Curiosidades

“Olho por olho, dente por dente”, conheça a origem da frase!

"Olho por olho, dente por dente" é uma das frases feitas mais repetidas pelo mundo, e agora você vai descobrir quando, onde e como surgiu.

Quando alguém faz você se sentir mal, é natural do ser humano entrar em estado de defesa e até planejar aquela “vingancinha básica” na cabela. É nessa hora que aquela frase clássica aparece, “olho por olho, dente por dente”.

A frase é mais do que isso, na verdade, ela é uma expressão popular. Aqui no Brasil, não importa para qual dos quatro cantos você for, essa mesma máxima estará valendo igualmente em todos eles.

Mas não é só em terras tupiniquins que o “olho por olho, dente por dente” funciona. A frase é altamente difundida pelo mundo inteiro – pelo menos do lado ocidental. Você sabe a origem dessa frase? O Segredos do Mundo te conta.

Código de Hamurabi

"Olho por olho, dente por dente", conheça a origem da frase!

Na Mesopotâmia foi criado um código, a muito tempo atrás. Chamado de lei de talião, ou lei de retaliação, ela exigia que o agressor fosse punido com o sofrimento proporcional ao que causou na vitima. Esse principio pode ser encontrado em meio ao código babilônico de Hamurabi (1.770 a.C.), ou código de Hamurabi, que antecede os livros de direito judeus em centenas de anos. Ou seja, essa era a lei.

O código de Hamurabi tinha ao todo 282 artigos, que tratava de relações de trabalho, família, propriedade, crimes e escravidão, e a lei do talião. Esse é o conjunto de leis mais antigo que a humanidade tem acesso, sendo considerado o primeiro. A rocha com as leis foi encontrado, na região da antiga Mesopotâmia, no inicio do século 20 e hoje encontra-se em exposição no Museu do Louvre, em Paris.

Continua após a publicidade

Olho por olho, dente por dente

"Olho por olho, dente por dente", conheça a origem da frase!

Essa lei afirmava que que se um homem arrancar o olho de outro homem, este deverá também ter o olho arrancado. Se um homem quebrasse os dentes de alguém, quem causou o estrago também deveria ter esse fim. É dessa passagem que surge a icônica frase que todo mundo adora usar em seus momentos de raiva, mágoa e rancor, “olho por olho, dente por dente”.

Apesar de aparecer originalmente na Mesopotâmia, podemos encontra-la nos livros do Antigo Testamento do Êxodo, Levítico e Deuteronômio.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 25 expressões populares brasileiras e suas origens

Fonte: Mega Curioso

Imagem: Apessay

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você