Ao longo da história, a população mundial aumenta de forma exponencial. Apesar disso, essa distribuição acontece de forma desigual pelo planeta, com bastante distinção entre os países mais e menos populosos do mundo.
Em continentes como África, Ásia e América Latina, por exemplo, o crescimento ocorro de maneira superior, em comparação com o resto do mundo. Além disso, algumas nações possuem um número muito baixo de pessoas, ou densidades populacionais bem reduzidas.
De forma geral, os países menos populosos do mundo estão distribuídos principalmente na Europa e na Oceania.
15 países menos populosos do mundo
Vaticano: 990 habitantes
Durante boa parte do passado, o território do Vaticano ocupou uma extensa área dentro da Itália. Entretanto, o estado sede da Igreja Católica acabou perdendo espaço e ficou restrito a uma pequena área dentro de Roma. Sendo assim, acabou como o país menos populoso do mundo, com apenas 990 habitantes.
Nauru: 9.771 habitantes
Nauru é uma pequena ilha situada a nordeste da Austrália, na Oceania. Com apenas 21 km² de área, é o menor país insular (formado por uma ilha) do mundo. Com pouco mais de 9 mil habitantes, a densidade populacional da região é de cerca de 465 habitantes por km².
Tuvalu: 11.093 habitantes
A lista de países menos populosos do mundo é praticamente dominados por nações insulares da Polinésia e da Micronésia, no Oceano Pacífico. Esse é o caso de Tuvalu, que fica entre a Austrália e o Havaí.
Palau: 20.397 habitantes
O Estado de Palau é composto por um conjunto de cerca de 340 ilhas, das quais Koror é mais habitada. Os primeiros colonizadores chegaram ao país por volta de 3 mil anos atrás, mas sua independência completa só aconteceu em 1994.
San Marino: 31.359 habitantes
Depois do Vaticano, San Marino é o país menos populoso da Europa, com pouco mais de 30 mil habitantes. Além disso, o país também é reconhecido como o primeiro estado moderno do mundo, já que foi fundado em 3 de setembro de 301.
Mônaco: 32.020 habitantes
Apesar de ter uma das menores populações do mundo, Mônaco tem a maior concentração de habitantes por km² em todo o planeta. Isso porque o país também possui um dos menores territórios, com apenas 2 km². O país recebe destaque internacional especialmente por estar incluso no circuito do campeonato de Fórmula 1.
Liechtenstein: 35.010 habitantes
Situado nos Alpes, entre Áustria e Suíça, Liechtenstein se destaca por preservar alguns dos mais tradicionais templos, castelos e museus da região, na Europa.
São Cristóvão e Névis: 46.111 habitantes
São Cristóvão e Névis é país menos populoso de todas as Américas, além de ser o menor da região. Suas ilhas foram as primeiras povoadas por europeus, na região das Caraíbas. Por causa disso, é às vezes citado como “colônia-mãe” das Índias Ocidentais.
Ilhas Marshall: 54.065 habitantes
As Ilhas Marshall são um conjunto de ilhas que formam um estado independente, mas sob proteção dos Estados Unidos. Ao todo, são cinco ilhas e 29 atóis que reúnem quase 55 mil habitantes.
Dominica: 70.382 habitantes
Domina é um país insular situado no Caribe. Por conta de suas paisagens naturais, formada por vulcões e florestas tropicais, o país recebe o apelido de “Ilha Natural do Caribe”.
Andorra: 82.180 habitantes
O Principado de Andorra é um microestado situado na Península Iberica, entre França e Espanha. Acredita-se que ele possa ter sido criado por Carlos Magno, entre os séculos VIII e IX.
Antígua e Barbuda: 82.786 habitantes
As ilhas de Antígua e Barbuda, além de outras 35, das quais 29 desabitadas, formam o país com uma das menores populações do mundo. Enfim, dos milhares de habitantes locais, mais de 20 mil deles vivem na capital do país, Saint John.
Seychelles: 84.600 habitantes
Seychelles é mais um dos países arquipélagos que completam a lista de países menos populosos do mundo. Ao todo, são 115 ilhas, localizadas à leste da costa da África. Além disso, é o pais com a menor população desse continente.
Kiribati: 98.989 habitantes
Os atóis que formam Kiribati estão espalhados em uma área de cerca de 811 km², no Oceano Pacífico. Por conta de seu posicionamento cruzando as linhas do Equador a e a Linha Internacional de Data, é o único país presente ao mesmo tempo nos hemisférios Norte, Sul, Leste e Oeste.
Granada: 103.930 habitantes
Por fim, o único país da lista a ultrapassar o número de 100 mil habitantes, Granada fica situado no Caribe. Além da ilha que dá nome ao país, ele também é formado pela metade sul do conjunto das Ilhas Granadinas.
Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Mundo Educação
Imagens: Época Negócios, 4oito, traveltalk, Viajali, WorldAtlas, Viagens Cine, World Travel Guide, Caribbean Islands, nd+, Windsor, Get Your Guide, Qual Viagem, Costa, Landscape News, El Rincón de Sele, Travel Places