Curiosidades

Descubra o tamanho do intestino humano e sua relação com o peso

O tamanho do intestino humano é uma característica que chama bastante atenção no órgão e há quem acredite que relacione-se com o peso.

O intestino é o órgão responsável por auxiliar a passagem dos alimentos digeridos, absorver nutrientes e eliminar resíduos. Esse tubo orgânico é essencial para o processo de digestão. Ademais, uma característica que chama bastante atenção é o fato do tamanho do intestino humano ser de 7 à 9 metros de comprimento.

Muita gente tende a se perguntar como um órgão comprido desse jeito existe no nosso corpo. Só para ilustrar, a maior estatura registrada até então foi de 2,72 m e pertence ao estadunidense Robert Wadlow, considerado a pessoa mais alta de todos os tempos. Porém, adiantamos que essa é apenas uma das várias curiosidades em torno do tamanho do intestino humano.

Há estudos que chegam a associar o comprimento do intestino ao peso de uma pessoa e, consequentemente, à obesidade. Mas, antes de falar propriamente desses fatos curiosos, é importante conhecer melhor a anatomia desse órgão. Então, vamos lá?

Intestino grosso e delgado

Descubra o tamanho do intestino humano e sua relação com o peso

Continua após a publicidade

Embora tratemos o intestino humano como um órgão só, é importante ressaltar que o mesmo divide-se em duas partes principais: o intestino delgado e o intestino grosso. Enquanto o primeiro liga  estômago ao intestino grosso e possui cerca de 7 metros, é nele que ocorre a absorção de água e da maio parte dos nutrientes.

O intestino delgado divide-se em regiões, sendo elas:

  • duodeno: é a mucosa pregueada cheia de vilos (dobras intestinais), glândulas proeminentes e nódulos linfáticos esparsos;
  • jejuno: apesar de ser bem parecido com o duodeno, é mais estreito e possui vilos menos numerosos;
  • íleo: parecido com o jejuno, conta com placas de peyes e células caliciformes.

Em seguida, o processo de digestão tem continuidade no intestino grosso. Essa segunda parte do órgão apresenta aproximadamente 2 metros de comprimento e, embora seja menor, é ainda mais importante na absorção de água. É no intestino grosso que mais de 60% da água é absorvida para o corpo. Tá vendo? É isso que dizem com “tamanho não é documento”.

Continua após a publicidade

O intestino grosso também conta com subdivisões, sendo elas:

  • ceco: parte do intestino grosso na qual o bolo fecal é formado;
  • cólon: maior parte do intestino grosso, recebe o bolo fecal e divide-se em cólon ascendente, transverso, descendente e sigmoide;
  • reto: o final do intestino grosso e, também, o fim da linha para o bolo fecal através do ânus.

Ademais, além dessas duas partes do intestino, outro elemento é fundamental na digestão: as bactérias. Já ouviu falar da “flora intestinal”? Pois então, ali existem inúmeras bactérias que ajudam a manter o intestino saudável e livre de outras bactérias que podem ser nocivas a esse processo. Por isso, recomenda-se tanto o consumo de probióticos, pois ajuda na manutenção dessa flora.

Outras funções do intestino

Descubra o tamanho do intestino humano e sua relação com o peso

Continua após a publicidade

Além de absorver água e nutrientes, o intestino ajuda na eliminação de toxinas e produtos que não são tão compatíveis com nosso organismo. Aliás, esses últimos são expelidos através das fezes. Contudo, muito além disso, o intestino é também um importante órgão endócrino.

Portanto, além do processo de digestão, o intestino auxilia na produção de hormônios e neurotransmissores responsáveis por influenciar o funcionamento do corpo todo, assim como a saúde mental. E, entao, já agradeceu seu intestino por trabalhar tão duro para te manter saudável?

Outro detalhe curioso sobre o intestino, é que ele é considerado o “segundo cérebro”. Por essa você não esperava, né? Pois é. O órgão recebe esse título por ser independente e capaz de funcionar mesmo sem as “ordens” do cérebro. Sabe como e por que isso acontece? Bom, o intestino humano possui seu próprio sistema nervoso, chamado entérico. Além de comandar o intestino, esse sistem coordena todo resto do processo digestivo.

Como esse órgão cabe no corpo humano e qual sua relação com o peso?

Continua após a publicidade

Bom, além de complexo, o intestino humano chama atenção pelo seu tamanho. É comum que alguém se pergunte como é possível um órgão de 7 metros caber dentro do nosso organismo. Pois bem, o segredo é organização. Acontece que, embora seja comprido, o diâmetro do intestino possui apenas alguns centímetros.

Dessa forma, o órgão cabe no nosso corpo porque fica bem organizado e dá várias voltas de um lado para o outro. É, basicamente, como se ficasse dobradinho dentro do nosso abdôme. Além disso, na ciência, existe a hipótese do intestino longo, na qual o comprimento do intestino delgado relaciona-se à obesidade.

Embora existam dados ecolutivos, anatômicos e neuroendócrinos em favor dessa afirmação, um estudo brasileiro mostrou que não é bem assim. Em 1977, autores haviam cogitado a possibilidade de correlação entre o tamanho do intestino humano e o peso corporal. Apesar de indivíduos obesos tenderem a ter o intestino delgado mais longo que pessoas não obesas, isso não é um fator decisivo.

Portanto, pesquisadores brasileiros resslatam que ainda há muitas divergências em relação à influência que o peso ou tamanho do indivíduo exerce no tamanho do intestino. Então, é necessário mais estudos para definir essa influência.

Continua após a publicidade

E aí, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Digestão: veja o caminho que a comida faz dentro de você.

Próxima página »

Escolhidas para você