O que seu celular revela sobre sua personalidade?

Que tipo de celular você tem? Ao que tudo indica, este pequeno dispositivo que está do seu lado agora ou que possibilita que você leia esta matéria revela muito mais sobre sua personalidade como usuário que, um dia, qualquer um poderia imaginar.

Quem comprovou isto foi a Universidade de Lancaster, no Reino Unido. Em um estudo recente, o primeiro do tipo, aliás; os pesquisadores conseguiram provar que realmente existem diferenças na personalidade das pessoas que escolhem comprar aparelhos celulares com sistema operacional Android ou iOS.

6

Para chegar a esta conclusão, 576 voluntários foram entrevistados por psicólogos e revelaram informações pessoais sobre si mesmos por meio de testes de personalidade. E os resultados, quando cruzados, foram bastante expressivos.

Gênero, idade e personalidade

7

De acordo com os pesquisadores, o primeiro grande divisor de águas foi com relação ao gênero e a idade dos usuários: duas vezes mais mulheres prefere iPhones e usuários de Android, na maioria homens, costumam ainda ser mais velhos que os fãs dos aparelhos da Apple.

Mas, isso não é tudo. O tipo de celular de cada usuário também revela sobre sua personalidade traços importantes. Os donos de Androids, por exemplo, se mostraram mais aplicados nos testes de Honestidade e Humildade. Eles também se mostraram mais simpáticos com as pessoas ao redor, menos propícios a manipular os demais, a quebrar regras e menos interessados em riqueza e em status social elevado.

8

Enquanto isso, os fãs de iPhones se mostraram mais manipuladores e manifestaram interesse maior em ter mais dinheiro e alcançar um nível socieconômico mais alto. Outras características interessantes é que essas pessoas costumam ser mais extrovertidas, liberais, mais emotivas e preocupadas com o fato do celular ser entendido como um objeto de status.

Projeções de identidade

3

Conforme os responsáveis pelo estudo, os resultados foram tão expressivos que foi possível criar um algoritmo que advinha qual o celular das pessoas, baseado nos testes de personalidade, gênero e idade que aplicaram durante as pesquisas.

Ainda segundo os cientistas, tudo que conseguiram descobrir está diretamente ligado ao que chamam de Teoria do Self Estendido, que diz respeito às nossas projeções de identidade sobre as posses que temos, como as redes sociais, as roupas que vestimos e, agora, o tipo de celular que escolhemos.

5

Interessante, não? Mas, independente de sua personalidade e do tipo de celular que ela influenciou você a adquirir, uma coisa é certa: ninguém quer que o aparelho caia na água. Não é verdade? Se isso acontecer, no entanto, você já vai saber o que fazer, caso confira também esta outra matéria: Como salvar o celular molhado e evitar danos.

Fonte: Superinteressante