Mundo Animal

Estrelas do mar – anatomia, habitat, reprodução e curiosidades

Sabia que as estrelas do mar são seres vivos? Conheça mais sobre elas, onde vivem, o que comem, como se reproduzem e muito mais

O assunto de hoje será sobre as espécies do Patrick do desenho Bob Esponja-Calça quadrada. Então, se você disse estrelas do mar você acertou em cheio. Basicamente, esses animais invertebrados não são chamados de estrelas atoa, até porque eles podem possuir de 5 à mais braços, os quais são terminados em ponta.

Sobretudo, as estrelas do mar, são animais que pertencem à família dos equinodermos, ou seja, são seres que possuem características físicas únicas. Como por exemplo, o sistema esquelético, o tegumento, a simetria e, também, um sistema vascular curioso. E assim como os outros equinodermos, as estrelas do mar possuem um sistema de locomoção muito interessante.

Uma das característica excêntricas das estrelas, como por exemplo, são a capacidade que elas possuem de regenerar. Basicamente, se eles perderem um braço, eles conseguirão reconstruir outro no mesmo lugar. Vale ressaltar também, que existem diversas formas e cores diferentes deste animal.

Tudo que você precisa saber sobre as estrelas do mar

Continua após a publicidade

Contudo, essa espécie infelizmente vem diminuindo drasticamente, por conta do aumento dos níveis de poluição dos mares e oceanos. Basicamente, a contaminação da água podem fazer com que elas morrem, pois com a água contaminada elas não irão conseguir processar as toxinas e respirar. Pois, elas não possuem um filtro no sistema respiratório.

Elas também estão se tornando ameaçadas, pois a caça e a captura desses animais, está aumentando cada vez mais. Basicamente, os humanos retiram elas de seus habitats para então comercializarem elas como lembranças ou souvenir nas praias e lojas de decoração

Continua após a publicidade

Ficou curioso sobre como é a vida desses animais tão excêntricos? Então vem com a gente, que iremos lhe mostrar todo o universo dessa espécie.

Como são as estrelas do mar?

Anatomia da estrela-do-Mar

Tudo que você precisa saber sobre as estrelas do mar

Continua após a publicidade

As estrelas do mar além de lindas, são também bem excêntricas. Primeiramente, a primeira característica perceptível são seus inúmeros braços, o que na verdade são as cinco pontas dela que formam sua simetria. E é justamente por ela ter essa simetria, que ela se chama estrela do mar.

Enquanto seus olhos, se encontram no final de cada braço, eles se localizam lá justamente para ela conseguir perceber a luz e a escuridão, além de conseguir detectar o movimento de outros animais ou objetos. Sobretudo, os seus braços conseguem se locomover como se fossem uma roda

Portanto, o seu corpo apresenta diversos aspectos, dentre eles pode se encontrar estrelas com aspectos mais lisas, rugosas ou com uma espécie de espinhos bem evidentes. Além do mais, a parede corporal dessas estrelas são cobertas por grânulos, tubérculos e espinhos. E são justamente essas características que fazem com que ela consiga obter oxigênio da água.

Tudo que você precisa saber sobre as estrelas do mar

Continua após a publicidade

E mesmo você não achando, esses animais possuem um corpo rígido, por conta de seu esqueleto interno, que é o endoesqueleto. Contudo, eles não são resistentes como o esqueleto de um ser humano por exemplo. Portanto, eles podem partir em diversas partes caso sofra um impacto violento.

As estrelas do mar possuem um sistema digestivo, um pouco complexo. Pois, elas possuem boca, esófago, estômago, intestino e ânus. Além disso, eles são animais que possuem um sistema nervoso que também é excêntrico sob a pele, e esse sistema vem em forma de redes e anéis, os quais enviam informações para os braços, e faz com que eles se movam.

E para você ter uma noção como o universo deles são incríveis e também excêntricos, como já dissemos. É que eles não possuem cérebro e mesmo assim ela consegue fazer essa infinidade de movimentos e reconstruções corporais.

Habitat

Tudo que você precisa saber sobre as estrelas do mar

Continua após a publicidade

Como já se espera, as estrelas do mar vivem no mar.  Até porque elas são bem sensíveis à luz e ao toque, a mudanças de temperatura e também a diferentes correntes marinhas. Portanto, elas não conseguem sobreviver fora da água ou em águas que não sejam salgadas, porém a grande maioria se encontra em mares de águas quentes.

Basicamente, existem quase 2000 espécies diferentes de estrelas-do-mar, no entanto a maioria dessas espécies são encontradas nas zonas Indo-Pacíficas e tropicais. Porém, o fato da maioria morar em águas tropicais, não significa também que você não consiga encontrar outras em águas mais frias e temperadas.

Mas, uma notícia não tão boa é que elas também podem ser um pouco difíceis de se encontrar. Pois, elas podem viver no fundo do mar, e podendo estar até mais de 6000 metros de profundidade.

Reprodução

Tudo que você precisa saber sobre as estrelas do mar

Continua após a publicidade

Primeiramente, nós não iremos conseguir descobrir qual estrela será macho, ou qual será fêmea, pois os órgãos sexuais desses animais são internalizados. Sobretudo, existem também as estrelas hermafroditas, as quais são capazes de produzirem tanto óvulos como também espermas.

Basicamente, as estrelas do mar podem se reproduzir de duas formas, ou de forma assexuada ou de forma sexuada. Portanto, caso a reprodução seja sexuada a fertilização será externa. Ou seja, a estrela-do-mar fêmea irá libertar os ovos na água, os quais em seguida serão fecundados pelo gâmeta masculino.

Enquanto a reprodução assexuada ocorre quando uma estrela se subdivide, se fragmenta. Como já dissemos, elas conseguem se regenerar. Por isso, cada vez que os braços das estrela-do-mar forem cortados, espontaneamente ou acidentalmente, estes braços irão se desenvolverem, e originar um novo ser.

Vale ressaltar que o sucesso da reprodução sexual dependerá, em grande parte, da temperatura da água.

Continua após a publicidade

Alimentação

Tudo que você precisa saber sobre as estrelas do mar

Enquanto a alimentação das estrelas ocorre pelo buraco que elas possuem no centro do corpo. Logo após se consumida, o alimento irá passar pelo esôfago muito curto e dois estômagos.

Basicamente, elas são uma espécie de predador generalista, ou seja, elas aproveitam a lentidão da presa que está nadando ou descansando no fundo do mar. Sobretudo, algumas subespécies podem também escolher animais ou plantas que estiverem em estado de decomposição. Enquanto outras podem se alimentar de partículas orgânicas em suspensão.

Enfim, elas no final das contas, consomem amêijoas, ostras, pequenos peixes, artrópodes e moluscos gastrópodes. E também haverá casos de que elas irão se alimentar de algas e outras plantas marinhas. Basicamente, elas serão carnívoras, e se alimentarão essencialmente de moluscos, crustáceos, vermes, corais e alguns peixes.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre as estrelas do mar

Tudo que você precisa saber sobre as estrelas do mar

  • São predadoras, e muitas vezes caçam e alimentam-se de outros animais que são maiores que elas;
  • As estrelas do mar possuem uma característica única no Reino Animal. No caso é o fato de poderem colocar o estômago para fora do corpo para se alimentarem;
  • Possuem muita força nos seus braços. A qual utilizam para abrir as conchas de mexilhões, que são um de seus alimentos;
  • Estes animais não possuem coração, mas possuem um líquido incolor, que possui uma função semelhante à do sangue, a hemolinfa;
  • Entre seus parentes mais próximos, encontram-se o Ouriço do Mar, a Bolacha do Mar e o Pepino mar.

Tudo que você precisa saber sobre as estrelas do mar

Nós do Segredos do Mundo esperamos que você tenha conseguido entrar em todo esse universo marinho, assim como nós entramos.

Portanto, para você aumentar ainda mais as suas informações. Sugerimos mais essa matéria: 10 novas espécies marinhas foram descobertas na Costa Rica

Continua após a publicidade

Fontes: Meus animais, SOS Curiosidades

Imagens: Fatos desconhecidos, Meus animais, SOS Curiosidades

Próxima página »

Escolhidas para você