Curiosidades

Pinguim, quem é? História e habilidades do inimigo do Batman

As histórias em quadrinhos trazem personagens marcantes e entre eles, o Pinguim. Com sentimentos de raiva o vilão seguiu carreira no crime.

No universo dos vilões, não podemos deixar de mencionar o Pinguim, o icônico personagem das sagas do Batman. Na verdade, ele tem o nome de Oswald Chesterfield Cobblepot e chama a atenção pela aparência inofensiva. Porém, esconde dentro de si o sentimento da raiva e também uma mente criminosa.  

O Pinguim também faz parte dos personagens da DC Comics, ou seja, já ilustrou diversas histórias em quadrinhos. Logo, o personagem já foi parar as telas dos cinemas. Por exemplo, no filme “Batman: O Retorno”, sendo interpretado ator norte-americano Danny DeVito, em 1992. 

Antes de mais nada, o vilão era uma figura assídua nas histórias do Cavaleiros das Trevas, durante as Eras de Prata e Ouro dos quadrinhos. Porém, suas aparições passaram a ser eventuais após Crise nas Infinitas Terras.  

Pinguim, quem é? Infância e habilidades do maior inimigo do Batman
Imagem: Ei Nerd

Origem do vilão  

O Pinguim foi criado em 1941, porém, a origem só foi divulgada após 40 anos, ou seja, em 1981. A interpretação apresentada, aliás, mostra a história da infância de um menino que admirava as aves. Sobretudo, o garoto, que se tornaria o Pinguim, era maltratado por outras crianças.

Continua após a publicidade

Assim, as experiências negativas durante a infância influenciaram na formação da sua carreira criminosa. Antes disso, durante a sua adolescência, recebeu o apelido de Pinguim e, portanto, adotou o nome ao começar suas ações malignas no submundo de Gotham City. Logo, se tornou inimigo do Batman.  

Pinguim, quem é? Infância e habilidades do maior inimigo do Batman
Imagem: Cabana do Leitor

Infância

Acima de tudo, Oswald era filho de um casal de classe média, ou seja, não era de família pobre. Em suma, o garoto não era considerado bonito, fato que foi rejeitado pelo seu pai enquanto ainda era um bebê.  Aliás, seu pai o tratava como se fosse um cão. Durante a infância, sofreu bullying pela baixa estatura, obesidade e o formato do nariz, semelhante a um bico de pássaro.

Em contrapartida, a mãe era protetora e nunca o rejeitou, porém, era punida pelo pai de Oswald ao ver as demonstrações de carinho. Contudo, sua infância continuou com episódios negativos. Assim, a indiferença fez com que seu pai o colocasse na mesma cama em que se relacionava com a esposa para conseguir ter um filho que considerasse normal. 

Pinguim, quem é? Infância e habilidades do maior inimigo do Batman
Imagem: Uol

Com o tempo, Oswald teve irmãos e começou a ir à escola, onde poderia ser um ambiente para fazer amigos, porém a situação foi o contrário. Não só os amigos, mas também seus irmãos não o respeitavam. Sendo assim, ele era agredido e também era tratado como um animal. Com isso, Oswald apenas acumulou sentimentos de raiva.  

Continua após a publicidade

Apenas os pássaros conseguiam fazer o garoto sorrir. Oswald tinha várias gaiolas, onde criava aves para que pudessem ser suas amigas. Contudo, sua ave preferida era o pinguim, que tinha a característica de se adaptar aos locais menos benéficos.

Posteriormente, seu pai morreu com pneumonia e sua mãe ficou sem movimentos devido ao sofrimento que passou na vida.  Então, devido à morte do pai, a mãe de Oswald, impressionada, o fazia levar um guarda-chuva ao sair de casa.  

Como surgiu o “Pinguim”

Após o período escolar, Oswald adotou o nome “Pinguim”. Com o interesse em aves, ele decidiu estudar ornitologia na faculdade, porém,  sabia mais que os professores. Então, ele resolveu que era melhor focar nos negócios e usou o dinheiro que possuía, já que a família era rica, para construir um lounge que recebia os mais poderosos de Gotham.

Com o nome de “Iceberg Lounge”, o ambiente passou a ser onde Pinguim fazia seus primeiros contatos com o crime Por isso, ele passou a ser o inimigo do Cavaleiro das Trevas, já que tiveram embates várias vezes.

Continua após a publicidade
Pinguim, quem é? Infância e habilidades do maior inimigo do Batman
Imagem: Pinterest

Habilidades do Pinguim 

Sem dúvida, o Pinguim é um dos vilões mais inteligentes por ter a destreza de planejar crimes e a habilidade com liderança. Curiosamente, mesmo com a descrição da sua aparência, o personagem se destaca como lutador de judô e boxe.

Apesar disso, é possível encontrar versões de quadrinhos em que suas habilidades são divergentes. A arma que ele prioriza, certamente, é o guarda-chuva, que é onde ele esconde uma espada. Em contrapartida, há alguns HQs que trazem o personagem com uma metralhadora ou um lança-chamas. 

Outras habilidades do personagem:

  • Intelecto genial: Pinguim não possuía o tipo físico atraente ou forte, então desenvolveu a inteligência para as práticas criminosas. 
  • Administração e liderança: com os negócios em Gotham, desenvolveu conhecimentos de administração e liderança. 
  • Treinamento de aves: o personagem aprendeu a usar as aves nos crimes, principalmente, pinguins africanos. 
  • Combate corpo a corpo: a baixa estatura e peso não impediu que o Pinguim aprendesse artes marciais e lutas. 
  • Tolerância ao frio: como o próprio nome já faz referência, ele é capaz de resistir ao frio.  

E, aí? Gosta das histórias em quadrinhos? então veja sobre o Batman – História e evolução do herói nos quadrinhos 

Fontes: Guia dos Quadrinhos Aficionados Ei Nerd

Continua após a publicidade

Imagens: Parliamo Di Videogiochi Pinterest Uol Cabana do Leitor

Próxima página »

Escolhidas para você