O que são aqueles pontinhos brancos no rosto que algumas pessoas têm?

Você pode até não ter, mas com certeza, já viu alguns pontinhos brancos no rosto de algumas pessoas, não é mesmo? Eles parecem com cravos e espinhas, são saltados e esbranquiçados e, normalmente, ficam na região dos olhos. Mas não adianta nada espremê-los, não é mesmo?

Para quem não sabe, esses pontinhos brancos no rosto ou miliuns, como são oficialmente chamados, não se tratam de inflamações que possam ser espremidas e eliminadas da pele como a acne. Eles se tratam de pequenos cistos na epiderme, região mais superficial da pele, que fica cheio não de sebo, mas de queratina.

Conforme especialistas, o milium surge na pele que está em processo de cicatrização, já que resulta da proliferação de células da epiderme dentro da derme, mas pode ser resultado também de uma tendência genética. Aliás, estes pontinhos brancos no rosto costumam ser mais frequentes em recém-nascidos, mas se a pele já for predisposta, eles podem aparecer em qualquer época da vida.

3

Como tirar os pontinhos brancos no rosto?

Sobre extrair estes pontinhos brancos no rosto, os dermatologistas explicam que é preciso ter cuidado, uma vez que a pele pode ficar marcada. O ideal é deixar este trabalho para um especialista, que normalmente começa o processo com uma limpeza profunda da pele, com esfoliação por ozônio, por exemplo.

1

É comum também que, em seguida, seja feita ainda drenagem dos cistos, peeling de diamante, de cristal ou químico; aplicação de ácido retinóico e até mesmo microagulhas, que ajudem a romper a pele para drenar a queratina acumulada. Mas, claro, essas são medidas puramente estéticas, já que os miliuns costumam ficar amarelados com o passar do tempo, mas não geram qualquer tipo de consequência ruim.

2

Para finalizar a limpeza profunda da pele depois da extração dos pontinhos brancos no rosto, é comum ainda que o paciente receba uma máscara calmante por 10 ou 20 minutos. Segundo os especialistas, isso ajuda a reduzir a vermelhidão e a deixar a pele menos irritada, reduzindo as chances dos tais pontinhos voltarem.

4

E, se o pontinho branco que está incomodando você não estiver no rosto, essa outra matéria deve ajudar você: Como a afta se forma e como curá-la?

Fonte: Vix