O que tem dentro do chocalho da cascavel?

Você já viu uma cascavel de perto? A gente torce para que seu contato com essa cobra tenha sido seguro, se possível em um zoológico ou viveiro especializado ou mesmo por meio da internet. Isso porque, apesar de ser um dos bichos mais venenosos do mundo, elas têm uma parte muito curiosa em seus corpos frios: o chocalho.

Para quem não sabe, o chocalho da cascavel funciona como uma espécie de alerta. Da mesma forma que você ficaria assustado se ouvisse o som de seu guizo, os demais bichos também se comportam da mesma maneira, o que funciona muito bem na hora da cobra ganhar espaço e espantar seus inimigos.

No entanto, o mais interessante de tudo é que essa parte endurecida do corpo da cascavel, ao contrário de todo sua cobertura exterior, não é trocada jamais ao longo da vida, embora essa cobra troque de pele periodicamente. Além disso, o chocalho da cascavel pode indicar a idade da cobra, por meio do número de anéis presentes em seu guizo.

2

Por dentro do chocalho da cascavel

Mas, será que você saberia dizer porque essa parte do corpo da cobra faz esse barulho? O que será que existe dentro do chocalho da cascavel que permite que ela emita esse barulho tão característico, bem parecido com o som dos chocalho dos bebês?

Daniel Markham e seu filho Lincoln, do canal What’s inside?, no YouTube, foram atrás dessa resposta. Pai e filho, que criaram o canal para mostrar o que tem dentro das coisas, compraram um chocalho de cascavel no eBay para fazer a experiência, mas, antes, foram até o zoológico de Phoenix, no Arizona, para ver como é uma cascavel viva.

1

Depois da aventura, que você confere no vídeo, logo no final da matéria, Daniel usou um estilete para descobrir o que existem dentro do chocalho da cascavel. Com muito cuidado, ele foi abrindo os anéis do guizo.

Mas, quando conseguiu abrir, a surpresa foi maior que o esperado. Isso porque o chocalho da cascavel é vazio! Não há nenhum tipo de estrutura ou mesmo “bolinhas” lá dentro que justifiquem o barulho que essa espécie de cobra faz.

Qual a explicação?

Impressionados, pai e filho pesquisaram sobre o assunto. Como contaram, não é preciso ter nada dentro do chocalho da cascavel para que ela emita seu som típico. O que proporciona o barulho é a batida das duas camadas de queratina, uma contra a outra.

No vídeo, abaixo, você confere melhor essa experiência:

 

Interessante, não? Agora, falando em cobras, você deveria conferir também: 9 cobras que comeram e se arrependeram amargamente.

Fontes: What’s inside?, Mega Curioso, Diário de Biologia