Curiosidades

Para que serve o umbigo?

Todos temos umbigo. Mas afinal, para que serve o umbigo? Será que ele só tem utilidade quando estamos no útero de nossas mães?

O umbigo é uma parte peculiar de nosso corpo. Algo que todos temos em comum, mas que pouco sabemos sobre. Afinal, para que serve o umbigo? Ele tem alguma funcionalidade em nosso corpo? Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre o assunto, mas confesse que essa é uma boa pergunta.

Agora, pare o que está fazendo e dê uma checada no seu umbigo. Olhe bem e me diga o que vê. Alguma sujeira talvez?

Bom, mesmo que você não veja, acredite, a sujeira está aí. Até mesmo por conta do formato do umbigo, é muito fácil que a sujeira impregne e se acumule, mas vamos falar disso mais adiante, agora foquemos na utilidade do umbigo.

Para que serve o umbigo?

Você já se perguntou para que serve o umbigo?

Se você já se pegou pensando para que serve o umbigo e concluiu que ele é irrelevante, está enganado. Quando ainda estamos no útero de nossas mães, toda comida chega através do umbigo, nesse período mais conhecido como cordão umbilical. Esse na verdade é um dos primeiros órgãos que desenvolvemos, afinal ele é crucial para a sobrevivência do bebê.

É através do sangue da mãe, que chega ao bebê pelo cordão umbilical, que a alimentação é possível. O sangue é a única fonte de nutriente para a criança naquele momento.

Continua após a publicidade

É por esse motivo que nessa fase existe tanta preocupação com a alimentação da mãe. É necessário manter uma alimentação saudável para garantir o bom desenvolvimento do bebê.

Você já se perguntou para que serve o umbigo?

Além de ser o principal meio para se alimentar, é também o principal meio de respiração. É através do umbigo que o oxigênio chega no útero. Mas e depois do nascimento?  Bom, o cordão é cortado, já que não é mais útil para alimentação e nem para a respiração, já que os pulmões da criança agora já funcionam normalmente. Para que serve o umbigo então?

Utilidades do umbigo

Você já se perguntou para que serve o umbigo?

Lembra quando falamos lá no início sobre as sujeiras do umbigo? Bom, basicamente a única função do umbigo é juntar um amontoado de sujeira. Você não deve estar entendendo nada, mas acredite, existe um embasamento científico para isso.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nosso umbigo pode acumular entre 60 e 100 bactérias diferentes. Em uma pessoa comum é normal encontrar até 60 tipos de bactérias diferentes, mas nos 391 voluntários analisados foram encontrados mais de 1400 espécies. Algumas completamente desconhecidas, que variam de acordo com a idade, grupo étnico e hábitos de higiene.

Continua após a publicidade

Você já se perguntou para que serve o umbigo?

Sim, somos individualistas até quando o assunto são as bactérias do nosso umbigo. Cada ser humano, com suas peculiaridades, desenvolve suas próprias bactérias no umbigo. É claro que isso pode ser controlado de alguma forma com uma boa higienização do umbigo, mas nada mais.

O que nos resta é manter os bons hábitos de higiene e a gratidão por uma parte do corpo que um tempo atrás foi crucial para nossa sobrevivência.

Agora, não é só porque você descobriu que seu umbigo não é inútil que você não tem partes menos úteis em seu corpo, sabia? Confira também: 6 órgãos humanos sem os quais você pode viver.

Próxima página »

Escolhidas para você