Curiosidades

SOS: o que significa e como surgiu a expressão de socorro

Você com certeza associa a sigla SOS a um pedido de socorro, mas será que realmente é isso? Qual a origem do termo? Te contamos agora.

Certamente você sabe que o SOS é um pedido de socorro universal, que se conhece em quase todos os cantos do mundo. Podemos afirmar com certeza que ela é uma palavra que não possui semelhança com outras. Além disso ela é muito mais fácil de digitar quando se está com pressa.

Provavelmente o termo passou por associação a algumas máximas ao longo do tempo para se tornar mais fácil sua memorização. Por exemplo começaram a surgir frases como Save Our Souls (salve nossas almas), Survivors On Shore ( sobreviventes na costa), Save Our Seamen( salve nossos marinheiros) e Save Our Ship (salve nosso navio).

Apesar de tudo isso, como o termo surgiu? Acima de tudo isso, o que ele realmente significa? O Segredos do Mundo vai te contar tudo isso agora mesmo.

Origem do SOS

Qual é a verdadeira origem do sinal SOS e o seu significado

Samuel Morse inventou o sistema de letras e números chamado Código Morse. Consequentemente o código Morse foi, por anos, um dos principais meios de comunicação entre navios e aviões. Aplicado nesse código a “sigla” SOS surgia com a simples combinação de três pontos, três traços e três pontos. O código era: S= . . . / O= _ _ _  / S= . . .

Com o passar do tempo, tornou-se um aviso de perigo internacional, especialmente por ser comum na navegação. Antes de 1908, o código mais popular era CQD. Essa combinação surgiu em 1904, quando Guglielmo Marconi usou o chamado geral britânico (CQ) e adicionou a letra D para indicar “perigo” (“distress”, em inglês).

Mas digitar o código morse (C= _ . _ . / Q= _ _ . _ / D= _ . .) não era tão simples, o que dirá numa situação de emergência. Por isso, uma alteração propôs o novo uso com SOS. Apesar de tudo isso, a verdade é que SOS não é uma sigla e não tem significado nenhum. Mas existe uma explicação para isso.

Significado do SOS

A combinação de letras que formam SOS partiu especialmente de sua simplicidade. Ela é fácil de lembrar e de ser entendida. Além disso a sequência de pontos e traços foi sugerida na segunda Conferência Radiotelegráfica de Berlim em 1906.

O SOS foi oficializado em 1908. Mesmo depois disso, os dois códigos continuaram sendo usados por algum tempo. Uma prova disso é o sinal enviado pelo Titanic, que naufragou em abril de 1912, e que utilizou tanto o SOS quando o CQD em seu pedido de socorro, como podemos ver nessa simulação da rádio transmissão do navio, acima.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Alfabetos, o que são, por que foram criados e principais tipos

Fonte: Muito Interessante Mega Curioso

Imagem: História-Biografia Glyn Dewis

Próxima página »

Escolhidas para você