Curiosidades

Papai Noel – Qual a origem da lenda? E sua ligação com São Nicolau?

O Papai Noel tem uma origem um pouco confusa, mas bastante significativa. Saiba de onde veio a figura do bom velhinho e suas variações.

Um velhinho com cabelos e braba branca, com um quilinhos a mais e uma risada característica. Certamente você sabe que essas características são do Papai Noel, o velhinho mais conhecido do mundo. Ele é a personificação do espírito do Natal, representando a bondades que existem em todos e também a esperança para um mundo melhor.

O bom velhinho que até hoje atrai crianças de todas as idades, é mais antigo do que se imagina, além de ser um pouco diferente de sua “primeira versão”. Nessa matéria vamos nos aprofundar mais sobre a origem dessa lenda tão conhecida. Por fim, também temos uma lista contando algumas curiosidades sobre Papai Noel.

Origem

Papai Noel - Origem e diferença com São Nicolau
Toda Matéria

Embora muitos acreditem que o Papai Noel seja apenas uma lenda, ele realmente existiu. Mas, de uma forma bem diferente. A figura que seu início a este personagem popular foi São Nicolau de Mira, um bispo que nasceu na Turquia, em 280 a.C.

Como o bom velhinho foi inspirado nele, não existem dúvidas de que ele fazia o bem. A principal ação de Nicolau era ajudar os menos favorecidos, como família pobres, pessoas que queriam se casar e também as crianças. O bispo também tinha o costume de deixar moedas próximas à chaminé de pessoas que estavam passando por necessidades.

Continua após a publicidade

O benevolente homem foi canonizado pela Igreja Católica no dia 6 dezembro de 350, o dia de sua morte. Nicolau, que agora era santo, se tornou protetor do marinheiros e comerciantes, santo casamenteiro e também amigo das crianças.

Durante sua vida, inclusive, existem diversos milagres ligados a ele, mas um chama mais a atenção que os outros. Segundo a história, mesmo um pai pobre, para casar suas filhas – três, neste caso -, deveria ter um dote.

Infelizmente, o homem não possuía o dinheiro para tal feito e o fim das moças seria na prostituição. Nicolau, até então bispo, fez um “milagre” quando um saco de moedas apareceu na casa do pobre homem. Existe a versão que ele jogou três saquinho com moedas pela chaminé da casa, o que parece mais plausível.

Existem muitas outras histórias de São Nicolau, ficando difícil distinguir qual é apenas uma lenda ou realidade. Por fim, o bom velhinho queria apenas ajudar pessoas mais necessitadas e que não tinham ninguém por elas.

Continua após a publicidade

São Nicolau e Papai Noel

Papai Noel - Origem e diferença com São Nicolau
Trinity New Haven

Agora que você já está mais que convencido que existem grandes semelhanças entre São Nicolau e o Papai Noel, chegou o momento de falar sobre a figura que conhecemos. O surgimento verdadeiro dele se perde no tempo, mas existem muitas teorias sobre onde foi a primeira vez que ouvimos seu nome.

Certamente, a primeira vez que Papai Noel foi representado parecido como nós conhecemos, foi em um livro de 1821. O livro de poesias se chamava Old Santeclaus with Much Delight (Velho Papai Noel, com muito prazer) e contava com diversas ilustrações. Algumas delas chamavam a atenção por um velhinho vestido de vermelho que distribuía presentes para crianças. A história acontecia na véspera de Natal.

Já em 1863, o ilustrador Thomas Nast começou a desenhar o bom velhinho bem parecido com o que conhecemos hoje. Ele já estava bem gordo e sempre carregava diversos brinquedos pelo corpo.

Papai Noel - Origem e diferença com São Nicolau
Toda Matéria

Por fim, em 1931, a Coca-Cola deu o veredito de como seria o Papai Noel. Um homem gordo, com barba e cabelos brancos, cinto e botas pretas e as vestes vermelhas. A figura do bom velhinho apareceu em uma peça publicitária e marcou o mundo, se tornando a representação “oficial” dele.

Continua após a publicidade

Também é bom lembrar que existiam outras histórias na Europa inspiradas em São Nicolau. Lá o Papai Noel era magro e tinha roupas das mais diversas cores, como por exemplo, verde, azul e amarelo.

Origem dos nomes

Certamente, aqui no Brasil o bom velhinho é conhecido como Papai Noel, porém, em alguns países de lingue inglesa, ele é chamado de Santa Claus. O nome em inglês é uma representação sonora do termo “Sinterklaas”, foma como os holandeses chamavam São Nicolau.

Já quando vamos pro Papai Noel, temos a origem francesa. Uma vez que “Noël” significa Natal em francês, temos o nosso Noel em português.

Por fim, entendemos que, apesar do famoso Papai Noel se inspirar em São Nicolau, existem diversas diferenças entre eles. O nosso bom velhinho veio ao mundo com o propósito bem simples de incentivar o consumismo, mas nunca deixando de espalhar o verdadeiro espírito do Natal.

Continua após a publicidade

E aí, o que achou? Comenta aí e compartilha com todo mundo. Caso tenha gostado, é provável que também vá gostar dessa matéria: Filmes de Natal – 10 opções para curtir a magia natalina o ano todo

Fontes: Toda Matéria, Acid Digital, Só Português, TNH

Imagem de destaque: Santa Klaus Village

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você