Curiosidades

Papel higiênico- Criação, curiosidades e como as pessoas faziam antes de ser inventado

Antes do papel higiênico, as pessoas precisavam ser criativas para manter a higiene pessoal. Apesar de tão comum, esse item é recente.

Atualizado em 15/10/2020

O papel higiênico é um item tão comum no nosso cotidiano que parece que ele sempre esteve por aqui para garantir nossa higiene pessoal. Mas, assim como tudo que existe, ele precisou ser inventado, e os responsáveis pela criação foram os chineses. Apesar de não haver registros exatos de quem o inventou, a criação data do século 6. Contudo, na época em que foi desenvolvido, o papel não era o mesmo para todos.

Isso porque, a nobreza da China usava folhas de seda para se limpar depois de fazer as necessidades. No entanto, os mais humildes usavam apenas uma folha de palha descartável. Mas, já no século 14, os chineses passaram a produzir pacotes de papel higiênico, que continham de mil a dez mil folhas.

Entretanto, o primeiro rolo de papel higiênico só surgiu muitos anos depois, em 1871. O responsável pela criação foi o americano Seth Wheller. Desse modo, a empresa Scott Papper Company passou a vender rolos para farmácias e hotéis em 1890, o que acabou por popularizar o uso do objeto.

Como era antes do papel higiênico?

Tersorium. Fonte: National Geographic

Por se tratar de algo tão corriqueiro, pode ser difícil imaginar como os povos da antiguidade se viravam sem papel higiênico. De acordo com pesquisadores, na Roma antiga as pessoas faziam suas necessidades em latrinas e se limpavam usando um tersorium. Este objeto consiste em um bastão que continha uma esponja embebida em vinagre ou água. No entanto, esta é apenas uma hipótese, já que nenhum vestígio desse item peculiar foi encontrado até hoje.

Já os gregos, utilizavam um pessoi, espécie de pedra oval ou pedaço de cerâmica quebrada. Não parece nada confortável, mas há vestígios físicos que mostram que o objeto realmente era usado. Em 1992, arqueólogos encontraram amostras desse item de higiene pessoal também no noroeste da China. Além disso, análises revelaram vestígios de vezes humanas no pessoi, mais um indício da razão para o qual ele era usado.

Também é da China que vem um item de higiene pessoal um pouco mais parecido com o papel higiênico. Trata-se de uma folha de papel de arroz produzida para a família real chinesa em 1393. No entanto, apenas em 1857 surgiu aquilo que viríamos a chamar de papel higiênico. A invenção é atribuída ao inventor Joseph Gayetty, que apresentou ao mundo o Medicated Paper for the Water Closet, uma tentaiva de substituir os jornais usados pelos estadunidenses para se limpar.

Curiosidades o uso do papel higiênico

1- Comunitário

Pessoi. Fonte: National Geographic

O pessoi e o tersorium eram, provavelmente, de uso coletivo. Além disso, os próprios banheiros na Roma e Grécia antiga, se tratavam de ambientes coletivos com várias latrinas nas quais os cidadãos se aliviavam.

2- Sabugo de milho

Outro objeto que já foi usado como papel higiênico foi o sabugo de milho. De acordo com pesquisadores, o hábito era comum na América colonial e foi herdado dos colonos europeus.

3- Recordista

Fonte: Elite

Como usamos todo dia, acabamos perdendo a noção da quantidade de papel usado. Mas, você sabe qual o país que mais utiliza papel higiênico no mundo? Na Suécia se usa 15 kg por pessoa anualmente. Já na Europa, esse número chega a 8 quilos por cidadão. Enquanto isso, nos Estados Unidos cada americano usa 22 quilos por ano, em recorde e tanto!

4- Tradição

Apesar do primeiro papel higiênico ter sido comercializado em 1857, apenas em 1880 surgiu a versão que conhecemos, em rolo. Os responsáveis foram s irmãos Edward e Clarence Scott, que enfrentaram muitos obstáculos para vender o objeto, já que sua exposição ao público era considerava imoral.

5- Inovações

Desde sua criação, o papel higiênico passou por inovações até se parecer com o que conhecemos. Ele ganhou, por exemplo, uma camada dupla em 1942, além de tecnologias para garantir mais absorção.

6- Tamanho certo

Fonte: Elite

Você já se perguntou qual seria o tamanho ideal de papel higiênico? De acordo com especialistas, seria de aproximadamente 6 folhas.

Quer saber tudo sobre grandes invenções. Lei também essa matéria: Quando o celular foi inventado? E quem o inventou?

Fonte: Elite, Megacurioso, Superinteressante, National Geographic

Imagens: Bing, National Geographic

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada