Notícias

Poder da mente auxilia no aumento da força física e em outras atividades

Uma pesquisa mostrou que sim, é possível uma pessoa ficar mais forte só com o poder da mente e sem fazer absolutamente nada físico.

Uma pesquisa mostrou que sim, é possível uma pessoa ficar mais forte só com o poder da mente e sem fazer absolutamente nada físico. Sendo assim, o estudo aponta que a estratégia se chama imagética motora. Ou seja, é necessário somente visualizar mentalmente uma atividade física 

De acordo com a neurocientista cognitiva, Helen O’Shea, da Universidade de Dublin, na Irlanda, através da imagética motora é possível melhorar diversas habilidades. Como, por exemplo, a força, a velocidade e a precisão. 

Atletas de elite utilizam deste método com frequência. No entanto, qualquer um pode usá-lo. Portanto, é só pensar que está fazendo um exercício físico sem realmente fazer. 

Poder da mente

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com a pesquisa, se combinar o poder da mente com o treino físico o resultado será maior ainda. Portanto, para praticar a força do pensamento é necessário focar a mente no fluxo e o ritmo de cada movimento com riquezas de detalhes.  

Por isso, vários praticantes de esporte se beneficiam deste método no campo de futebol até em uma piscina no treino de natação. O estudo mostrou que as pessoas conseguem correr até mais rápido devido ao poder da mente. Além disso, a força também se aprimora. Ou seja, para iniciantes em levantar peso seria o usual. 

Continua após a publicidade

Pesquisas

Poder da mente auxilia no aumento da força física e em outras atividades

Os estudos sobre o poder da mente para aumentar a força existem desde os anos 90. Um deles, por exemplo, é de pesquisadores da Universidade do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos da América (EUA). Os especialistas pediram para diversas mulheres imaginarem os joelhos esticados e os quadríceps contraídos durante 5 segundos. 

Continua após a publicidade

Porém, não era para nenhuma delas fazer o que pensavam na vida real. No entanto, no final do experimento, os especialistas perceberam que a força do quadríceps de cada um cresceu 12,6%. 

Outra pesquisa similar aconteceu durante um programa de televisão da BBC há alguns anos. Sendo assim, os integrantes tiveram o aumento da força muscular em aproximadamente 8%. Vale ressaltar que os músculos não ficaram maiores, contudo, por pensar durante um mês em um exercício específico as fibras musculares se preparam para o movimento. 

Imagética motora

Segundo a neurocientista, após analisar a imagética motora é possível entender melhor como o cérebro e a fisiologia funcionam. Portanto, ela não é responsável apenas pelos pensamentos. Por isso, englobam também as redes motoras que se conectam com as partes inconscientes do cérebro.  

Continua após a publicidade

Este método auxilia também na prática de atividades sem o desperdício de energia. Contudo, vale ressaltar ainda que este método não traz resultados de massa muscular e sim eficiência na hora de utilizá-los. 

Podemos usar essa técnica em outras atividades?

Poder da mente auxilia no aumento da força física e em outras atividades

Sim, com certeza, afirma a especialista. O poder da mente é essencial para diversas ações sem ser o esporte. Como, por exemplo, música, cirurgias, reabilitações motoras após sofrer uma lesão. No entanto, a neurocientista ressalta também que não auxilia no nível de condicionamento. 

Como usar o poder da mente

Segundo a especialista, é necessário realizar 4 mentalizações e, em seguida, fazer a mesma coisa só que de maneira física. O motivo de externá-lo é porque a mente precisa saber da sua capacidade atual. Em casos de lançamentos de bola, é preferível que as pessoas imaginem de olhos abertos para visualizar o percurso do objeto.  

Continua após a publicidade

Veja também sobre 

Próxima página »

Escolhidas para você