Por que a personagem Hello Kitty não tem boca?

Ela é fofa e, com certeza, já derreteu o coração de centenas ou milhares de meninas, e alguns meninos também, ao redor do mundo. A Hello Kitty, mesmo com todas as polêmicas que a envolve ao redor do mundo ainda mexe com a imaginação da criançada e não deixa de ser um dos personagens infantis mais fofos das últimas 4 décadas.

No entanto, quem já viu a personagem nos desenhos animados ou mesmo já teve um boneco de Hello Kitty nas mãos, pode ter percebido que falta algo naquele rostinho. Apesar disso ficar claro, muita gente demora a demorar que o que está ausente na personagem são os traços da boca. Mas, afinal, porque será que Hello Kitty não tem boca?

Essa, com certeza, é uma das polêmicas mais debatidas a respeito da criação da desenhista japonesa Yuko Yamaguchi. Há quem diga até que a personagem, criada em 1974, se trata da ilustração de uma menina, que sofria com câncer na boca e acabou fazendo um pacto demoníaco para se livrar da doença. Por isso, Hello Kitty não teria boca.

1

Hello Kitty sem expressão

Mas, claro, isso tudo são especulações. De acordo com a desenhista e com a própria Sanrio, empresa que detém os direitos sobre a imagem de Hello Kitty, a verdade sobre não existência de uma boca na personagem é bem mais simples e menos maquiavélica que dizem: sem a boca, Hello Kitty se torna uma personagem sem expressão, o que permite às pessoas projetarem seus próprios sentimentos sobre ela.

“Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela parece triste quando elas estão tristes (…)”, explicou Yamaguchi, em entrevista à revista Time. Conforme ela, foi por motivos psicológicos que Hello Kitty foi desenvolvida sem qualquer expressão própria específica.

6

Além disso, a ausência de expressividade deixa Hello Kitty mais viável comercialmente, já que ela pode ser colocada em várias situações, sem ser necessários que seus traços característicos sejam alterados.

Hello Kitty: menina ou gata?

Mas, como você já deve saber, essa não foi a única discussão acirrada a repeito da personagem Hello Kitty. Há algum tempo uma notícia, no mínimo desconsertante, foi divulgada à respeito de Hello Kitty: ela seria uma menina e não uma gata, como aparenta ser.

Como vários jornais e sites ao redor do mundo noticiaram, a revelação sobre a verdadeira identidade de Hello Kitty teria sido revelada pela própria Sanrio. Quem teve acesso a essa informação em primeira mão foi a antropóloga Christine Yano, que dedicou anos de estudo aos assuntos que envolvem a personagem e chegou até a lançar um livro sobre a Hello Kitty.

4

Conforme afirmaram, em todo seu estudo, Yano se referia à Hello Kitty como uma gatinha. No entanto, a empresa responsável por ela corrigiu todo o material, dizendo que a personagem é um “ personagem de desenho. É uma menininha, uma amiga, mas não uma gata. Ela nunca apareceu andando sobre quatro patas, pois ela anda e senta como um ser bípede. Ela tem até um gatinho de estimação”.

Verdade ou mentira?

Essa sim foi uma afirmação que mexeu com a internet toda e deixou os fãs de Hello Kitty intrigados. Mas, toda confusão durou pouco, segundo o site e-Farsas. Isso porque um porta-voz da Sanrio desmentiu a versão contada sobre a identidade de Hello Kitty praticamente em seguida à divulgação dos boatos.

Não se sabe se por arrependimento ou por qual outro motivo, mas o representante da empresa deixou claro em entrevista à versão japonesa do The Wall Street que Hello Kitty é SIM uma gatinha. No entanto, é uma gatinha com características humanas, para ter uma melhor aceitação por parte das crianças.

2

“A Hello Kitty foi feita com a ideia de ser uma gata. Dizer que ela não é uma gata é ir longe demais. Hello Kitty é a personificação de um gato”.

De acordo com a Sanrio, todo o mal entendido a respeito de Hello Kitty teria sido por causa de um erro de tradução das declarações da antropóloga Christine Yano. Dessa forma, as palavras “menino” ou “menina”, na verdade, jamais teriam sido usadas para definir a personagem de Hello Kitty.

5

E você, o que acha dessa história toda sobre Hello Kitty?

E, por falar por desenhos animados polêmicos, você precisa ler também: 8 cenas dos desenhos animados que vão ferrar sua infância.

Fontes: Mega Curioso, e-FarsasUltra Curioso