A Hello Kitty é aquela figurinha fofa que, até mesmo quem não sabe nada dela, já deve ter visto em algum lugar. Desenhos, cadernos, brinquedos, a Hello Kitty está por toda parte e conquistou o coração de milhões de meninas – e meninos – pelo mundo.
A Hello Kitty, mesmo com todas as polêmicas que a envolvem, mexe com a imaginação das crianças e não deixa de ser um dos personagens infantis mais queridos das últimas gerações.
No entanto, quem já a viu nos desenhos animados ou mesmo já teve uma bonequinha da Hello Kitty nas mãos, deve ter percebido que falta algo naquele rostinho. Apesar disso ficar claro, muita gente demora a perceber que o que está faltando nela são os traços da boca. Mas, afinal, porque será que Hello Kitty não tem boca?
Essa, com certeza, é uma das muitas polêmicas que surgiram a respeito da criação da desenhista japonesa Yuko Yamaguchi, em 1974. Há quem diga que a personagem é uma menina, ou uma gatinha, que sofria de câncer na boca e acabou fazendo um pacto demoníaco para se livrar da doença! Bizarrices à parte, permanece o mistério: porque Hello Kitty não tem boca?
Por que a Hello Kitty não tem boca?
Será que a Hello Kitty não tem boca, realmente? Ou tudo não passa de especulações, como a de que ela fez um pacto com o demônio por causa de um câncer de boca? Este, certamente, é um dos maiores exageros imaginativos que se pode creditar a um personagem fictício desenhado.
Dona de uma marca de 7 bilhões de dólares em valores de mercado, a empresa japonesa Sanrio nega. Afinal, a Hello Kitty é um produto direcionado a crianças. A explicação veio direto da desenhista Yoku Yamaguchi, que criou a Hello Kit em em 1974: “As pessoas que olham para ela podem projetar seus próprios sentimentos em seu rosto, porque ela tem um rosto inexpressivo. Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela olha triste quando estão tristes. Por esta razão psicológica, nós pensamos que ela deveria ser criada sem qualquer emoção – e é por isso que ela não tem uma boca”
Em outras palavras, a Hello Kitty não ter boca colabora para sua popularidade, uma vez que as pessoas projetam nela seus sentimentos. O rosto da boneca é inexpressivo, embora o design todo seja “fofo”.
Seria a Hello Kitty uma menina?
Uma vez resolvida a questão principal sobre a boca da Hello Kitty, temos outra. Como dissemos na introdução, a personagem Hello Kitty conta com outra polêmica fundamental: seria ela uma menininha e não uma gata, como aparenta ser? Isso, a despeito das orelhas de gato e dos bigodinhos de gato. A representação da personagem em duas pernas, suas roupinhas de menina: tudo isso levou muitos fãs a considerá-la como humana.
Essa “hipótese” ganhou força em vários jornais e sites ao redor do mundo, que noticiaram o que seria uma revelação sobre a verdadeira identidade de Hello Kitty. Essa “revelação” teria sido feita pela própria Sanrio, detentora dos direitos da marca. A responsável pela informação foi a antropóloga Christine Yano, que dedicou anos de estudos aos assuntos que envolvem a personagem e lançou até um livro sobre a Hello Kitty.
Apesar de Yano se referir à Hello Kitty como uma gatinha, a empresa teria, segundo ela, revisado e afirmado que a personagem do desenho é uma menininha, mas não uma gata. E que ela, inclusive, nunca apareceu andando sobre quatro patas, sendo, portanto, um ser bípede. E mais: ela tem até um gatinho de estimação.
- Leia também: Os nomes verdadeiros de 29 personagens das animações
Ser ou não ser gata
Essa afirmação abalou os fãs da Hello Kitty na internet, e os deixou intrigados. Mas toda a confusão durou pouco, segundo o site e-Farsas. Um porta-voz da Sanrio desmentiu imediatamente a versão contada sobre a identidade da personagem, assim que os boatos começaram a se propagar.
Não se sabe se pela repercussão negativa ou por qual outro motivo, a empresa deixou claro em entrevista à versão japonesa do The Wall Street, que Hello Kitty é SIM uma gatinha, não uma menininha. Ela é uma gatinha antropomorfizada, ou seja, uma representação de uma gata com características humanas. O objetivo seria fazer com que ela tenha uma melhor aceitação por parte das crianças.
“A Hello Kitty foi feita com a ideia de ser uma gata. Dizer que ela não é uma gata é ir longe demais. Hello Kitty é a personificação de um gato”, afirmou o representante da Sanrio.
De acordo, ainda, com a empresa, todo o mal entendido a respeito da personagem teria sido causado por um erro de tradução das declarações da antropóloga Christine Yano. Dessa forma, as palavras “menino” ou “menina”, na verdade, jamais teriam sido usadas para definir a personagem.
E você, o que acha de todas essas polêmicas todas envolvendo a Hello Kitty?
E, por falar por desenhos animados polêmicos, você precisa ler também: 8 cenas dos desenhos animados que vão ferrar sua infância.
Fontes: Mega Curioso, e-Farsas, Fatos desconhecidos, Ana Cassiano, Recreio