Curiosidades

Ossos do ofício: o que significa e como surgiu a expressão

Volta e meia escutamos aquela famosa expressão "ossos do ofício". Você sabe o que ela significa e a sua origem? Nós te contamos agora.

Existem expressões que fazem a cabeça do brasileiro. Certamente uma das mais populares é “ossos do ofício”. Usamos ela rotineiramente para designar tudo aquilo que mesmo não sendo algo tão bom, faz parte daquilo que é nossa obrigação. Sendo assim, ela funciona tanto para aquilo que é profissional quanto para qualquer outra coisa.

Falando de uma forma mais técnica e bonita, então, ossos do ofício é uma expressão popular que alude ao desempenho de uma atividade desagradável inerente a uma determinada profissão ou tarefa.

A palavra osso indicia algo indesejável que deve ser contornado na execução de uma tarefa. Por outro lado, o termo ofício designa um emprego, uma verdadeira ocupação e obrigação. Ou seja, a expressão completa remete a realização de uma tarefa incômoda ou que implica um esforço extra na sua execução.

Quer um exemplo? Um jornalista que acaba de receber um furo em uma noite de natal, e precisa abrir mão da ceia para trabalhar. Além disso, podemos encaixar o termo em qualquer outra profissão. Também funciona para qualquer tipo de obrigação.

Origem do termo “ossos do ofício”

Qual o significado da famosa expressão ossos do ofício

Primeiramente, é muito difícil definir a origem de certas expressões. Além disso, muitas delas entram no nosso inconsciente enquanto ainda somos crianças.

Continua após a publicidade

Sobre a expressão ossos do ofício, antigamente utilizava-se pó de tutano para obter o tom alvo das folhas de ofício. Essa é uma substância encontrada no interior dos ossos e era conhecido por suas propriedades alvejantes.

Esse tipo de processo de branqueamento era lento e muito trabalhoso. Consequentemente passou-se a chamar de “ossos do ofício” toda e qualquer atividade que oferecesse alguma dificuldade para o exercício pleno de uma profissão.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: SOS, o que significa? Saiba o que é e a origem da expressão universal

Fonte: Significados Site de Curiosidades

Imagens: E-Farsas Kingo Labs

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você