Certamente, não é fácil ser otimista. Ainda assim, essa seria a melhor escolha para todos.
Basicamente, essa é uma atitude mental para ter uma visão favorável sobre as situações da vida. Ou seja, é aquele velho clichê: ver um copo meio cheio, quando ele está com água pela metade.
Otimismo, então, é antecipar o melhor resultado possível em qualquer situação. Consequentemente, existe uma série de benefícios que vem com isso, como melhorias no bem-estar e sono.
Além disso, esses hábitos também conseguem trazer oportunidades em situações negativas.
O pessimismo
Quando falamos de otimismo, temos que falar do seu oposto: o pessimismo. Quem é pessimista, possui um risco maior de desenvolver estresse pós-traumático e depressão quando a adversidade ataca. Além disso, perdem sua motivação quando falham.
O psicólogo Martin Seligman fez um estudo sobre pessimismo. Primeiramente, ele pediu a nadadores que fizessem o melhor curso possível. Ao fim, disse que suas performances eram um pouco mais lentas do que realmente eram.
Ao percorrer o curso novamente, nadadores com um estilo otimista nadaram aproximadamente na mesma velocidade, enquanto nadadores com um estilo pessimista nadaram mais devagar.
Quando as coisas estão indo bem, por exemplo, não há diferença de motivação ou desempenho entre otimistas e pessimistas. Mas quando as coisas não estão indo mal, os pessimistas geralmente param de tentar.
Otimismo X Pessimismo
Primeiramente, otimismo e pessimismo são forças antagonistas. Da mesma forma que a primeira é uma forma de encarar o mundo de uma forma mais leve e ativa, a segunda é um jeito impotente e passivo de encarar a realidade. Além disso, o pessimismo tem a tendência de atribuir as causas da adversidade a forças internas, universais e imutáveis.
Acima de tudo, o estilo pessimista nos coloca em desvantagem. Ela nos impede de reagir à adversidade de maneiras que facilitam a superação. Um bom exemplo é: se gastarmos nossa energia defendendo a lógica de que não conseguimos fazer algo, quase certamente não seremos capazes de fazê-lo.
Por fim, ao escolher o pessimismo, estamos jogando contra nós mesmo. Em contraste, apesar do otimismo ser mais difícil, ele nos traz muito mais vantagens.
O otimismo pode ser ruim?
Existem dois tipos de pessimistas. Primeiramente, existem os pessimistas depressivos. Eles acreditam que não têm a capacidade necessária para ter sucesso e que seus esforços são irrelevantes.
Além disso, também existe os pessimistas defensivos, que se preocupam com resultados negativos, mas usam sua ansiedade para se motivarem em ação.
O pessimismo defensivo reconhece a possibilidade do fracasso sem permitir que ele desencoraje a fazer os esforços necessários para evitá-lo. Isso pode ser melhor que o cegamente otimista, que pode levar a excesso de confiança.
Alguém que é cegamente otimista pode, na verdade, ter uma redução no esforço, já que talvez não tente tanto por acreditar que a capacidade elimina a necessidade.
Acima de tudo, o melhor pode ser o equilíbrio, chamado pelos psicólogos por: flexibilidade explicativa. Isso só é possível se unirmos o estilo otimista ao realista e permanecendo equilibrados, sem renunciar ao nosso senso de poder e controle sobre eles.
Pensando nisso, fizemos uma lista com 15 maneiras de se tornar mais otimista, sem perder o equilíbrio.
15 maneiras de se tornar uma pessoa mais otimista
1 – Mantras
Primeiramente, a felicidade não é completamente consequência de causas externas. Muito vem de dentro da gente.
Algumas pessoas alimentam pensamentos negativos inconscientemente. Consequentemente, muitos se convencem de que não são “suficientemente bons”, “suficientemente inteligentes” ou “suficientemente atraentes”.
Ou seja, para se tornar mais otimista, precisa mudar a maneira de pensar. Tente olhar para pensamentos negativos que surgem em sua cabeça e substituí-los por mensagens positivas. Anote-os e transforme-os em mantra.
2 – Concentração no sucesso
Apesar de ficarmos felizes com a felicidade dos outros, muito de nós ignoramos as próprias vitórias. Consequentemente, para começar a pensar mais positivamente sobre você, você precisa se lembrar regularmente do que você tem e pode alcançar.
Pare de ouvir seu crítico interior por alguns momentos. Reflita sobre suas realizações passadas e comece a realmente apreciar seu sucesso.
3 – Modelo de inspiração
Primeiramente, modelos podem nos ajudar a achar inspiração. Consequentemente, busque um modelo de inspiração em alguém que admira.
Pode ser um amigo, colega ou mesmo uma celebridade que admira. Se coloque no lugar dessa pessoa e tente pensar o que essa pessoa faria em uma situação difícil.
4 – Aspectos positivos
Primeiramente, não são os eventos que nos deixam infelizes, e sim nossa reação a eles. Além disso, não é possível alterar eventos, mas pode alterar respostas às situações.
Quando ocorrerem situações negativas, tente reformulá-las, concentrando-se nos pontos positivos ou no que você pode aprender com a situação.
5 – Não tente prever o futuro
Enquanto pessimistas veem padrões de azar em tudo de errado que acontecem em suas vidas, os otimistas veem cada situação de forma isolada.
Acima de tudo, não tente prever o futuro baseado em algum evento especifico que aconteceu. Lembre-se de que um plano ou relacionamento fracassado não faz de você um fracasso.
6 – Positividade
Se cercar de pessoas negativas vai acabar te sugando para baixo. Consequentemente, a melhor maneira de ser mais otimista, é se cercar de pessoas otimistas.
Além disso, isso também se aplica a outras influências em sua vida, como música, literatura e filmes. Envolva-se com influências positivas e veja o efeito que isso tem em seu estado de espírito.
7 – Diário de gratidão
Muitas vezes focamos em pequenas coisas do nosso dia a dia que dão errado. Para mudar seu foco e pensamento, faça um esforço consciente para começar a refletir sobre todas as coisas que dão certo.
Ser grato e manter um diário de gratidão todas as manhãs ou noites, listando as coisas que deram certo, faz muita diferença.
8 – Desafie os problemas negativos
Acima de tudo, pensamentos negativos baseiam-se em medos, dúvidas e baixa auto-estima. Para superar, é necessário desafiar constantemente seus pensamentos negativos.
Anote seus sentimentos e anote seus argumentos a favor e contra esses pensamentos. Pergunte a si mesmo qual é a evidência de que esses pensamentos são verdadeiros? Qual é a evidência de que eles não são? Você pode descobrir que suas previsões negativas não se realizam.
9 – Concentre-se na solução
Os pessimistas tendem a se concentrar nos problemas, enquanto os otimistas buscam soluções. A situação pode parecer grande e pode não parecer justa, mas o que aconteceu, aconteceu, quer você goste ou não.
Em vez de refletir sobre o que poderia ter sido, deixe de lado arrependimentos e pensamentos negativos, seja proativo e comece a planejar onde você pode ir a partir daqui.
10 – Impulsione o otimismo
Primeiramente, o otimismo é algo que se adquire. Ninguém nasce com ele. Por isso você precisa impulsiona-lo, muitas vezes colocando a ação na frente dos pensamentos.
Ou seja, tente sorrir e rir mais, falar em um tom mais positivo. Agir da maneira que você quer se sentir irá ajudá-lo em seu caminho para ser mais otimista.
11 – Deixe o passado para trás
Certamente todo mundo lida com consequências do passado, e está tudo bem. O que passou, passou.
Lide com as consequências de cabeça erguida e com a força de um leão. Mude o que pode ser mudado, e esquece o que não dá para alterar. Acima de tudo, deixe o passado para trás.
12 – Lide com a imprevisibilidade da vida
Certamente algumas coisas nós temos controle, e outras não. Não sabemos nada do futuro e a única certeza que temos é da morte. Consequentemente, abrace a imprevisibilidade da vida de forma positiva.
Não se prenda a expectativas falsas de um otimismo cego nem se feche ao medo do que está por vir. Assim, fica mais fácil viver com liberdade.
13 – Use suas habilidades
Acertar é um hábito: quanto mais fazemos, mais tendemos a fazer. Consequentemente, aproveite suas habilidades e competências atuais para continuar crescendo e se motivando.
Utilize o que você tem por agora e aspire a crescer em todas as áreas de sua vida, lembrando sempre que toda vitória vem aos poucos.
14 – Diminua frustraçõe
Algumas coisas não pode mudar, e ficar frustrado e preocupado só irá piorar sua situação. Além disso, se preocupar é sofrer duas vezes.
Manter uma mente calma diante dos acontecimentos é a melhor saída.
15 – Saúde mental
Primeiramente, malhar a mente precisa ser uma atividade contínua, pois constrói coragem e resiliência para enfrentar as pressões do mundo.
Consultar o psicólogo regularmente é fazer isso. Se queremos reduzir os índices de transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, estresse até suicídio, esse é o caminho.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Seja Foda! – 10 principais lições do livro para você alcançar seus objetivos
Fonte: Vittude
Imagens: Good Think
3 comentários em “Otimista, você é? – O que é pessimismo e como praticar o otimismo”