desvendar mais esse mistério. Com recursos de ressonância magnética, estudiosos da Universidade de Alberta, no Canadá, contaram com a ajuda de alguns voluntários para ver o que acontece no corpo humano, ou melhor, nas articulações das mãos quando se estala os dedos.

4

O experimento

Para a investigação, cada um dos participantes inseriam os dedos em um tubo, conectado a um cabo; que puxava as articulações lentamente, até que os dedos estalassem. Como era de se esperar, cada uma das etapas de como se estala os dedos foi filmada, mostrando passo-a-passo o que ocorre dentro das “juntas”.

Segundo os cientistas, o que realmente ocorre quando se estala os dedos é a formação de um tipo de bolha com a substância que lubrifica as articulações. Isso porque, ao forçar os dedos a estalarem, acontece uma leve separação das articulações, permitindo que o gás de dentro desse fluído, conhecido como sinovial, provocasse o barulho.

1

Quando você estala os dedos

Ou seja, o barulho que acontece quando você estala os dedos não tem nada a ver com atrito entre os ossos. Ele não passa de bolinhas de gás, dentro do fluído que lubrifica suas juntas, estalando. E, sendo assim, não dá para dizer se estalar os dedos é realmente prejudicial de alguma forma. Pelo menos não há nenhuma evidência científica disso.

“As pessoas não gostam do barulho do dedo sendo estalado porque acham que há algum dano sendo feito” comentou Richard Thompson, um dos cientistas responsáveis pelo experimento.

2

O vídeo, abaixo, apesar de estar em inglês, explica direitinho o que acontece nas suas articulações quando você estala os dedos. Ative suas legendas e assista:

Viu só? Mas, o que acontece quando se estala os dedos não é o único mistério que a Ciência andou desvendando: veja para que serve a colher do McFlurry.

Fonte: Catraca Livre, Vox, Veja