Por que algumas pessoas são canhotas? A Ciência explica

Você escreve com a mão direita ou com a esquerda? Embora a maioria das pessoas seja destra, ou seja, fazem coisas preferencialmente com a mão direita; sempre tem por aí algumas pessoas canhotas, que têm a mão esquerda como dominante;  para nos intrigar. Não é verdade?

Mas, o que vamos discutir aqui não é o quão impressionante pode ser ver uma pessoa escrevendo ou fazendo algo muito minucioso com a mãe esquerda. O principal motivo dessa matéria é descobrir se existe alguma explicação para esse fato acontecer e entender, exatamente, o que determina que algumas pessoas serão canhotas ou não.

Para explicar isso, claro, nada melhor que estudos científicos. Um dos mais recentes e polêmicos, publicado pela revista científica eLife, desmistificou o assunto e apontou que ser canhoto não tem nada a ver com nosso cérebros ou com nosso desenvolvimento neurológico.

Não tem nada a ver com o cérebro

Ao contrário do que se pensava até hoje, o fato de pessoas serem destras ou canhotas é determinado na formação biológica, antes mesmo de nosso nascimento. Aliás, é na coluna vertebral que essa diferença genética acontece.

Como você também já deve ter ouvido anteriormente, a especulação era de que pessoas canhotas tivessem o hemisfério direito do cérebro mais desenvolvido. Entretanto, esse mesmo estudo aponta outra informação surpreendente: essa atividade ocorre antes mesmo do cérebro do bebê estar ligado à coluna vertebral. Dá para acreditar?

Pessoas canhotas x hereditariedade

O estudo provou que essa diferenciação é determinada por partes da coluna que são responsáveis pela transmissão dos impulsos elétricos para nossos membros. E é a partir de uma aparente assimetria nessa distribuição que as pessoas “ficam” canhotas ou destras.

Agora, se você quer saber o que causa a assimetria que acabamos de mencionar, os cientistas descobriram que não tem nada a ver com traços hereditários. São os fatores ambientais, ou seja, as influências externas que afetam o bebê, em sua formação, que definem isso; embora ainda não seja possível descrever quais são os fatores mais representativos para essa disparidade.

Interessante, não? E você, é canhoto ou destro? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, já que tocamos no assunto, você pode gostar ler também: 17 coisas que fazem de você um ser humano único e você não sabia.

Fontes: Conhecimento Científico, IFL Science