Curiosidades

Supervelocidade – Como seria se pudéssemos ter esse poder dos heróis?

Supervelocidade ou velocidade sobre-humana é muito comum entre os heróis das HQs. Mas, o que aconteceria se pudéssemos compartilhar esse poder?

Por Renata Gonçalves Pereira

Quem nunca pensou em ter algum tipo de superpoder igual aos heróis das histórias em quadrinhos? Então, imagina se você pudesse ter uma supervelocidade, seria bem legal, não é mesmo? Na verdade, não seria tão legal como imaginamos, pois a velocidade sobre humana iria contra as leis da física, resultando em alguns problemas. Por exemplo, sair da atmosfera da Terra ou até mesmo quebrar todos os ossos do corpo ao tentar usar a força para correr extremamente rápido.

No entanto, no universo dos quadrinhos, a supervelocidade é possível e até comum, dando ao super-herói a capacidade de ser rápido e correr em velocidades extremas. Ou seja, sua velocidade ultrapassa a velocidade do som (343 m/s). Entre os heróis que possuem esse poder, temos o Superman, The Flash, sendo ambos do universo da DC, Mercúrio da Marvel e o Trem-Bala do The Boys.

Contudo, o Flash é um dos mais conhecidos super-heróis que possui supervelocidade. Inclusive, em suas histórias o herói já conseguiu ultrapassar até a velocidade da luz, o que é fisicamente impossível. Ademais, o Flash é capaz de criar clones, andar sobre a água e até mesmo viajar no tempo. Agora, vamos saber um pouco mais sobre o que é a supervelocidade.

O que é supervelocidade

Imagem: Legião dos Heróis

Basicamente, a supervelocidade é um tipo de poder, que possibilita alcançar uma velocidade que ultrapassa o nível natural, ou seja, possibilita alcançar uma velocidade sobre humana, melhorada ou sobrenatural. Ademais, essa supervelocidade pode ser alcançada correndo, andando ou fazendo qualquer outro tipo de movimento.

Em suma, a supervelocidade pode ultrapassar a velocidade do som ou até mesmo da luz, sendo que em alguns casos, pode até mesmo ultrapassar esses patamares e ir muito além. Por exemplo, a habilidade de viajar no tempo. Outras possíveis habilidades seriam:

  • Reflexos Melhorados ou Reflexos Sobrenaturais
  • Agilidade Melhorada ou Sobrenatural
  • Resistência Melhorada ou Super Resistência
  • Percepção Acelerada
  • Metabolismo Acelerado
  • Vigor Melhorado ou Vigor Sobrenatural

Técnicas da supervelocidade

Imagem: Pinterest

Além das habilidades sobre humanas, a supervelocidade pode proporcionar técnicas mais aprimoradas, por exemplo:

  • Ataque Veloz
  • Criação de Imagem Posterior
  • Câmera Lenta
  • Desviar de projéteis
  • Intangibilidade

Níveis da supervelocidade

Imagem: Super Abril

No entanto, a supervelocidade pode ser classificada em níveis, tais como:

  • Velocidade Melhorada, que proporciona a possibilidade de se mover muito mais rápido que um ser humano comum.
  • Supervelocidade, que pode ser dividida em três tipos, sendo eles:
  • Tipo I: capacidade de se mover na da velocidade do som, ou até em um nível supersônico.
  • II: capacidade de viajar em pelo menos cinco vezes a velocidade do som e além.
  • III: capacidade de viajar perto ou até além da velocidade da luz, quebrando as leis da física.
  • Por fim, a Velocidade Absoluta ou velocidade infinita.

Variações da supervelocidade

Imagem: Legião dos Heróis

A supervelocidade também possui variações, sendo elas:

  • Criar clones de velocidade
  • Alcançar uma velocidade espiritual
  • Velocidade invisível
  • Velocidade temporal (viagem no tempo)
  • Supervelocidade através de objetos
  • Voo Supersônico
  • Nado Veloz

Prós e contras da supervelocidade

1- Viagem no tempo

Imagem: Olhar Digital

De acordo com a Teoria da Relatividade Especial de Einstein, o tempo para objetos que se movem a uma velocidade extrema como a da luz, por exemplo, é diferente quando comparada ao tempo de objetos em repouso.

Ou seja, quando a supervelocidade é atingida, o tempo se passa mais devagar para quem está em movimento. Por exemplo, ao correr a uma velocidade igual a 99% da velocidade da luz durante um ano, quando parar, terá se passado 7 anos para aqueles que estavam em repouso. Portanto, a viagem no tempo seria possível graças ao fenômeno chamado dilatação do tempo.

2- Correndo para fora do planeta

Imagem: APKpure

Para que uma pessoa ou qualquer corpo possa sair da Terra, é necessário atingir a velocidade de escape, que no caso da Terra é de 40.000 km/h. Portanto, ao usar uma velocidade sobre-humana, em qualquer direção, a pessoa acabaria saindo do planeta Terra.

3- Socos destruidores

Imagem: The National

De acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, quanto maior for à velocidade, maior será a energia acumulada por esse objeto. Portanto, se alguém usasse uma supervelocidade equivalente a 98% da velocidade da luz, ela acumularia uma energia de 50 megatons. Ademais, ao dar um soco com essa energia acumulada, o peso do punho causaria uma destruição equivalente à ogiva nuclear mais potente já detonada, a Tsar Bomb.

Uma pessoa comum pode ter Supervelocidade?

Imagem: Acredite ou Não

Na verdade, uma pessoa comum não poderia ter supervelocidade. Pois, o segredo por trás desse poder é a aceleração. Ou seja, para que o super-herói The Flash consiga alcançar uma velocidade sobre-humana é preciso de uma aceleração extrema. Porém, em um curto espaço de tempo. Portanto, de acordo com as leis de Newton, se uma pessoa comum tentasse executar a força necessária para atingir a aceleração ideal acabaria quebrando os ossos do corpo.

Da mesma forma, se o super-herói Mercúrio fosse evitar que uma pessoa fosse atropelada por um carro. Ele precisaria correr a uma velocidade de 100 m/s ou 360 km/h. Mas, assim que agarrasse a pessoa que estava em inércia, ela sentiria um impacto equivalente a de um trem bala. O que provavelmente seria muito pior do que o impacto do carro.

Visão desfocada

Imagem: Museu WEG

Outro problema relacionado à supervelocidade seria a visão desfocada, pois, ao atingir altas velocidades a visão humana não consegue manter o foco. Isso acontece porque o cérebro não consegue processar uma imagem de forma rápida.

Por fim, temos o problema do superaquecimento, pois, ao atingir uma velocidade sobre-humana o calor produzido é tão grande que a pessoa poderia pegar fogo. Isso aconteceria devido à atmosfera da Terra, que faz com que um gás sofra compressão muito rápida, consequentemente, elevando sua temperatura até pegar fogo. Da mesma forma que acontece com meteoros quando entram na atmosfera terrestre.

Em suma, a supervelocidade ou velocidade sobre-humana é um poder que continuará sendo estritamente dos super-heróis das histórias em quadrinhos. Afinal, eles estão além das leis da física e foram criados apenas para a nossa diversão e entretenimento.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Super-heróis – Top 10 mais populares dos quadrinhos de todos os tempos.

Fontes: Blog Enem, Super Poderes Fandom, Mundo Educação

Imagens: Protagonista, Youtube, Pinterest, Super Abril, Legião dos Heróis, Olhar Digital, APKpure, The National, Acredite ou não, Museu WEG

Próxima página »

Escolhidas para você