Curiosidades

INTJ, o que é? Principais características desse tipo de personalidade

Pessoas que possuem o tipo de personalidade INTJ, também conhecida como Arquiteto, são estratégicas, racionais, pragmáticas e lógicas.

Por Renata Gonçalves Pereira

INTJ é um dos 16 tipos de personalidade identificada pelo MBTI (Myers-Briggs Type Indicador ou Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Briggs®).

Ademais, o MBTI é dividido em quatro grupos, sendo eles: Analistas (Arquiteto INTJ, Lógico INTP, Comandante ENTJ, Inovador ENTP), Diplomatas (Advogado INFJ, Mediador INFP, Protagonista ENFJ, Ativista ENFP), Sentinelas (Logístico ISTJ, Defensor ISFJ, Executivo ESTJ, Cônsul ESFJ) e os Exploradores (Virtuoso ISTP, Aventureiro ISFP, Empresário ESTP, Animador ESFP).

Em suma, o MBTI é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais. Entre as personalidades temos o INTJ, também conhecido como a personalidade Arquiteto, cujo significado é Introvertido, Intuitivo, Pensante e Julgador. Ademais, a personalidade Arquiteto é uma das mais raras, pessoas com esse tipo são autoconfiantes, introspectivos, com pensamentos lógicos e racionais.

Por isso, é visto como uma pessoa pragmática, que enxerga a realidade como algo arbitrário ou inventado, que pode ser usado como uma ferramenta.

Já para as pessoas do seu convívio, o INTJ pode ser visto como uma pessoa sem emoção ou fria, exigente e difícil de satisfazer. Mas, a verdade é que essa personalidade é bem sensível aos sinais de rejeição. Contudo, como cônjuge tende a gerar harmonia e ordem no lar e no relacionamento.

Por fim, pessoas com esse tipo de personalidade se adaptam bem em profissões como: Cientista, Matemático, Engenheiro, Dentista, Médico, Professor, Juiz e Advogado.

INTJ – Personalidade Arquiteto

Amino Apps

A personalidade Arquiteto é um dos tipos de personalidade mais raros, onde apenas 2% da população possui esse tipo de INTJ. No caso de mulheres o número é ainda menor, cerca de 0,8% da população. Em suma, o Arquiteto é uma pessoa estratégica, racional e lógica, com uma enorme sede de conhecimento que se manifesta ainda no início da vida.

São ao mesmo tempo idealistas e cínicos, ou seja, acreditam no esforço, inteligência e consideração, mas, também acreditam que as pessoas são preguiçosas, míope ou egoísta para realmente alcançar resultados fantásticos. No entanto, a visão cínica não faz com que o Arquiteto desista de seus objetivos, pois ele é autoconfiante, perspicaz e inovador.

Amino Apps

Além disso, o Arquiteto está sempre empenhado em descontruir e reconstruir todas as ideias e sistemas em que entra em contato, empregando seu perfeccionismo e moralidade. Por isso, qualquer pessoa que não consegue ver ou entender o ponto de vista dessa personalidade INTJ, acaba perdendo seu respeito.

Enfim, o Arquiteto é uma pessoa brilhante e confiante com grande conhecimento, apesar de não se sentir muito confortável com contrato social. Pois, não tem paciência com conversas sem profundidade, inclusive, acreditam que muitas das convenções sociais são estúpidas.

O arquiteto tem a tendência de lidar com a vida como se fosse um gigante tabuleiro de xadrez. Dessa forma, sempre avalia cada situação de forma inteligente e estratégica, avaliando novas táticas e planos de contingência, tentando se manter no controle da situação. No entanto, não significa que o Arquiteto age sem consciência, mesmo que pareça o contrário. O que explica por que vilões da ficção e heróis incompreendidos são modelados a partir desse tipo de personalidade.

Características da personalidade INTJ

Limonada

A personalidade INTJ possui características bem definidas, tais como:

  • Tendência a ser introvertido, preferindo trabalhar sozinho.
  • O Arquiteto se concentra em informações teóricas e abstratas em vez de detalhes concretos.
  • Colocam mais ênfase na lógica e nas informações objetivas, do que nas emoções subjetivas.
  • Gostam que seu mundo pareça controlado e ordenado, por isso, fazem planos com bastante antecedência.
  • Grande poder de decisão
  • Determinação
  • Independência
  • Visão de curto e longo prazo
  • Entendimento do todo
  • Autoconfiança
  • Altas expectativas
  • Bom em ouvir
  • Aceita bem as críticas
  • Autoconfiante e trabalhador
DFTBAR

No entanto, essa personalidade também possui pontos considerados negativos, como:

  • Fazer poucos elogios
  • Pouca atenção aos sentimentos alheios
  • Super exigente
  • Dificuldade de se expor
  • Aparenta ser uma pessoa dura, parecendo indiferente ou insensível
  • Pode ser excessivamente analítico e crítico
  • Muito perfeccionista
  • Não gosta de falar sobre emoções

Funções cognitivas

Pinterest

O MBTI identifica as preferências pessoais em quatro dimensões principais, são elas:

  1. Extroversão versus Introversão
  2. Sensação versus Intuição
  3. Pensamento versus Sentimento
  4. Julgamento versus Percepção

Dessa forma, é possível formar o acrônimo de quatro letras para cada uma das 16 personalidades. Por exemplo, a personalidade Arquiteto, cujas letras são INTJ, que significa Introvertido, Intuitivo, Pensamento e Julgamento. Além disso, cada função principal está voltada para dentro (Introvertida) ou voltada para fora (Extrovertida). Dessa forma, cada tipo de personalidade possui funções cognitivas que se combinam e interagem de inúmeras formas.

Pinterest

Por fim, cada tipo possui uma função dominante que define o tom para aquela personalidade específica. Juntamente com a função dominante, tem a função auxiliar, terciária e inferior, que colaboram na formação das características da personalidade de um indivíduo. Por exemplo:

  • Dominante: Intuição Introvertida – o INTJ observa padrões, significados e possibilidades. Dessa forma, gosta de pensar no futuro.
  • Auxiliar: Pensamento Extrovertido – como função secundária na personalidade, o Arquiteto busca por ordem e controle. Por isso, ele é metódico e toma suas decisões com base na lógica.
  • Terciária: Sentimento Introvertido – por ser uma função terciária, acontece em um grau menor. Dessa forma, indivíduos que desenvolvem esse aspecto em sua personalidade tende a dar mais atenção aos valores e sentimentos ao tomar decisões.
  • Inferior: Sensação Extrovertida – essa função tende a ser menos desenvolvida, mas mesmo assim exerce certa influência na personalidade. Como resultado, tende a processar informações por meio de seus sentidos.

Se gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Teste MBTI, o que é? Como funciona e para que serve.

Fontes: 16 Personalities, Fellipelli, Introvertidamente

Imagens: Amino Apps, Limonada, DFTBAR, Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você