Em primeiro lugar, os países que falam espanhol estão espalhados em diferentes continentes, porque é o quarto idioma com maior número de falantes no mundo. Sendo assim, estima-se que 534 milhões de pessoas utilizam do idioma para comunicação. Ademais, quando se pensa nos países que tem este como o idioma oficial, o Espanhol é a segunda mais comum do mundo.
Portanto, seriam 460 milhões de falantes, perdendo somente para o Mandarim Chinês. No geral, parte desse processo tem origem histórica, por causa dos contextos das Grandes Navegações e da Expansão Marítima. Em resumo, a Espanha liderou expedições e expansões de colonização em outros continentes.
Como consequência, países da América e da África utilizam desse idioma, ainda que com adaptações culturais e dialetos diversos. Apesar disso, por causa da colonização portuguesa, o Brasil é um dos únicos países sul-americano que não utilizam como idioma oficial, mas ainda existem falantes no país. Em especial na região Sul, onde há fronteira com países que falam Espanhol.
Por fim, estima-se haver 22 países que falam Espanhol ao redor do mundo. Sobretudo, são nações que usam do idioma como língua oficial, ou que tem como segunda ou terceira língua. Em contrapartida, esses países ainda apresentam outros dialetos e outras linguagens populares, tradicionais em comunidades diversas.
Quais são os países que falam Espanhol?
1) Argentina, o segundo maior país que fala Espanhol no mundo
A princípio, cerca de 90% da população local fala espanhol. Mais ainda, é o segundo maior país da América do Sul, e o terceiro maior em população. Por outro lado, é a maior entre as nações de língua espanhola, ainda que seja o oitavo maior país do mundo.
2) Bolívia
No geral, o espanhol é o idioma de 21% dos bolivianos, porque existe presença do aymara e quechua pela ampla presença indígena no país. Ademais, tem localização no centro-oeste da América do Sul, mas faz fronteira com o Brasil ao norte e leste. Curiosamente, fazia parte do Império Inca antes da colonização europeia.
3) Chile, o país com o Espanhol como idioma oficial
Acima de tudo, o idioma oficial do país é espanhol, de modo que 18 milhões de habitantes utilizem dessa língua. Além disso, ocupa uma região geográfica da faixa costeira entre a cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. No geral, é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul, com um dos melhores índices de desenvolvimento humano.
4) Colômbia, o sotaque mais característico em Espanhol
Também com o espanhol como língua oficial, a Colômbia apresenta falantes com o sotaque mais característico no Espanhol. Além disso, apresenta a segunda maior população da América do Sul, logo após do Brasil. Mais ainda, é o terceiro país mais populoso com a língua espanhola como idioma oficial.
5) Costa Rica
A princípio, tem o espanhol como língua oficial, sendo um país da América Central com uma população de cerca de 4,9 milhões de habitantes. Ademais, tem San José como sua capital, também a cidade mais populosa. Apesar disso, é uma referência no que diz respeito a uma democracia estável no mundo.
6) Cuba
No geral, 90% da população cubana fala espanhol. Além disso, existem outros idiomas populares, como o hatiano, lucimi, galego e corso. Em contrapartida, é palco de conflitos políticos e econômicos desde sua independência em 1898
7) El Salvador, popular pelo espanhol e dialetos indígenas
Ainda que tenha o espanhol como língua oficial, há presença de dialetos indígenas e línguas estrangeiras por parte dos imigrantes. Basicamente, 86% da população local são mestiços, o que cria uma diversidade facial e riqueza cultural na região.
8) Equador
Também com o nome República do Equador, esse é um dos países que falam espanhol que não possui fronteiras comuns com o Brasil. Apesar de 94% da população usar o espanhol, há ainda a presença do quichua, shuar e onze outros idiomas.
9) Espanha, o país de origem do espanhol
Acima de tudo, é o berço do espanhol, sendo o único país europeu a ter fronteira com um país africano no mundo. Além disso, é o maior país da Europa Meridional, e o segundo maior país da União Europeia. Por fim, há presença do basco, catalão e galego em algumas regiões.
10) Guatemala
Em resumo, o espanhol é a língua oficial, mas existem outros 21 idiomas falados no país com registro oficial. No geral, é o país mais populoso da América Central, sendo uma democracia representativa popular no mundo. Por fim, ainda sofre consequências por conta das guerras civis internas.
11) Guiné Equatorial
Curiosamente, é o único país da África onde o espanhol é uma língua nativa, porém também se fala francês e português. Além disso, é um dos maiores produtores de petróleo do sub-Saara, tendo o maior produto interno bruto per capita do continente. Em contrapartida, é popular pela ampla desigualdade social.
12) Honduras
A princípio, tem o espanhol como língua oficial, mas apresenta instituições de ensino bilíngues e trilíngues. Portanto, é comum ensinar inglês, árabe ou alemão nas escolas e universidades. No passado, era uma colônia espanhola cuja independência aconteceu em setembro de 1521.
13) México, o símbolo dos países que falam Espanhol
Apesar da fronteira com os Estados Unidos, o México apresenta o espanhol como língua nativa. No entanto, existem outras 67 línguas indígenas consideradas nacionais, o que impede que haja somente uma como oficial. Porém, é o país de língua espanhola mais populoso do mundo.
14) Nicarágua
Também possui 90% da população como falantes de espanhol, mas existem quatro línguas indígenas e o inglês em prática no país. Nesse sentido, conquistou sua independência da Espanha com reconhecimento em julho de 1850, ainda que tenham declarado a mesma em setembro de 1821.
15) Panamá, o país que fala espanhol com maior presença de mestiços e europeus
No geral, 93% dos panamenos tem o espanhol como língua oficial. Porém, há quem fale inglês, francês e árabe na região. Sobretudo, essa mistura de idiomas parte da ampla presença de mestiços e europeus na região.
16) Paraguai
Curiosamente, os paraguaios são bilíngues, porque tem tanto o espanhol quanto o guarani em registro de idioma oficial. Ademais, essa mistura parte da influência europeia e da presença de comunidades indígenas originárias na região. Por fim, é um dos países da América do Sul sem saída para o mar.
17) Peru
Também bilíngue, os idiomas oficiais do Peru são o espanhol e aymara. Ademais, abrigou a civilização de Caral e o Império Inca. Portanto, é um dos maiores Estados da América pré-colombiana, ou seja, antes da colonização de Colombo.
18) Porto Rico, a ilha dos Estados Unidos com predominância do Espanhol
Em primeiro lugar, consiste em uma ilha não incorporada dos Estados Unidos onde há fluência do inglês. Porém, o espanhol tornou-se um idioma oficial em 2015 pela ampla presença de falantes. Sendo assim, estima-se que o espanhol predomine.
19) República Dominicana
A princípio, tem o espanhol como língua oficial, sendo o segundo maior país do Caribe depois de Cuba. Além disso, há influência de idiomas africanos e dialetos indígena. Sobretudo, ensina-se espanhol, inglês e francês nas escolas públicas ou privadas.
20) Saara Ocidental
Sobretudo, consiste em um território da África Setentrional, onde o espanhol e o árabe são as línguas oficiais. Além disso, faz parte da lista das Nações Unidas de territórios não autônomos. Sendo assim, é um dos mais populosos dessa lista, e também tem a maior área territorial.
21) Uruguai, o vizinho ao sul do Brasil que fala espanhol
Curiosamente, o espanhol é o idioma de 99% da população, em um dialeto que se aproxima do espanhol argentino. Além disso, é comum utilizar inglês no mundo dos negócios e entre os jovens. Apesar disso, é uma língua minoritária, como o francês, italiano, alemão e português, mais comum na fronteira com o Brasil
22) Venezuela
Por fim, a Venezuela possui 40 idiomas regulares, além do espanhol. No geral, é popular por conta das vastas reservas de petróleo e a ampla diversidade ambiental em seu território. Portanto, entra na categoria de país megadiverso em decorrência da sua fauna e flora.
E aí, aprendeu sobre os países que falam espanhol? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência