Curiosidades

15 curiosidades impressionantes sobre o Mar Morto

Sabe por que o mar morto se chama assim? E por que é possível flutuar em suas águas sem afundar? Leia e confira as respostas a seguir.

O Mar Morto é um lago que, devido ao seu alto conteúdo salino, também é chamado de Mar Salgado. Está localizado entre Israel e a Jordânia, e é considerado um lugar muito especial do planeta, onde pode-se dizer que quase nenhum organismo vivo o habita, por isso o seu nome.

Em suma, a área do Mar Morto é de 650 quilômetros quadrados. Inclusive, ele também é considerado a maior depressão absoluta das áreas continentais do planeta, com uma altitude de 471 metros abaixo do nível do mar. Saiba mais curiosidades sobre esse fascinante lugar a seguir.

15 curiosidades sobre o Mar Morto que todo mundo deveria saber

1. Dimensão

Este lago salgado tem quase 70 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura. Suas margens estão a mais de 400 metros abaixo do nível do mar, o ponto mais baixo em terra firme. A profundidade é de 188 metros.

2. Formou-se por causa de uma fenda na crosta terrestre

Exatamente, o Mar Salgado surgiu após a crosta da Terra ser esticada, devido a formação de uma fenda naquele lugar. Basicamente, por conta desse detalhe, a superfície do local, onde a crosta era fina, começou a afundar. Aliás, de acordo com alguns estudos, o local pode estar afundando cada vez mais.

Continua após a publicidade

3. Ponto mais baixo da Terra

Como dito acima, o Mar Morto se dá por conta de uma fenda na crosta terrestre. No entanto, as margens da superfície desse mar ficam exatamente a 423 metros abaixo do nível do mar. Ou seja, ele é o ponto de elevação mais baixo do mundo.

4. Lago hipersalino mais profundo

O Mar Morto é considerado o lago mais hipersalino do mundo, pois possui altas concentrações de cloreto de sódio, sais e minerais. Sua salinidade supera em muito a de qualquer oceano do planeta, quase 9 vezes mais salgada que estes.

5. Águas medicinais

O Mar Morto possui algumas características anormais, e dentre essas características a capacidade de servir de remédio e de cosmético são algumas delas.

Basicamente, o local onde fica o Mar Morto pode se tornar poderoso com a junção dos elementos água e ar. Vale ressaltar, que as águas do mar são concentradas em minerais, como o zinco e o ar é rico em oxigênio.

Continua após a publicidade

Essa junção faz com a água se torne excelente para tratamentos, como por exemplo, tratamentos de asma, pressão alta, reumatismo e outras doenças de pele.

6. A lama tem propriedades curativas

Além da água ser considerada como medicinal, a lama de também é considerada curativa. Desse modo, em seu fundo, se forma o que as pessoas chamam de “lama negra”, que é rica em sódio, potássio, magnésio e cálcio.

Portanto, a junção dessa lama com os sais minerais da água faz com que os produtos do Mar Morto sejam bem nutritivos para a pele. Ou seja, é um verdadeiro SPA a céu aberto.

7. Os pergaminhos do Mar Morto

Em 1947 foram encontrados os “Manuscritos do Mar Morto” nas cavernas de Qumran. Trata-se de um conjunto de 900 manuscritos, divididos em dezenas de milhares de fragmentos, que foram descobertos por pastores beduínos em 1947. São feitos de couro e papiro.

Continua após a publicidade

Entre os documentos estão as cópias mais antigas conhecidas de quase todos os livros do Antigo Testamento. Sua importância reside no fato de ajudarem a ter um maior entendimento da Bíblia, bem como da história do judaísmo e do cristianismo.

8. Refúgio desde os tempos bíblicos

Muitas pessoas acreditam que a primeira pessoa que passou pelo Mar Salgado foi Abraão. Porém, nada ainda foi comprovado. Além disso, a Bíblia Hebraica cita o Mar Morto como o lugar onde o rei Davi se refugiou.

9. Ideal para flutuar

Devido à sua alta salinidade, o Mar Morto é o local ideal para flutuar. Qualquer corpo que colocarmos lá vai flutuar, querendo ou não, como se fossem bóias naturais. Tem a mesma propriedade do Grande Lago Salgado de Utah, Estados Unidos.

10. Possui cristais na areia

Se você entrar no Mar Morto com os pés descalços, notará que o chão está cheio de pequenos cristais de sal que podem te machucar facilmente. Basta caminhar um pouco pela margem do lago para encontrar grandes depósitos minerais, formados por milhares de esferas de cristal.

Continua após a publicidade

11. Habitado apenas por microrganismos

Os únicos seres vivos que o habitam são microrganismos, como fungos e bactérias, capazes de se adaptar a condições ambientais extremas.

12. Textura oleosa

A água do Mar Morto é muito peculiar. Nas margens do lago tem uma cor turquesa fraca, com aspecto leitoso. Sua textura é um pouco oleosa, mas há quem a sinta como se estivesse misturada com sabonete. Com efeito, ao sair, a sensação é semelhante a quando acaba de esfoliar a pele.

13. Águas ricas em oxigênio

Suas águas são consideradas as mais ricas em oxigênio, possuem 10% a mais que as do Mediterrâneo, o que reduz o risco de queimaduras solares.

14. Sistema de canais

Os israelitas construíram um complexo sistema de canais, bacias de evaporação e fábricas para obter potássio, magnésio, bem como cloreto de cálcio, brometo, cloreto de sódio e outros compostos químicos.

Continua após a publicidade

15. O Mar Morto está secando

Por fim, acredita-se que o Mar Salgado está secando exatamente por conta da alta taxa de evaporação. Somado a isso, a seca vem se tornando ainda maior por conta da utilização excessiva das águas do Rio Jordão.

Por conta desse problema, criaram um projeto chamado Canal da Paz. De forma geral, o programa visa a construção de um aqueduto para levar as águas do Mar Vermelho para o Mar Morto. Assim, a medida conteria a diminuição de suas águas.

Fontes: Mega curioso, Escola kids

Leia também:

Continua após a publicidade

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

10 lugares mais secos do mundo onde quase nunca choveu

Lugares mais frios do mundo: destinos gelados no globo

Lugares misteriosos: 20 destinos surpreendentes pelo mundo inteiro

Continua após a publicidade

Nascer do sol – 9 lugares perfeitos pelo mundo para ver o fenômeno

Céu estrelado – 10 melhores lugares do mundo para observar as estrelas

10 lugares paradisíacos no Brasil que todo mundo precisa conhecer

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você