Você sabe onde fica o apêndice e para quê ele serve? Nos humanos, o apêndice ou apêndice vermiforme é uma estrutura tubular localizado na região inferior direita da barriga; especificamente na junção do intestino delgado e grosso.
Sendo um tubo sem saída, o apêndice obviamente não pode transportar alimentos e resíduos através do trato intestinal. Além disso, muitas pessoas tiveram seu apêndice removido e ainda parecem não sofrer nenhum sintoma por não ter apêndice.
Este fato pode parecer indicar que o apêndice é inútil; uma relíquia evolucionária abandonada de algum antigo predecessor. Mas, será que ele realmente não tem nenhuma função?
O que é apêndice e onde fica?
O apêndice é uma estrutura tubular localizada no quadrante inferior direito do abdome na junção do intestino delgado e do intestino grosso. O apêndice sai do ceco, que é a estrutura semelhante a uma bolsa no início do intestino grosso.
Em média, o apêndice tem aproximadamente 9 cm de comprimento. Além disso, o apêndice também recebe o nome de vermiforme. “Vermiforme” significa em forma de verme e descreve a estrutura tubular, semelhante a um verme, do apêndice.
A comunidade médica desconhece a função do apêndice, no entanto, existem algumas hipóteses diferentes para sua finalidade.
Para que serve o apêndice?
De acordo com um estudo realizado por uma equipe médica do Winthrop University Hospital, pessoas sem apêndice apresentaram Colite pseudomembranosa recorrente quase 3 vezes mais do que pessoas com um apêndice intacto.
Além disso, descobriu-se que o tecido do apêndice é rico em folículos linfáticos ativos semelhantes aos encontrados em todo o trato intestinal. Esse tecido linfático desempenha vários papéis bioquímicos importantes no sistema imunológico.
Na verdade, o tecido imunológico do apêndice tem uma maior densidade de imunócitos produtores de imunoglobulina do que o cólon.
O apêndice, portanto, parece desempenhar um papel na defesa do intestino contra infecções. No entanto, quando essa parte do corpo inflama, ela causa uma condição chamada apendicite.
O que é apendicite?
A apendicite é uma inflamação do apêndice. Geralmente isso ocorre por causa de uma infecção ou obstrução no trato digestivo. Aliás, se não receber tratamento imediato, um apêndice infectado pode estourar e espalhar a infecção por toda a cavidade abdominal e na corrente sanguínea.
Desse modo, a apendicite acontece rapidamente – em alguns casos, várias horas após a ocorrência da obstrução. Quanto mais cedo buscar atendimento médico, melhor será o resultado.
Como o apêndice pode se romper sem tratamento, todos precisam reconhecer os sinais de alerta e sintomas da apendicite.
Sintomas
- Dor súbita ao redor do umbigo ou na parte superior do abdômen;
- Dor que se intensifica ao longo de algumas horas e migra para o abdome inferior direito;
- Falta de energia e perda de apetite;
- A condição piora progressivamente, talvez levando a náusea;
- Constipação, incapacidade de passar gases ou diarreia;
- Febre alta
Como a apendicite é tratada?
Na maioria dos casos de apendicite, o apêndice precisa ser removido cirurgicamente o mais rápido possível. A remoção do apêndice, conhecida como apendicectomia ou apendicectomia, é uma das operações mais comuns e sua taxa de sucesso é excelente.
A operação é do tipo laparoscopia, que envolve fazer vários pequenos cortes em seu abdômen, através dos quais são inseridos instrumentos cirúrgicos especiais.
A cirurgia aberta, em que um único corte maior é feito no abdome, geralmente é feita quando o apêndice estourou ou quando o acesso é mais difícil.
A maioria das pessoas se recupera completamente de uma apendicectomia em algumas semanas, embora atividades extenuantes possam precisar ser evitadas por até 6 semanas após a cirurgia aberta.
E se você esperar muito tempo para procurar ajuda?
Há um problema real em esperar muito tempo para tratar a apendicite. Você pode se sentir muito mal, mas de repente se sentir melhor. Isso pode ocorrer quando o apêndice realmente se rompe.
Cerca de três horas depois, você ficará muito doente porque a infecção está flutuando livremente ao redor da barriga. Essa situação pode levar à sepse, uma possível condição com risco de vida causada pela resposta do corpo a uma infecção.
Além disso, neste caso, não se pode remover o apêndice, porque pode causar mais danos. Assim, os pacientes podem ficar no hospital por semanas. Eventualmente, cerca de seis meses depois, é feita a apendicectomia laparoscópica ou uma cirurgia chamada apendicectomia de intervalo.
Portanto, não deixe de procurar um médico imediatamente ao notar possíveis sinais de apendicite.
Então, achou interessante saber onde fica o apêndice? Pois, leia também: Varíola do macaco: saiba o que é a doença, os sintomas e por que afeta humanos
Bibliografia
MAYO CLINIC. Appendicitis. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/appendicitis/symptoms-causes/syc-20369543>.
HEALTHLINE. Everything You Need to Know About Appendicitis. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/appendicitis>.
NHS. Appendicitis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/appendicitis/>.