O MBTI, ou Tipologia de Myers-Briggs, é um instrumento utilizado para identificar o tipo psicológico das pessoas. Através de questionários estruturados com alternativas opostas, é possível identificar o tipo de personalidade. Por isso, o método é amplamente utilizado como teste de personalidade, principalmente em empresas. De acordo com o MBTI existem 16 tipos de personalidades, um exemplo delas é o perfil analista.
O perfil analista pode ser subdividido em 4 categorias, tais como: arquiteto, lógico, comandante e inovador. Em suma, pessoas com essa personalidade são pragmáticas, racionais e intuitivas. Além disso, são interessadas em assuntos relacionados à ciência e tecnologia. Apesar de serem bons estrategistas, possuem dificuldades no campo emocional.
Já no âmbito profissional, o perfil analista preza pela qualidade de seu trabalho, além de se adaptarem bem com tarefas repetitivas. Ademais, são muito rígidos, e estão sempre focados em entregar o seu melhor. Por isso, procuram fazer tudo com perfeição e cuidado, de maneira excepcional.
O perfil analista está sempre em busca de aprendizados e novos conhecimentos. Pois gosta de ter embasamento teórico sobre assuntos que precisa opinar. Entretanto, como ponto negativo, o analista ao procurar a perfeição, pode acabar não cumprindo prazos devido a sua lentidão. Além de se sentir inseguro caso seja necessário adotar outra abordagem para cumprir a demanda. Por fim, quando se sente sob pressão, o analista costuma se retrair.
Perfil analista: características
O perfil analista tem como características uma personalidade preocupada e rígida. Porém, é calmo, discreto e, por ser introvertido, o analista é calado e retraído. Ademais, possui como desvantagem o fato de ser pessimista. Mas, por ser bastante sensível, possui grande facilidade de se expressar na arte.
Entre as habilidades do analista estão, a agilidade, inteligência e a intelectualidade. Dessa forma, tem facilidade em trabalhar com tarefas detalhadas e com estímulos dos colegas. Além disso, é intuitivo, curioso, possui inteligência verbal e observa as oportunidades apresentando soluções para problemas.
Mas, por ser extremamente perfeccionista, o perfil analista precisa ser monitorado e estimulado durante uma atividade, para que vença a fase do pensar e faça. Ou ele sempre vai achar que seu trabalho está imperfeito, dificultando seu término. Por fim, quando o analista se sente sob pressão ele costuma se fechar e calar. Dessa forma, ao sentir um desequilíbrio sobre qual a forma certa de agir em determinadas situações, o analista se retira e vai em busca de respostas.
Perfil analista: ser liderado x liderar
É muito importante que um líder saiba dar autonomia e estrutura necessária para que o profissional tenha condições de desenvolver bem o seu papel. Da mesma forma, o tipo de personalidade do perfil analista deve ser liderado recebendo estímulos constantes, além de reconhecimento positivo e motivacional. No caso de feedback, o líder deve organizar bem seu discurso, ou o analista pode ter uma reação negativa e, ficar remoendo as palavras ditas.
No entanto, quando o perfil analista lidera, ele procura sempre o melhor resultado, dando atenção a cada detalhe. Dessa forma, o líder analista conta com uma visão completa da realidade, analisando os possíveis caminhos a seguir. Para então, optar pelo caminho mais ideal. Por isso, a equipe liderada pelo analista será sempre incentivada a buscar por melhoria e qualidade na hora de realizar suas tarefas. Da mesma forma, em situações de crises, o perfil analista procura tomar decisões baseadas em fatos, dados e teorias.
Pontos fortes
- O perfil analista é organizado
- Disciplinado
- Detalhista
- Diligente
- Conservador
- Ama a música e as artes
- Natureza rica e sensível
- Capacidade analítica
- Reage fortemente a emoção
- Pensador profundo, reflexivo
- Amigo ao ponto do auto sacrifício
- Faz amizades cautelosamente
- Tem profunda afeição por seus amigos
- Perfeccionista
- Gosta de trabalho analítico e detalhado
Pontos negativos
- O perfil analista pode-se apresentar depressivo e triste
- Prefere delegar
- Agressivo quando criticado ou rejeitado
- Pessimista
- Introvertido
- Não recebe críticas muito bem
- Gosta de sofrer/mártir
- Hipocondríaco
- Orgulhoso
- Critica os defeitos dos outros
- Temeroso e desconfiado com todos
- Muitas vezes sente-se ferido profundamente
- Desgosta daqueles que se lhe opõem
- É de difícil convivência
- Indeciso
- Muito teórico e pouco prático
- Cansa-se facilmente
- Hesita muito para iniciar novas empreitadas
- Analisa exageradamente, o que acaba desistindo
- Fica deprimido com suas criações
Necessidades dessa personalidade
O perfil analista é uma personalidade que possui a necessidade de ter sempre o conhecimento antecipado sobre o trabalho que deverá fazer. Pois, é muito importante para o analista compreender as regras exatas, para executar com perfeição suas tarefas. Ademais, o perfil precisa ter liberdade de expressão e ter seus esforços reconhecidos no ambiente profissional. Enfim, o perfil analista gosta de ter tempo para estudar e se aperfeiçoar sobre assuntos de seu interesse. E, principalmente, gosta de ver seu trabalho finalizado e reconhecido.
Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Perfil idealista, o que é? Principais características dessa personalidade
Fontes: Solides, RH Portal, JRM Coaching
Imagens: Coaching Andrea Thibes, Instituto Life Coaching, Gescon, FIA