Curiosidades

Teste MBTI, o que é? Como funciona e para que serve

O teste MBTI é aplicado principalmente por empresas, sendo que o objetivo é analisar o tipo de personalidade que o futuro colaborador possui.

Provavelmente você já se questionou a respeito de sua personalidade, procurando entender e conhecer melhor a si mesmo. Desse modo, a busca por sites e testes de personalidade cresce cada vez mais. Logo, um dos testes mais conhecidos e utilizados por empresas para auxiliar na identificação de personalidades entre seus colaboradores é o teste MBTI.

Esse teste é uma ferramenta bastante utilizada com objetivos pessoais e empresariais. Pois, contribui para um bom desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, qual seria a melhor forma de se desenvolver sem antes conhecer a si mesmo?

Ademais, esse teste avalia suas características e atitudes mediante as diversas situações do dia a dia. Por exemplo, o modo de perceber o mundo, maneira de organização e de tomar decisões, estilo de vida, energia e motivação.  Por fim, você se encaixa em um dos grupos do teste MBTI, e encontrando a sua personalidade.

Como surgiu o teste MBTI?

Imagem: SBCoaching

O teste MBTI surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, onde foi criado por duas professoras, Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs. Logo, as duas professoras americanas criaram essa ferramenta psicológica baseada em uma teoria de Carl Jung, que estava escrita em um livro chamado Tipos Psicológicos.

Continua após a publicidade

Em suma, essas mulheres tinham como objetivo auxiliar as mulheres que trabalhavam nas indústrias militares, podendo se encaixar em áreas que fossem mais eficientes. Além disso, também queriam ajudar a promover a paz mundial, fazendo com que as pessoas compreendessem a necessidade das diferenças que cada indivíduo possui. Assim sendo, surgiu o teste de personalidade MBTI, cuja sigla remete aos nomes Myers-Briggs e Type Indicator.

O que é o teste MBTI?

Imagem: Data7

O teste MBTI trata-se de um teste de personalidade que envolve identificar o tipo psicológico das pessoas. Ou seja, através de um questionário estruturado com alternativas opostas, com base em preferências e situações, as pessoas avaliam a sua personalidade.

Continua após a publicidade

Com isso, esse teste avalia e da o resultado, onde é possível encontrar 16 tipos diferentes de personalidade. Ademais, conforme dizem especialistas, essa é o método mais utilizado do mundo, tendo em média 2 milhões de resultados emitidos por ano. Pois, se trata de um método bastante eficaz em sua classificação de estilo, características no trabalho, comportamento e aspectos humanos.

Como funciona o teste MBTI?

Imagem: Marcello Pepe

Esse teste de personalidade geralmente é aplicado de forma digital. Entretanto, também pode ser aplicado através de questionários impressos. Em síntese, esse questionário avalia aspectos do comportamento, psicológico, tendências e preferências dos indivíduos.  Além disso, também avalia os pontos fracos e fortes de cada um.

Continua após a publicidade

Logo, os resultados finais são gerados com base em quatro pilares dessa metodologia, que representam as suas preferências. Ademais, em cada pilar, você deverá escolher um sub pilar se baseando em suas respostas, o que revela a sua forma de ser e agir.

Por fim, ao concluir o teste, cada pessoa é representada por uma sigla de 4 letras, e com elas você descobrirá em qual das 16 possibilidades é a sua personalidade.

Os 4 pilares do teste MBTI:

Ambos os pilares são divididos em sub pilares, dessa forma, você deve selecionar o que mais se encaixa com você.

1 – Energia e motivação

Imagem: Hypescience
  • Introvertidos (I): Pessoas que se sentem motivadas em realizar atividades que sejam individuais. Além disso, costumam refletir bastante antes de tomar qualquer atitude.
  • Extrovertidos (E): Pessoas que se sentem motivadas ao realizar atividades em grupo. Ademais, costumam agir antes de pensar.

2 – Percepção do mundo

Imagem: Meu amigo farmacêutico
  • Sensoriais (S): Pessoas que possuem a consciência ligada ao que é concreto. Ou seja, somente aquilo que pode ser percebido através dos cinco sentidos.
  • Intuitivo (N): Pessoas que possuem a consciência ligada ao abstrato. Ou seja, são ligadas a coisas intangíveis, simbólicas.

3 – Modo de avaliação e tomada de decisões

Imagem: DFTBar
  • Racionalistas (T): Indivíduos que agem de maneira lógica, objetiva, organizada e imparcial. Ademais, sempre buscam utilizar argumentos racionais.
  • Sentimentais (F): Indivíduos que agem de maneira subjetiva. Além disso, levam em conta suas preferências e considerações das necessidades humanas.

4 – Estilo de vida

Imagem: Ferramentas de coaching
  • Julgadores (J):  Indivíduos com caráter decisivo. Também costumam viver a base de regras claras e de forma mais planejada e estruturada possível. Além de tomarem decisões tranquilamente.
  • Perceptivos (P): Indivíduos que optam pela liberdade e improvisações. Logo, preferem viver uma vida flexível e adaptável. Por outro lado, sentem tranquilidade quando apresentam opções em aberto.

As 16 personalidades do teste MBTI

As 16 personalidades do teste MBTI foram dividas em 4 grupos, sendo eles: Analistas, diplomatas, sentinelas e exploradores. Logo, com base nas siglas adquiridas nos 4 pilares, é possível determinar qual a sua personalidade.

Continua após a publicidade

1 – Analistas

Imagem: UNIAGIL

São pragmáticos, pessoas racionais, imparciais, intuitivas e pensantes. Ademais, são independentes e possuem a mente aberta.

  • Arquiteto (INTJ): Conhecido pelo pensamento criativo e estratégico.
  • Lógico (INTP): Possui sede insaciável por conhecimento e inovação.
  • Comandante (ENTJ): É especialista em resolver desafios com ousadia.
  • Inovador (ENTP): Pessoa marcada pela curiosidade e perspicácia.

2 – Diplomatas

Imagem: UNIAGIL

Pessoas conhecidas por serem idealizadoras ligadas ao intuitivo e sentimental, além de focarem na empatia e cooperação. Além disso, são ótimos conselheiros e mediadores em conflitos.

  • Advogado (INFJ): É um idealista e reservado, porém inspirador.
  • Mediador (INFP): Uma pessoa poética, bondosa e altruísta.
  • Protagonista (ENFJ): Um líder carismático que hipnotiza as massas.
  • Ativista (ENFP): Possui espírito livre e criativo, além de ser muito sociável.

3 – Sentinelas

Imagem: UNIAGIL

São conhecidos como guardiões. Portanto, envolvem pessoas observadoras e julgadoras, além de serem pessoas trabalhadoras, tendo facilidade em lidar com hierarquia e organização.

  • Logístico (ISTJ): Transborda responsabilidade e comprometimento.
  • Defensor (ISFJ): Indivíduo protetor, dedicado e acolhedor com senso de empatia.
  • Executivo (ESTJ): Um administrador nato com talento para gerência.
  • Cônsul (ESFJ): Indivíduo sempre atencioso, sociável e solícito.

4 – Exploradores

Imagem: UNIAGIL

De acordo com o teste MBTI, os exploradores são conhecidos como artesãos, são bastante expressivos e observadores. Ademais, são pessoas espontâneas e conectadas ao mundo. Geralmente, tomam decisões rápidas e são habilidosos com ferramentas em geral.

Continua após a publicidade
  • Virtuoso (ISTP): Mestre em diversas ferramentas e experimentador.
  • Aventureiro (ISFP): Indivíduo visto como um artista flexível e ousado.
  • Empresário (ESTP): Uma pessoa inteligente, enérgica e disposta a arriscar.
  • Animador (ESFP): Alguém que está sempre entusiasmado, enérgico e é espontâneo.

Em suma, o teste MBTI, é uma maneira eficaz de descobrir sobre a personalidade de uma pessoa. Além de facilitar na hora de escolher qual profissão se encaixa melhor com seu perfil. Afinal, em qual dessas personalidades você se encaixa?

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Tipos de temperamento, quais são? Principais características. 

Fontes: Trello, Unasp

Imagens: Job Convo, SBCoaching, Data7, Marcello Pepe, Hypescience, Seu amigo farmacêutico, DFTBar, Ferramentas de Coaching, UNIAGIL

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você