Apesar da conotação romântica, cientistas descobriram recentemente que olhar para os olhos de alguém por um longo período pode mexer com o cérebro das pessoas. Segundo estudos relacionados ao assunto, depois de 10 minutos de contemplação dos olhos de uma outra pessoa é possível ter alucinações, bem parecidas até com as alucinações causadas por algumas drogas.
Para chegar a esse conclusão, um renomado psicólogo italiano, Giovanni Caputo, da Universidade de Urbino, contou com a ajuda de 20 voluntários que participaram de um experimento, no mínimo, curioso. Essas pessoas, sem saber das possíveis alucinações ou de qualquer outro detalhe verdadeiro sobre o estudo, foram convidadas a ficar em uma sala mal iluminada, onde precisavam ficar sentadas aos pares, uma de frente para a outra, e não fazer mais nada a não se encararem diretamente, por 10 minutos.
Uma outra parte do grupo chegou a ser convidada a fazer algo diferente, para disfarçar as intenções reais da experiência. Os pesquisadores pediram a eles para ficarem em uma outra sala, também pouco iluminada, onde deveriam encarar a parede branca, com a desculpa de que todos participavam de um experimento meditativo.
Passados os 10 minutos cronometrados pelos pesquisadores, os relatos dos voluntários que contemplaram olhos alheios foi impressionante. Todos eles sofreram alucinações variadas e alguns tiveram até experiências extracorporais. É mole?
De acordo com os formulários do estudo, preenchido pelos próprios voluntários que tiveram que olhar nos olhos de outra pessoa por 10 minutos, 90% dos participantes disseram ter visto o rosto do parceiro completamente deformado. Outros 75% disseram que chegaram o rosto da outra pessoa se transformar em monstros.
O mais impressionante de tudo é que 5o% afirmou também ter visto seus próprios rostos no rostos da outra pessoa. Isso sim é que são alucinações, hein?
Embora muita gente tenha ficado com um certo medinho das alucinações, Caputo explica que tudo o que aconteceu tem explicações científicas. De acordo com o responsável pelo experimento, as alucinações ocorrem devido à adaptação de nossos neurônios à situação contemplativa, que acaba diminuindo suas atividades e chegam, em alguns casos, a parar por passar tanto tempo (sim, 10 minutos podem ser uma eternidade!) sem receber novos estímulos.
O psicólogo explica ainda que isso pode acontecer com qualquer outra coisa que seja fixada diretamente por nossos olhos durante um longo período. Conforme ressaltou, é normal que o objeto ou a pessoa fiquem deformados até você piscar novamente, já que sua percepção vai diminuindo, mesmo que os olhos se movam involuntariamente.
Bom, pelo menos isso vai ajudar muita gente por aí a ter alucinações sem usar drogas, não é mesmo?
Agora que você já sabe o que acontece se olhar, fixamente, os olhos de alguém, que tal descobrir também “o que acontece se você colocar gelo na nuca?”
Fonte: Science Alert