Caso, ao ler o nome Patriota de Ferro, você imediatamente pense em dois outros heróis, saiba que não está errado! Esse herói é uma espécie de fusão entre o Capitão América e o Homem de Ferro. Além disso, sua armadura foi construída a partir das armaduras roubadas de Tony Stark na torre dos Vingadores.
Por trás do Patriota de Ferro está Norman Virgil Osborn. Se você for muito fã do universo Marvel, talvez conheça esse nome. Isso porque, antes de ser diretor da S.H.I.E.L.D. (organização para a proteção mundial, composta por vários heróis), ele foi um vilão, o Duende Verde.
Mas, quando foi que Osborn se tornou o Patriota de Ferro? Os acontecimentos que levam à criação desse herói se desenrolam na HQ Vingadores Sombrios: Reinado Sombrio. Anteriormente, dois outros nomes aclamados estavam à frente da S.H.I.E.L.D., Nick Fury e Tony Stark.
Origem do Patriota de Ferro
Em Reinado Sombrio, Osborn invade a torre dos Vingadores e rouba as armaduras do Homem de Ferro. Dessa maneira, o ex-vilão cria uma outra personalidade baseada no patriotismo do Capitão América e na superforça das armaduras de Tony Stark misturadas.
Simplificadamente, é como se ele tivesse pegado as capacidades mais marcantes de cada uma das armaduras e misturado em uma só. Consequentemente, a armadura que nasceu, era muito superior em força e durabilidade. Além disso, para se mover, o Patriota de Ferro não precisava do raio repulsor utilizado por Tony Stark.
Além de se tornar um novo herói, o novo diretor da S.H.I.E.L.D. precisou de ajuda. Com o intuito de garantir a proteção mundial, ele organizou sua equipe: os Vingadores Sombrios.
Poderes e habilidades
Por ser uma mistura de outras armaduras, a armadura do Patriota de Ferro é ainda mais poderosa. Confira algumas dessas habilidades e poderes:
- Força sobre-humana;
- Maior durabilidade;
- Explosões de impacto magnético;
- Voo sem repulsores;
- Mísseis de busca de calor
- Laser em miniatura;
- Lança-chamas;
- Sistema de comunicação via satélite
Patriota de Ferro nas telonas
Inicialmente, a primeira aparição do Patriota de Ferro no cinema foi no filme Homem de Ferro 3. Sendo assim, o general James Rhodes aparece com a armadura do herói. Isso porque, segundo ele, o nome do herói tinha uma percepção melhor por parte da população, do que Homem de Ferro.
Mas, por que James Rhodes usa a armadura do patriota? Porque ele serve à Força Aérea Americana. Caso não se lembre, Rhodes é o herói Máquina de Guerra.
No entanto, não é Rhodes que usa a armadura do patriota ao longo de todo filme. Em determinado momento, o vilão Eric Savin usa a “roupa” do Patriota de Ferro para se passar pelo herói e sequestrar o presidente Matthew Ellis.
Contudo, o presidente é colocado dentro da armadura e, consequentemente, ser executado pelas autoridades. Mas, o plano é descoberto e Rhodes consegue resgatar o homem e recuperar o posto de Patriota de Ferro.
Curiosidades
Certamente, o Patriota de Ferro não é o herói mais popular da Marvel. Contudo, sua história é interessante e possui várias reviravoltas. Quer saber mais um pouco desse herói? Então acompanhe nossa lista:
1- Símbolo
A armadura criada por Osborn tem, não por acaso, as cores da bandeira dos Estados Unidos. Consequentemente, essa simbologia reforça o aspecto patriótico pretendido pelo herói.
2-Cabala
Como dissemos anteriormente, Osborn já foi um vilão. Ademais, ele teve um grupo de vilões que atuava com o Duende Verde, a Cabala. Esses eram seus componentes:
- Loki
- Doutor Destino
- Emma Frost
- Namor
- Capuz
- Treinador
3-Martelo
Após tomar o controle da S.H.I.E.L.D., o Patriota a transforma em Martelo. Apesar de objetivos semelhantes (proteção em escala mundial), a segunda tinhas métodos mais radicais.
4-Duende X Patriota
Apesar de ter abandonado a vida de vilão, Osborn continuava, pelo menos um pouco, do Duende Verde em seu interior. Ele chegou, por exemplo, a alucinar com sua antiga personalidade má. Contudo, seu objetivo era se desvincular da imagem passada.
5-Vingadores sombrios
A fim de trazer mais força para sua causa, o Patriota de Ferro funda o que seria os Vingadores Sobrios. Este grupo era composto por anti-heróis e vilões que, por fim, ficaram do lado do bem.
6-De família
Norman não somente virou herói, como transformou seu filho em um. Aliás, Harry Osborn foi quase transformado em mártir por seu pai, ao virar o Filho Americano.
Assim como o pai, seus trajes eram inspirados no Capitão América e no Homem de Ferro. Contudo, pai e filho brigam e Harry quase mata seu progenitor. Por fim, ele se afasta da família.
7-Traição
Além de tudo, Osborn também comprou briga com o líder dos X-Men, Ciclope. Tudo isso, porque ambos queriam controlar um território em que estavam vários mutantes. O Patriota de Ferro perdeu a briga, já que foi traído por membros de sua própria equipe, Emma Frost e Namor.
8-Queda
O fim da ofensiva do Patriota aconteceu em um evento chamado de o Cerco. Tudo começou quando Osborn forjou um acidente com centenas de mortes evitadas por seu heroísmo.
Por pensar que ele havia salvado vidas, o governo permitiu que ele atacasse Asgard. No entanto, Loki percebe que o ataque não era boa ideia e trai sua equipe. Desse modo, Norman é capturado e preso.
9-Mudança
Apesar de Norman Osborn ter sido o primeiro Patriota, quem ocupa essa função atualmente é James Rhodes.
10-Drones
Mesmo usando a mesma armadura, Rhodes modernizou o Patriota de Ferro. Isso porque, ele passou a utilizar como aliados um exército de drones.
Curtiu essa matéria? Então talvez você também curta essa: Ra’s Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman
Fonte: Aminoaps, Guia dos Quadrinhos, Jovem Nerd, Panini, Legião dos Heróis
Imagens: Guia dos Quadrinhos, Jovem Nerd, Panini, Legião dos Heróis