História

Pentágono – O que é e curiosidades sobre o símbolo da defesa dos EUA

Pentágono não é só a forma geométrica das aulas de Geometria. Saiba tudo sobre a maior construção do mundo e o símbolo da defesa dos EUA.

Atualizado em 01/10/2019

Basicamente, o Pentágono é considerado o símbolo da defesa dos Estados Unidos. Inclusive, ele é a central do Departamento de Defesa do país.

Acima de tudo, o Pentágono é conhecido por ser uma das maiores construções do mundo. Tanto é que lá dentro contém mais de 27 quilômetros de corredores.

Sobretudo, esse grande símbolo foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1943, em Arlington, Virginia. Inclusive, como você pode imaginar, a construção recebeu esse nome justamente por ter um formato semelhante ao de um pentágono.

Basicamente, além de ser base estratégica e de inteligência para os planos da defesa americana, esse local também sustenta mais de vinte e três mil agentes civis e militares. Aliás, ele foi construído para ser, literalmente, a casa de 30 mil militares, os quais ajudavam o país durante a Segunda Guerra Mundial.

9 curiosidades sobre o pentágono

1. A forma geométrica do Pentágono sempre fez sentido

Pentágono- O que é esse lugar e + 9 curiosidades sobre ele
Fonte: Mega curioso

Basicamente, no desenho original, o arquiteto Edwin Bergstrom escolheu criar um projeto com cinco lados. Isso conta do posicionamento das estradas que já existiam no local. Aliás, ali, no início, era em um ponto próximo ao já extinto cemitério nacional de Arlington.

Contudo, algumas pessoas protestaram por conta da localização. Então, o então presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, declarou a mudança de local.

Sobretudo, por conta dessa mudança de local, o projeto original se modificou. Consequentemente, ele passou a ter certa simetria, com múltiplos pentágonos.

Inclusive, esses pentágonos eram um inserido no outro, e ambos eram conectados internamente por corredores. Além do mais, todos finalizavam no grande jardim que havia no centro.

2. O Pentágono desabrigou 150 famílias

Pentágono- O que é esse lugar e + 9 curiosidades sobre ele
Fonte: Pinterest

Basicamente, por conta da mudança de local, o governo decidiu construir o Pentágono no distrito de Hell’s Bottom, ou melhor, no Fundo do Inferno. Contudo, esse distrito era um local em que mais de 150 famílias moravam. Inclusive, essas famílias eram descendentes de escravos, predominante negras, que haviam fugido durante a Guerra Civil dos EUA.

3. Supervisão atômica

Pentágono- O que é esse lugar e + 9 curiosidades sobre ele
Fonte: Mega curioso

Primeiramente, é importante destacar que o responsável pela criação do Pentágono foi o general Brehorn Somervell. Porém, após alguns erros e atrasos, o cargo passou para o Major Leslie Groves. Consequentemente, ele supervisionou a construção com uma série de greve e pressão de figurões militares.

Além de tudo, ele também foi o responsável por organizar o projeto Manhattan. Ou seja, um esforço dos EUA que teve como intuito desenvolver a primeira bomba atômica do mundo.

4. Contra o racismo

Pentágono- O que é esse lugar e + 9 curiosidades sobre ele
Fonte: Turbo squid

A princípio, no ano em que foi construído o Pentágono, os Estados Unidos ainda estava em um período severamente racista. Porém, ao mesmo tempo, aquele era o ano em que foi proibido a segregação de funcionários públicos.

Mesmo assim, os planejadores criaram um projeto com banheiros e cafeterias separadas para os negros.

Autoridades de Virginia, aliás, chegaram a exigir que fossem mantido os ambientes segregados. Contudo, a administração do Pentágono decidiu estrear na construção de banheiros e cozinhas mistos, que todos pudessem frequentar.

Por isso, de modo geral, o Pentágono se tornou um avanço na história contra o racismo.

5. Coincidência terrorista

Pentágono- O que é esse lugar e + 9 curiosidades sobre ele
Fonte: Fala GM

Primeiramente, vale ressaltar que o Pentágono começou a ser construído exatamente no dia 11 de setembro de 1941. Coincidentemente ou não, foi nesse mesmo dia do mês, no ano de 2001, que os Estado Unidos foram palco de ataques terroristas.

Assim sendo, juntamente com o aeroporto de Washington e as torres do World Trade Center, o Pentágono se tornou um grande alvo de ataques da al-Qaeda.

Tanto é que, nos ataques de 2001, 189 pessoas foram feridas neste local no dia do acidente. Basicamente, foram 125 funcionários do Pentágono e mais 64 passageiros do voo.

6. Disponibilidade de Scooter para os funcionários

Pentágono- O que é esse lugar e + 9 curiosidades sobre ele
Fonte: El siglo de Torréon

Como já dissemos, o Pentágono se trata de uma gigantesca construção. Assim sendo, scooters chegaram a ser disponibilizadas para o para o uso de pessoas que não tinham capacidade física suficiente para caminhar longas distâncias.

A distância entre dois pontos do Pentágono, aliás, pode ser percorridas em, mais ou menos, de 10 minutos a pé.

7. Era um grande labirinto de corredores

Pentágono- O que é esse lugar e + 9 curiosidades sobre ele
Fonte: Yorokobu

Para você ter noção do tamanho do Pentágono, até mesmo os funcionários se perdiam lá dentro. Por exemplo, o próprio chefe militar dos funcionários, Dwight Eisenhower, teve que pedir direções no complexo do Pentágono após se perder na volta para o escritório.

8. Preservação de aço

Pentágono- O que é esse lugar e + 9 curiosidades sobre ele
Fonte: BP Solutions

Na verdade, essa preservação se dava pois, durante a Segunda Guerra Mundial, o aço era uma matéria que não podia ser desperdiçada. Assim sendo, ao construir o Pentágono, os responsáveis tiveram que se adaptar para realizar construções sem aço.

Por exemplo, eles não construíram elevadores. Além disso, sua reforma está baseada em concreto reforçado.

Inclusive, por conta desse grande “poréns”, foi construído um prédio com apenas cinco andares. Aliás, essa decisão também se baseou na preservação da vista da paisagem dos habitantes de Arlington.

9. O Pentágono aluga tanques e aviões para filmes

Pentágono- O que é esse lugar e + 9 curiosidades sobre ele
Fonte: Exame. abril

Sabe aqueles tanques e aviões de guerra que são usados nos filmes norte-americanos? Basicamente, o Pentágono que os alugam e emprestam para as produções.

Contudo, para você conseguir a permissão de usar esses valiosos tanques, é necessário retratar o exército norte-americano de maneira favorável.

Aliás, caso os responsáveis pelo Pentágono aceite o roteiro, além de conseguir usar dessa tecnologia, o filme também recebe subsídios de impostos.

O que achou da nossa matéria?

Leia mais: Teorias da conspiração – 10 que, infelizmente, são verdadeiras

Fontes: Info escola, Mega curioso

Imagem de destaque: Mega curioso